Atualidade
Antiga Escola Secundária de Anadia será edifício de alojamento estudantil

Na passada quinta-feira, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, assinou o contrato-programa de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A cerimónia, que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa, contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato, e da Ministra da Presidência Mariana Vieira da Silva.
O contrato estabelecido entre a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e o Município de Anadia visa financiar as obras de adaptação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), transformando-o em alojamento estudantil universitário. Os 36 quartos que a empreitada vai criar, incluindo 4 adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, foram planeados para dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.
O projeto das obras de adaptação, que teve em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND. Apenas serão realizadas as intervenções estritamente necessárias, ou seja, sempre que possível será privilegiado o aproveitamento e/ou intervenção mínima nas infraestruturas já existentes.
A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros. Alargar a oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior é outra das medidas associadas a este projeto, que está já em estudo.
A empreitada de adaptação e apetrechamento do edifício da antiga Escola Secundária de Anadia representa um investimento aproximado de 1 milhão e 700 mil euros, com financiamento no âmbito do PRR. O procedimento para adjudicação da obra será lançado em breve, e a empreitada terá de estar concluída no final de 2023.
Candidatura do Município de Anadia ficou em 31º lugar
No total, o PNAES recebeu 145 candidaturas para construção de novos edifícios e para adaptação, aquisição e renovação de edifícios. Na avaliação final, foram aprovadas 134 candidaturas, mas apenas 119 puderam, para já, por questões de financiamento, assinar o contrato-programa. Na categoria de adaptação, aquisição e renovação de edifícios, a candidatura do Município de Anadia ficou em 31º lugar. Anadia foi um dos 51 municípios abrangidos por este financiamento.
Ter 26 mil camas para estudantes do ensino superior é o objetivo que o Governo pretende atingir até 2026. Aumentar o alojamento estudantil a preço acessível visa “eliminar uma das maiores barreiras de acesso ao Ensino Superior”, como afirmou o Primeiro-Ministro. Com este Plano, será possível passar de 15 mil para 26 mil camas, a nível nacional. Segundo a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, este é “o maior investimento de sempre em residências para estudantes do ensino superior”. Com o reforço previsto do PRR, será possível executar a totalidade dos 134 projetos aprovados, envolvendo mais três concelhos, além dos 51 já abrangidos.
Imagem: CMA/GM.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca