Atualidade
Barcelos: Exposição “Mundos” de Nadir Afonso na Galeria Municipal de Arte
Uma década depois da morte do pintor

O lado surrealista do pintor Nadir Afonso (1920-2013) vai estar em exposição na Galeria Municipal de Arte, a partir de quinta-feira, 22 de junho, com um conjunto de mais de três dezenas de obras do seu espólio, cedidas pela Fundação Nadir Afonso.
Uma década depois do seu desaparecimento, a Galeria Municipal de Arte acolhe uma exposição deste importante arquiteto e artista plástico, a quem a sua cidade natal, Chaves, dedicou a criação de um belíssimo equipamento cultural – o Museu de Arte Contemporânea.
Nas suas obras, o Surrealismo “manifesta-se tanto nas técnicas e nas formas, como nos temas, com alusões a elementos do mundo mágico, mítico e onírico”, lê-se numa nota explicativa da Fundação com o seu nome.
A exposição, que vai estar patente até 3 de setembro, poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.
Sobre o autor
NADIR AFONSO (Chaves, 04/12/1920 | Cascais, 11/12/2013) diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Expôs no Salon des Réalités Nouvelles e realizou mais de uma centena de exposições, entre as quais se destacam: Galeria Denise René; Maison des Beaux-Arts; Bienal de São Paulo, 1961 e 1969; Fundação Calouste Gulbenkian, 1970; Centre Culturel Portugais, Paris, em 1970 e 1979; Museu Nacional de Soares dos Reis; Museu do Chiado e Museu da Presidência da República, em 2012. Exposição no Museu Carlo Bilotti/Villa Borghese, Roma, e no Palazzo Loredan, em Veneza, 2012. Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio Nacional de Pintura. Condecorado pelo Presidente da República como Oficial e Grande-Ofcial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Jorge Campos realiza os filmes Nadir e Nadir Afonso: O Tempo não Existe.
Bernardo Pinto de Almeida realizou o filme Nadir Afonso, o Arquiteto José Paulo Santos produziu e realizou 1965 Panreal, um projeto de Nadir Afonso. Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada e pela Universidade do Porto. Em sua homenagem, a transportadora aérea nacional – TAP – deu o seu nome a um dos seus airbus.
Os CTT editaram vários selos com obras de Nadir Afonso e, também, pinturas suas foram transpostas para azulejo como na Estação dos Restauradores de Metropolitano de Lisboa, Estação ferroviária de Coina, Túnel de acesso à praia em Cascais e na Câmara Municipal de Boticas. Em 2013, foi inaugurado o Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, da autoria de Louise Braverman, a cujo projeto foi atribuído o International Architecture Awards 2009. Em 2016, abriu ao público o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, da autoria de Álvaro Siza. Bibliografa ativa: La Sensibilité Plastique; Les Mécanismes de la Création Artistique; Le Sens de L’ Art; O Universo e o Pensamento; Sobre a Vida e Sobre a Obra de Van Gogh; Da Intuição Artística ao Raciocínio Estético; As Artes: Erradas Crenças e Falsas Críticas; Nadir Face a Face.
Esta representado no Centre George Pompidou; CitiBank; JP Morgan Chase; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Millenium BCP; Berardo; CGD; Museu de Arte Moderna de S. Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu do Chiado; Museu Soares dos Reis; Museum Im Kulturspeicher; Szépmuvészeti Múzeum.
Imagem: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca