Connect with us

Atualidade

Ansião: Igualdade de Género no Desporto em debate

Publicado

on

O Município de Ansião, através da EIVL – Equipa para a Igualdade na Vida Local, irá dinamizar, no próximo dia 26 de janeiro, um seminário subordinado ao tema “Igualdade de Género no Desporto”.

Com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a sensibilização para as questões relacionadas com a igualdade de género no contexto desportivo, esta ação destina-se em particular a professores/as (ação acreditada), desportistas, treinadores/as, técnicos/as das diferentes áreas sociais e, em geral, a todas as pessoas interessadas na temática.

O seminário desenvolver-se-á em dois momentos: 

– A 1ª parte, sob a responsabilidade de Cristina Pereira Vieira, docente da Universidade Aberta e Investigadora do Centro Interdisciplinar em Estudos de Género, terá como objetivo enquadrar o debate, a partir do questionamento da desnaturalização dos papéis de género;

– A 2ª parte assentará na discussão sobre a Igualdade de Género no Desporto,  alargando o debate aos/às atletas, técnicos/as e dirigentes desportivos presentes no painel, nomeadamente: Elisabete Jacinto (ex-atleta de desporto motorizado e Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do Comité Olímpico de Portugal); Manuel Nunes (professor e Presidente da Associação de Futebol de Leiria); Sónia Baptista (técnica do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude); David Carreira (ex-atleta paraolímpico de natação e personal trainer); e Isabel Moniz (professora, atleta sénior de atletismo e mentora do Projeto Eu Posso Correr, do Centro de Marcha e Corrida de Ansião).

O seminário será realizado num modelo misto (presencial ou online) – sendo que a participação presencial está sujeita à evolução da pandemia e ao cumprimento de todas as normas e regras emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

Cartaz do evento (Imagem: CMA)

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do link https://url.gratis/uGhG1o.

Imagem: CMA.

Atualidade

Aveiro: Dois detidos por crime rodoviário durante o fim de semana

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), nos dias 25 e 26 de junho, em Aveiro, procedeu à detenção de 2 cidadãos por crime rodoviário.

Foi detido um homem, de 31 anos, por condução de veículo apreendido, devido à falta de seguro de responsabilidade civil, incorrendo, assim, num crime de desobediência.

De igual modo, foi detido um outro homem, de 28 anos, por condução sob influência de álcool. O condutor acusou uma taxa de alcoolemia de 1,41 g/l.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Homem detido por suspeita de Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP), ontem, pelas 00H40, em Espinho, deteve um homem, de 48 anos, residente naquela cidade, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, em cumprimento de um Mandado de Detenção, emanado no âmbito de uma investigação desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal de Espinho.

Assim, no decorrer da referida investigação, a Polícia, sob a coordenação do Ministério Público, efetuou diligências processuais que culminaram, ainda, com a emissão de mandados de busca e apreensão (Domiciliária e Não Domiciliária), cujo cumprimento resultou na apreensão de 23 doses de estupefaciente (cocaína, heroína e haxixe), aproximadamente; 7 cigarros de haxixe (“charros”); cerca de 93 Euros; e 1 isqueiro, com compartimento para acondicionar estupefaciente.

Deste modo, o detido foi presente a interrogatório judicial, ontem, pelas 14h00, no DIAP de Santa Maria da Feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Prisão Preventiva, sendo transportado para o Estabelecimento Prisional do Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Escolar de Sintra em concerto na Vila no âmbito do Dia do Município

Publicado

on

A Orquestra Escolar de Sintra encerra as comemorações do Dia do Município, a 29 de junho, com um concerto gratuito no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, pelas 18h00.

Strauss, Bizet e Verdi são alguns dos nomes que compõem o programa deste concerto que encerra assim as comemorações do Dia do Município que acontecem por todo o concelho.

Foi em 2015 que a Câmara Municipal de Sintra deu os primeiros passos para criar um projeto educativo que promovesse a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música. O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” arrancou, nesse mesmo ano, com a participação de sete Agrupamentos de Escolas do concelho. Atualmente, o projeto conta com quinze Orquestras Escolares, abrangendo catorze Agrupamentos de Escolas.

O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” é totalmente desenvolvido em contexto escolar, integrando a oferta educativa dos Agrupamentos de Escolas da Rede Pública de Sintra aderentes.

Foto: CMS.

Continuar a ler

Mais lidas