Connect with us

Atualidade

ANAM reúne associados em Santa Comba Dão e define estratégia para 2024

Desafios do poder local estiveram no centro da sessão

Publicado

on

O Auditório Municipal de Santa Comba Dão foi palco da Reunião do Conselho Geral da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), dia 16 março. Em conjunto, os associados puderam definir e votar as linhas estratégicas para 2024, em que se destacam o trabalho colaborativo com os Países de Língua Portuguesa, as comemorações do 25 de abril e o IV Congresso da Associação que se realizará em maio. 

O presidente da ANAM, Albino Almeida, começou por alertar para os tempos de alguma incerteza que se vivem, afirmando que “caberá a cada região, a cada assembleia, fazer a luta pela afirmação do poder local”.

“A capacidade de diálogo e colaboração entre os representantes municipais é fundamental para o desenvolvimento das nossas comunidades e para a promoção de uma democracia participativa e inclusiva”, reforçou.

Sublinhando o trabalho que tem sido feito no sentido de existir grande transparência nas contas da ANAM, António Afonso, secretário-geral, indicou que a ANAM terminou “o ano de 2023 com 209 associados, ao longo de todo o território nacional” e que há necessidade “para o ano de 2024 haver um olho mais clínico no sentido da poupança em termos de execução orçamental, de forma a aumentar o fundo existente”.

Colocado a apreciação o Relatório de Atividades e Contas de 2023 foi aprovado por unanimidade.

Foi apresentada a nova plataforma do Portal dos Órgãos Deliberativos (PoDe – PLP), plataforma que tem como objetivo fortalecer os laços entre os países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), promovendo a participação cívica e democrática em todo o espaço lusófono, outros assuntos foram mencionados.

Manuel Ferreira Ramos, Coordenador do Centro de Valorização de Eleitos Locais na ANAM, apresentou este projeto, enquadrando-o no esforço que tem sido feito pela Associação no âmbito da cooperação descentralizada.

“Dia 21 de março, em Oeiras, realizaremos uma Conferência Internacional sobre a Cooperação Descentralizada”, disse Ferreira Ramos, destacando ainda que o grande objetivo da ANAM com a criação desta plataforma é “dar nota do que vai acontecendo nos diversos países, relacionado com matéria do poder local”, promovendo cooperação e laços entre os países da CPLP.

A reunião serviu, ainda, para dar mais detalhes sobre o IV Congresso ANAM, que acontecerá a 18 de maio em Barcelos, e onde serão discutidos os temas da Juventude e Participação Política de Proximidade e Dar a Voz aos Presidentes de Assembleia Municipal.

No final da Assembleia Geral, Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão recebeu uma distinção, por parte da ANAM e entregue por Albino Almeida, pelo bom trabalho e iniciativa em realizar o Conselho Geral em Santa Comba Dão.

Foto: ANAM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas