Connect with us

Atualidade

ANI distingue jornalistas da SIC, Antena 1, Exame Informática, Público e Barlavento

Fátima Caçador, do Sapo Tek, e Lourenço Medeiros, da SIC, recebem prémios carreira 2021 e 2022, respetivamente

Publicado

on

A Agência Nacional de Inovação (ANI) entregou ontem, 21 de abril, data em que se assinalou o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social edições 2021 e 2022. Miriam Alves, da SIC, Rui da Rocha Ferreira, da Exame Informática, e Maria Simiris, do jornal Barlavento venceram as distinções relativas a 2021, e Rita Colaço, da Antena 1, Teresa Sofia Serafim, do Público, foram os vencedores em 2022. Os jornalistas Fátima Caçador, do Sapo Tek, e Lourenço Medeiros, da SIC, recebem prémios carreira 2021 e 2022, respetivamente. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, num evento que contou com a presença do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene como key note speaker, e com representantes do Sindicato dos Jornalistas e da COTEC, que integraram o júri.

Organizado pela ANI, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social pretende reconhecer a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal (ou em parceria relevante com entidades nacionais) em 2021 e 2022. Este prémio pretende aproximar os órgãos de comunicação social (OCS) e jornalistas à comunidade científica e tecnológica, bem como valorizar o tema da Inovação na comunicação social enquanto poderoso instrumento de serviço público.

“Os media têm uma importância essencial e transversal a todas as esferas da sociedade. Por isso, torna-se fundamental promover trabalhos na comunicação social sobre inovação de base científica e tecnológica que permite aproximar a comunidade científica do cidadão comum, tornando-a capaz de responder aos desafios exigidos pela sociedade. Impulsionar o jornalismo de qualidade e consequentemente a própria inovação é a base para uma sociedade e para uma economia mais competitiva. É na promoção do diálogo público que construímos um Portugal mais inovador e sustentável”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

No conjunto dos dois anos (em 2021, não se realizou por causa da pandemia), foram atribuídos oito prémios, quatro em cada uma das edições:

2021

Imprensa Escrita

“Portugal Quântico” – Exame Informática

Rui da Rocha Ferreira (distinguido pela segunda vez nestes prémios)

Audiovisual e multimédia

Episódio 5 da série “Os Descobridores”SIC

Miriam Alves

Imprensa Regional

Bake My Dog Happy: a marca pioneira algarvia vem ensinar a cãozinhar” – Barlavento

Maria Simiris

Prémio Carreira

Fátima Caçador, diretora do Sapo Tek.

2022

Imprensa Escrita

“Dentro da ciência de uma missão espacial em Lisboa” – Público

Teresa Sofia Serafim

Audiovisual e multimédia

“A vida secreta dos algoritmos” – Antena1

Rita Colaço

Imprensa Regional

Não atribuído por inelegibilidade de peças

Prémio Carreira

Lourenço Medeiros, editor de Novas Tecnologias da SIC e autor dos programas/rúbricas da SIC e SIC Notícias “Futuro Hoje” e “Planeta Lourenço”

Além da entrega de prémios, o evento contou com a participação do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene, que fez uma intervenção sob o tema “Como o jornalismo sobre inovação pode inovar e melhorar?”

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa TECH4INNOV que visa a Transferência de Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Foto: ANI.

Atualidade

Barcelos: 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto

Publicado

on

Nos próximos dias 12 e 13 de outubro, o Auditório dos Paços do Concelho acolhe a 2ª edição das Jornadas da Ciência e do Desporto, cujo objetivo é a partilha de conhecimento e a valorização da informação baseada na ciência. Nas jornadas serão debatidos diversos temas, desde o equilíbrio interno do atleta e aspetos emocionais que interferem no seu percurso desportivo, à nutrição desportiva e às estratégias de recuperação.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas à capacidade do Auditório Municipal, e podem ser feitas em https://forms.gle/r9PVwezFW9fz2rku7

Esta iniciativa resulta de uma parceria do Município de Barcelos com a ESTÁDIO Clínica.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Eurocidade Tui.Valença debate governação e liderança educativa em Portugal e Espanha

Publicado

on

A Eurocidade Tui.Valença recebe o seminário “Governação e Liderança Educativa”, nas próximas quarta e quinta-feira, 9 e 10 de outubro.

“Este seminário pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre a liderança escolar e a pedagogia inclusiva e partilhada, entendida como condição essencial para a melhoria da qualidade da educação e da governança dos sistemas educativos”, afirma a organização.

Esta edição dará particular relevo à promoção adequada da cultura ibero-americana, a internacionalização da educação, a governação e a liderança educativa e a transformação digital dos sistemas educativos.

O seminário abre dia 9 de outubro, às 15h30, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), com a sessão de boas-vindas, seguida da comunicação de abertura “Liderança Escolar: a relação entre liderança, poder e democracia”, a cargo do valenciano Professor Doutor António Sampaio da Novoa, da Universidade Nova de Lisboa.

Seguem-se mais duas mesas de diálogo, com especialistas portugueses e espanhóis sobre “O papel da inspeção em educação e a governação das escolas” e “Liderança partilhada. Desafios e opções”.

Dia 10 de outubro, quinta-feira, o seminário decorrerá no Hotel Alfonso I, em Tui e contará com quatro mesas de diálogo subordinadas aos temas “Liderança educativa democrática”, “Formação para a liderança escolar: capacitação para a gestão organizacional, o controlo e a responsabilização”, “Gestão e burocracia nos processos de digitalização nas escolas” e “Experiências de sucesso de liderança escolar Espanha – Portugal”.

A iniciativa é da Organização de Estados Ibero – Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), da Conselleria de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Valença, do Concello de Tui e do Centro de Formação do Vale do Minho.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado em 24 restaurantes

“O galo volta a (en)cantar quem dele degustar”

Publicado

on

Se certo dia, como diz a lenda, um galo cantou à mesa do juiz para atestar a inocência de um peregrino que se dirigia para Santiago de Compostela, agora o galo tem dias certos para voltar a (en)cantar à mesa de mais de duas dezenas de restaurantes barcelenses. 

Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado, iniciativa que faz parte do programa promocional “7 Prazeres da Gastronomia”. É já de 11 a 13 de outubro, que o Município de Barcelos promove mais um evento muito apreciado pelos comensais, e que simbolicamente rememora o Galo Assado que salvou o peregrino da forca e imortalizou a Lenda do Galo.

O Fim de Semana Galo Assado avança já na próxima sexta-feira, 11 de outubro, e termina dia 13, contando com a adesão de 24 restaurantes do concelho.

Cada unidade de restauração aderente vai confecionar e servir o galo à sua maneira: galo assado no forno, recheado, com castanhas, à peregrino, entre outras formas de confecionar este galináceo.

Participam nesta edição os restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante NuSal (Barcelinhos), Pérola (Barcelos), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Tasquinha “O Telheiro” (Viatodos), Três Marias (Barcelos) e Vera Cruz (Barcelos).

Nota: Aconselha-se reserva antecipada das iguarias referenciadas.

Atividades paralelas

O Fim de Semana Gastronómico do Galo Assado tem como atividade paralela a proposta de um percurso pedestre a realizar no dia 12 de outubro, entre as 8h30 e as 13h00, no “Trilho do Galo Assado à Moda de Barcelos”, um percurso que liga as freguesias de Rio Covo Santa Eulália, Remelhe, Alvelos, Barcelinhos e Barcelos.

A inscrição é gratuita e obrigatória e limitada ao número de lugares, através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas