Connect with us

Atualidade

ANI distingue jornalistas da SIC, Antena 1, Exame Informática, Público e Barlavento

Fátima Caçador, do Sapo Tek, e Lourenço Medeiros, da SIC, recebem prémios carreira 2021 e 2022, respetivamente

Publicado

on

A Agência Nacional de Inovação (ANI) entregou ontem, 21 de abril, data em que se assinalou o Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social edições 2021 e 2022. Miriam Alves, da SIC, Rui da Rocha Ferreira, da Exame Informática, e Maria Simiris, do jornal Barlavento venceram as distinções relativas a 2021, e Rita Colaço, da Antena 1, Teresa Sofia Serafim, do Público, foram os vencedores em 2022. Os jornalistas Fátima Caçador, do Sapo Tek, e Lourenço Medeiros, da SIC, recebem prémios carreira 2021 e 2022, respetivamente. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia, num evento que contou com a presença do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene como key note speaker, e com representantes do Sindicato dos Jornalistas e da COTEC, que integraram o júri.

Organizado pela ANI, o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social pretende reconhecer a qualidade jornalística, distinguindo os melhores trabalhos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal (ou em parceria relevante com entidades nacionais) em 2021 e 2022. Este prémio pretende aproximar os órgãos de comunicação social (OCS) e jornalistas à comunidade científica e tecnológica, bem como valorizar o tema da Inovação na comunicação social enquanto poderoso instrumento de serviço público.

“Os media têm uma importância essencial e transversal a todas as esferas da sociedade. Por isso, torna-se fundamental promover trabalhos na comunicação social sobre inovação de base científica e tecnológica que permite aproximar a comunidade científica do cidadão comum, tornando-a capaz de responder aos desafios exigidos pela sociedade. Impulsionar o jornalismo de qualidade e consequentemente a própria inovação é a base para uma sociedade e para uma economia mais competitiva. É na promoção do diálogo público que construímos um Portugal mais inovador e sustentável”, refere António Grilo, Presidente da ANI.

No conjunto dos dois anos (em 2021, não se realizou por causa da pandemia), foram atribuídos oito prémios, quatro em cada uma das edições:

2021

Imprensa Escrita

“Portugal Quântico” – Exame Informática

Rui da Rocha Ferreira (distinguido pela segunda vez nestes prémios)

Audiovisual e multimédia

Episódio 5 da série “Os Descobridores”SIC

Miriam Alves

Imprensa Regional

Bake My Dog Happy: a marca pioneira algarvia vem ensinar a cãozinhar” – Barlavento

Maria Simiris

Prémio Carreira

Fátima Caçador, diretora do Sapo Tek.

2022

Imprensa Escrita

“Dentro da ciência de uma missão espacial em Lisboa” – Público

Teresa Sofia Serafim

Audiovisual e multimédia

“A vida secreta dos algoritmos” – Antena1

Rita Colaço

Imprensa Regional

Não atribuído por inelegibilidade de peças

Prémio Carreira

Lourenço Medeiros, editor de Novas Tecnologias da SIC e autor dos programas/rúbricas da SIC e SIC Notícias “Futuro Hoje” e “Planeta Lourenço”

Além da entrega de prémios, o evento contou com a participação do correspondente internacional do The Economist, Robert Lane Greene, que fez uma intervenção sob o tema “Como o jornalismo sobre inovação pode inovar e melhorar?”

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa TECH4INNOV que visa a Transferência de Conhecimento, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Foto: ANI.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas