Atualidade
Barcelos: Exposição “Mundos” de Nadir Afonso na Galeria Municipal de Arte
Uma década depois da morte do pintor
O lado surrealista do pintor Nadir Afonso (1920-2013) vai estar em exposição na Galeria Municipal de Arte, a partir de quinta-feira, 22 de junho, com um conjunto de mais de três dezenas de obras do seu espólio, cedidas pela Fundação Nadir Afonso.
Uma década depois do seu desaparecimento, a Galeria Municipal de Arte acolhe uma exposição deste importante arquiteto e artista plástico, a quem a sua cidade natal, Chaves, dedicou a criação de um belíssimo equipamento cultural – o Museu de Arte Contemporânea.
Nas suas obras, o Surrealismo “manifesta-se tanto nas técnicas e nas formas, como nos temas, com alusões a elementos do mundo mágico, mítico e onírico”, lê-se numa nota explicativa da Fundação com o seu nome.
A exposição, que vai estar patente até 3 de setembro, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.
Sobre o autor
NADIR AFONSO (Chaves, 04/12/1920 | Cascais, 11/12/2013) diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Expôs no Salon des Réalités Nouvelles e realizou mais de uma centena de exposições, entre as quais se destacam: Galeria Denise René; Maison des Beaux-Arts; Bienal de São Paulo, 1961 e 1969; Fundação Calouste Gulbenkian, 1970; Centre Culturel Portugais, Paris, em 1970 e 1979; Museu Nacional de Soares dos Reis; Museu do Chiado e Museu da Presidência da República, em 2012. Exposição no Museu Carlo Bilotti/Villa Borghese, Roma, e no Palazzo Loredan, em Veneza, 2012. Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio Nacional de Pintura. Condecorado pelo Presidente da República como Oficial e Grande-Ofcial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Jorge Campos realiza os filmes Nadir e Nadir Afonso: O Tempo não Existe.
Bernardo Pinto de Almeida realizou o filme Nadir Afonso, o Arquiteto José Paulo Santos produziu e realizou 1965 Panreal, um projeto de Nadir Afonso. Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada e pela Universidade do Porto. Em sua homenagem, a transportadora aérea nacional – TAP – deu o seu nome a um dos seus airbus.
Os CTT editaram vários selos com obras de Nadir Afonso e, também, pinturas suas foram transpostas para azulejo como na Estação dos Restauradores de Metropolitano de Lisboa, Estação ferroviária de Coina, Túnel de acesso à praia em Cascais e na Câmara Municipal de Boticas. Em 2013, foi inaugurado o Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, da autoria de Louise Braverman, a cujo projeto foi atribuído o International Architecture Awards 2009. Em 2016, abriu ao público o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, da autoria de Álvaro Siza. Bibliografa ativa: La Sensibilité Plastique; Les Mécanismes de la Création Artistique; Le Sens de L’ Art; O Universo e o Pensamento; Sobre a Vida e Sobre a Obra de Van Gogh; Da Intuição Artística ao Raciocínio Estético; As Artes: Erradas Crenças e Falsas Críticas; Nadir Face a Face.
Esta representado no Centre George Pompidou; CitiBank; JP Morgan Chase; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Millenium BCP; Berardo; CGD; Museu de Arte Moderna de S. Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu do Chiado; Museu Soares dos Reis; Museum Im Kulturspeicher; Szépmuvészeti Múzeum.
Imagem: CMB.
Atualidade
Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto
Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7
Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.
Imagens: CMB.
Atualidade
Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha
A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.
“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.
Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.
O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.
Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.
Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.
A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.
Imagem: DR.
Atualidade
Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes
“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”
Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses.
Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.
O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.
Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.
Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).
Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.
Atividades paralelas
O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.
A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.
Foto: CMB.
-
Atualidade2 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação