Connect with us

Atualidade

Barcelos comemora os 240 anos da Banda Musical de Oliveira

Exposição na Sala Gótica e concerto de bandas no Jardim Velho

Publicado

on

É inaugurada, no próximo sábado, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira”, que vai ficar patente ao público até ao dia 6 de novembro. A iniciativa acontece no âmbito da celebração do Dia Mundial da Música (1 de outubro) e visa assinalar as comemorações dos 240 anos da Banda Musical de Oliveira.

Esta iniciativa, preparada pelos serviços municipais, pretende dar a conhecer o património e história da mais antiga banda barcelense. Para além da fundação, a narrativa expositiva inclui os instrumentos, as partituras, o fardamento, alusão a figuras de relevância para o desenvolvimento da banda, bem como as condecorações e os projetos atuais.

Os instrumentos expostos foram recolhidos pelos elementos da banda para aumentar o seu espólio histórico, demonstrando a importância que dão ao património imaterial e material. A título de curiosidade, e porque é a prova de um período histórico conturbado, destaca-se o Carrilhão de Sinos (com datação provável entre 1939 e 1950).

Atualmente, a Banda Musical de Oliveira é composta por 70 músicos e dirigida pelo maestro Alfredo Macedo.

A sede, para além de funcionar para os ensaios, é também o local da escola de música, onde cerca de 70 alunos têm aulas de formação musical, de vários instrumentos e de orquestra.

Domingo há Encontro de Bandas Filarmónicas

A Exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” é apenas um dos pontos altos do programa deste evento. Antes da inauguração da Mostra, que acontece às 16h15, há um momento musical, sendo que, depois, pelas 17h00, segue-se a realização da Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”, com os oradores Elisa Lessa e Ricardo Antão, e moderação de Sandra Bastos.                                                    

No domingo, 2 de outubro, pelas 9h30, dá-se a receção oficial das Bandas Filarmónicas, nos Paços do Concelho, Encontro de Bandas Filarmónicas, seguida de desfile até ao Campo 5 de Outubro (Jardim Velho), onde depois, pelas 10h30, arranca o Concerto das Bandas Filarmónicas, com a participação da Banda Marcial de Arnoso, da Sociedade Filarmónica de Crestuma e da Banda Musical de Oliveira.

Banda Musical de Oliveira – 240 anos

«A Banda Musical de Oliveira foi fundada em 1782 por António Gomes Ferraz, por ocasião dos festejos organizados para celebrar a conclusão das obras da reconstrução da Igreja Paroquial de Oliveira. Nesse tempo, era pároco da freguesia o padre João Machado da Silva Ribeiro, que promoveu a apresentação da Banda de Música. Após a sua fundação, a Banda Musical de Oliveira esteve sempre em atividade, embora só a 15 de novembro de 1965 tenham sido elaborados os seus estatutos, que a definem como uma a associação cultural, musical, artística e recreativa, inscrita nas Federações de Música e nos organismos oficiais da cultura.

Em janeiro de 1982, comemorou-se o Bicentenário da Banda Musical de Oliveira, sob a regência de Cândido Alberto Capela Bastos, com um vasto programa que incluiu inúmeras atuações que encerraram com uma homenagem ao Fundador. É, desde esse, ano sócio honorário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Em 1983, é-lhe atribuída, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a Medalha de Ouro – Serviços distintos. Em 1995, por altura das comemorações do Dia Mundial da Música, em Barcelos, a Banda Musical de Oliveira foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português.

Em maio de 2001, a Banda Musical de Oliveira efetuou uma digressão pela Ilha de S. Miguel nos Açores, onde atuou nas Festas do Senhor Santo Cristo. Em 2001 organizou em conjunto com o INATEL um curso de Regentes que decorreu na sua sede.

Em 2002, para comemorar os 220 anos de existência, organizou, na cidade de Barcelos, em conjunto com a Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho, a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Oliveira, o II Festival Jovem de Música Filarmónica do Minho.

A 31 de Agosto de 2003, foi-lhe atribuída, pela Câmara Municipal de Barcelos, a Medalha de Mérito Cidade de Barcelos – Grau Ouro.

Em 2007, comemorou 225 anos ao serviço da Cultura e nesse ano lançou um CD. Em 2010, participou no Festival da Bandas Filarmónicas ao mais alto nível, realizado no Europarque, em Santa Maria da Feira. Em 2011, realizou um concerto na Casa da Música no Porto – Integrado nos concertos de Verão.

Em 2012, comemorou os 230 anos da sua fundação e foi homenageada pela Junta de Freguesia de Oliveira.

A Banda Musical de Oliveira tem em funcionamento uma Escola de Música, através da qual presta o ensino da música, a cerca de 70 jovens. Tem ainda um grupo de música de câmara, um grupo de metais, um grupo coral para solenizar missas, um grupo de cantares tradicionais e um grupo de teatro.

A Banda Musical de Oliveira é uma associação dinâmica e em permanente atividade, que trabalha para a formação e bem-estar da comunidade e que se orgulha de cumprir a sua missão cultural, musical, artística e recreativa.»

Programa:

1 de outubro | Dia Mundial da Música

16h00| Apontamento Musical // Paços do Concelho

16h15| Inauguração da exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” // Sala Gótica Paços do Concelho

17h00|Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”. Oradores: Elisa Lessa e Ricardo Antão // Moderação de Sandra Bastos

2 de outubro // Encontro de Bandas Filarmónicas

9h30| Receção oficial das Bandas Filarmónicas // Paços do Concelho

10h00| Desfile das Bandas // Saída dos Paços do Concelho até ao Campo 5 de Outubro (Jardim Velho)

10h30| Concerto das Bandas Filarmónicas com Banda Marcial de Arnoso, Sociedade Filarmónica de Crestuma e Banda Musical de Oliveira // Campo 5 de Outubro (Jardim Velho).

Imagem: CMB.

Imagens: CMB.

Atualidade

Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Publicado

on

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude. 

De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.

Por seu lado, a vereadora Mariana Carvalho considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”. 

Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”

Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:

O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Experiência no Rio Cávado: Barcelos River Sport

Publicado

on

O Município de Barcelos promove, no dia 2 de abril, uma descida do Rio Cávado em Kayaks e Pranchas SUP, entre a praia Fluvial de Manhente e Barcelos.

A iniciativa decorre das 9h00 às 13h00 e tem como principal objetivo a valorização deste curso de água, demonstrando à comunidade formas de “dar vida ao rio”.

O ponto de encontro é nas Piscinas Municipais de Barcelos e todos os participantes têm seguro da responsabilidade do Município e oferta de um pequeno lanche no final.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do e-mail desporto@cm-barcelos.pt.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: Dois detidos por condução sob o efeito do álcool

Publicado

on

Hoje, na cidade de Guimarães, a PSP deteve dois cidadãos, com 36 e 53 anos de idade, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei, tendo os mesmos acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de1,78 e 1,49 no sangue, respetivamente.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Guimarães.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas