Atualidade
Barcelos comemora os 240 anos da Banda Musical de Oliveira
Exposição na Sala Gótica e concerto de bandas no Jardim Velho

É inaugurada, no próximo sábado, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira”, que vai ficar patente ao público até ao dia 6 de novembro. A iniciativa acontece no âmbito da celebração do Dia Mundial da Música (1 de outubro) e visa assinalar as comemorações dos 240 anos da Banda Musical de Oliveira.
Esta iniciativa, preparada pelos serviços municipais, pretende dar a conhecer o património e história da mais antiga banda barcelense. Para além da fundação, a narrativa expositiva inclui os instrumentos, as partituras, o fardamento, alusão a figuras de relevância para o desenvolvimento da banda, bem como as condecorações e os projetos atuais.
Os instrumentos expostos foram recolhidos pelos elementos da banda para aumentar o seu espólio histórico, demonstrando a importância que dão ao património imaterial e material. A título de curiosidade, e porque é a prova de um período histórico conturbado, destaca-se o Carrilhão de Sinos (com datação provável entre 1939 e 1950).
Atualmente, a Banda Musical de Oliveira é composta por 70 músicos e dirigida pelo maestro Alfredo Macedo.
A sede, para além de funcionar para os ensaios, é também o local da escola de música, onde cerca de 70 alunos têm aulas de formação musical, de vários instrumentos e de orquestra.
Domingo há Encontro de Bandas Filarmónicas
A Exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” é apenas um dos pontos altos do programa deste evento. Antes da inauguração da Mostra, que acontece às 16h15, há um momento musical, sendo que, depois, pelas 17h00, segue-se a realização da Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”, com os oradores Elisa Lessa e Ricardo Antão, e moderação de Sandra Bastos.
No domingo, 2 de outubro, pelas 9h30, dá-se a receção oficial das Bandas Filarmónicas, nos Paços do Concelho, Encontro de Bandas Filarmónicas, seguida de desfile até ao Campo 5 de Outubro (Jardim Velho), onde depois, pelas 10h30, arranca o Concerto das Bandas Filarmónicas, com a participação da Banda Marcial de Arnoso, da Sociedade Filarmónica de Crestuma e da Banda Musical de Oliveira.
Banda Musical de Oliveira – 240 anos
«A Banda Musical de Oliveira foi fundada em 1782 por António Gomes Ferraz, por ocasião dos festejos organizados para celebrar a conclusão das obras da reconstrução da Igreja Paroquial de Oliveira. Nesse tempo, era pároco da freguesia o padre João Machado da Silva Ribeiro, que promoveu a apresentação da Banda de Música. Após a sua fundação, a Banda Musical de Oliveira esteve sempre em atividade, embora só a 15 de novembro de 1965 tenham sido elaborados os seus estatutos, que a definem como uma a associação cultural, musical, artística e recreativa, inscrita nas Federações de Música e nos organismos oficiais da cultura.
Em janeiro de 1982, comemorou-se o Bicentenário da Banda Musical de Oliveira, sob a regência de Cândido Alberto Capela Bastos, com um vasto programa que incluiu inúmeras atuações que encerraram com uma homenagem ao Fundador. É, desde esse, ano sócio honorário dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Em 1983, é-lhe atribuída, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, a Medalha de Ouro – Serviços distintos. Em 1995, por altura das comemorações do Dia Mundial da Música, em Barcelos, a Banda Musical de Oliveira foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural pelo Governo Português.
Em maio de 2001, a Banda Musical de Oliveira efetuou uma digressão pela Ilha de S. Miguel nos Açores, onde atuou nas Festas do Senhor Santo Cristo. Em 2001 organizou em conjunto com o INATEL um curso de Regentes que decorreu na sua sede.
Em 2002, para comemorar os 220 anos de existência, organizou, na cidade de Barcelos, em conjunto com a Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho, a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Oliveira, o II Festival Jovem de Música Filarmónica do Minho.
A 31 de Agosto de 2003, foi-lhe atribuída, pela Câmara Municipal de Barcelos, a Medalha de Mérito Cidade de Barcelos – Grau Ouro.
Em 2007, comemorou 225 anos ao serviço da Cultura e nesse ano lançou um CD. Em 2010, participou no Festival da Bandas Filarmónicas ao mais alto nível, realizado no Europarque, em Santa Maria da Feira. Em 2011, realizou um concerto na Casa da Música no Porto – Integrado nos concertos de Verão.
Em 2012, comemorou os 230 anos da sua fundação e foi homenageada pela Junta de Freguesia de Oliveira.
A Banda Musical de Oliveira tem em funcionamento uma Escola de Música, através da qual presta o ensino da música, a cerca de 70 jovens. Tem ainda um grupo de música de câmara, um grupo de metais, um grupo coral para solenizar missas, um grupo de cantares tradicionais e um grupo de teatro.
A Banda Musical de Oliveira é uma associação dinâmica e em permanente atividade, que trabalha para a formação e bem-estar da comunidade e que se orgulha de cumprir a sua missão cultural, musical, artística e recreativa.»
Programa:
1 de outubro | Dia Mundial da Música
16h00| Apontamento Musical // Paços do Concelho
16h15| Inauguração da exposição “240 anos da Banda Musical de Oliveira” // Sala Gótica Paços do Concelho
17h00|Conferência “A importância das Bandas Filarmónicas na Construção da Identidade Cultural das Localidades”. Oradores: Elisa Lessa e Ricardo Antão // Moderação de Sandra Bastos
2 de outubro // Encontro de Bandas Filarmónicas
9h30| Receção oficial das Bandas Filarmónicas // Paços do Concelho
10h00| Desfile das Bandas // Saída dos Paços do Concelho até ao Campo 5 de Outubro (Jardim Velho)
10h30| Concerto das Bandas Filarmónicas com Banda Marcial de Arnoso, Sociedade Filarmónica de Crestuma e Banda Musical de Oliveira // Campo 5 de Outubro (Jardim Velho).

Imagens: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca