Connect with us

Atualidade

Barcelos avança com projeto “Biocávado”

Município vai distribuir compostores domésticos

Publicado

on

O Município de Barcelos vai avançar com o projeto “Biocávado”, iniciativa que visa a implementação da recolha seletiva de “biorresíduos”. O projeto desenvolve-se em 3 ações: promoção da compostagem doméstica, projetos piloto de criação de ilhas de compostagem comunitária e a comunicação, divulgação e sensibilização desta iniciativa junto da população do concelho.

Numa primeira fase, o projeto “Biocávado” prevê a entrega de 1.262 compostores domésticos, a serem entregues nas 61 freguesias do Município, às pessoas que se inscrevam e manifestem interesse na participação deste projeto. Os interessados podem fazer a sua inscrição em https://www.barcelosambiente.pt/compostor. Simultaneamente, serão criadas duas ilhas de compostagem comunitária: uma em Vila Boa e outra em Viatodos, e serão desenvolvidas ações de comunicação/sensibilização e divulgação deste programa. 

Na apresentação desta iniciativa aos autarcas do concelho, realizada ontem ao final da tarde, o Presidente da Câmara Municipal disse ser “importante que todos contribuam para o aumento da taxa de reciclagem e para a redução do impacto dos resíduos no Ambiente”. Nesse sentido, Mário Constantino Lopes vincou: “o envolvimento dos cidadãos nas ações de prevenção da produção e valorização dos resíduos urbanos é vital para alcançar níveis de reciclagem compatíveis com as metas preconizadas pelas entidades oficiais do setor”.  

O projeto “Biocávado” resulta de uma candidatura bem-sucedida ao Fundo Ambiental e será desenvolvido em parceria com Esposende, constituindo-se o concelho de Barcelos como líder da candidatura.

Além da promoção da compostagem doméstica em habitações, o Município irá promover sessões de sensibilização em todas as sedes das Juntas de Freguesia do Concelho, onde serão entregues, gratuitamente, Kits de Compostagem, dos quais fazem parte um compostor, um balde castanho e um Guia de Compostagem Doméstica.

A ideia subjacente ao projeto “Biocávado” é chamar a comunidade barcelense que tenha um pequeno jardim ou horta junto à habitação, a participar neste programa.

Este projeto dá continuidade às ações implementadas pelo Município de Barcelos, fundamentais na concretização da política nacional e comunitária relativa à gestão de resíduos. Com efeito, apesar de se ter verificado um aumento da taxa de recolha seletiva no concelho, os números alcançados estão ainda longe das metas estabelecidas pela União Europeia.

Assim sendo, o projeto “Biocávado” pretende, através do envolvimento dos cidadãos nas ações preconizadas de prevenção da produção e valorização dos resíduos urbanos, contribuir para o aumento da taxa de reciclagem do concelho, e reduzir o impacto dos resíduos no ambiente. Desta forma, embora de forma indireta, estar-se-á a reduzir a utilização recursos, a promover o desenvolvimento sustentável e a contribuir para modelos de economia circular. Em síntese, existe a clara intenção de potenciar o envolvimento e sensibilização das pessoas no domínio da gestão dos resíduos urbanos, indo ao encontro da estratégia setorial e das metas definidas pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030).

O projeto “Biocávado” tem, assim, como objetivo a promoção de medidas e/ou ações destinadas a reduzir a deposição de resíduos em aterro, assegurando o desvio e a valorização seletiva na origem, no que diz respeito aos biorresíduos, através da aquisição de equipamentos associados a esse serviço e a sensibilização dos utilizadores para melhorar as suas práticas.

O financiamento atribuído pelo fundo Ambiental é de 100 % até ao limite de 181 mil euros, sendo 142 mil € para o Município de Barcelos e 39 mil € para o Município de Esposende.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais

Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].

Segue, na íntegra, o esclarecimento:

«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:

1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.

Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.

2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.

Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.

Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.

Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel. 

De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.

Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.

Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.

O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas