Atualidade
Christian Hasselstrom vence 6ª edição do EDIGMA Semibreve Award
Obra presente no Festival Semibreve entre 28 e 31 de outubro, em Braga

O artista dinamarquês Christian Skjødt Hasselstrøm é o grande vencedor da edição deste ano do EDIGMA Semibreve Award, com a instalação sonora RADAR L/410A. A instalação sonora explora a relação entre tecnologia, o ser humano e o contexto físico no qual se encontra.
A EDIGMA, em parceria com o festival Semibreve, dedicado à música eletrónica e à arte sonora, distingue anualmente nomes da Cultura e da Arte Digital, que se destaquem na criação de obras artísticas digitais que explorem a interatividade, o som e a imagem.
Para Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA, empresa líder na implementação de projetos interativos e de digital signage, “criar experiências que combinam o mundo físico e digital tendo sempre presente a criatividade como agente da transformação é um talento merecedor de reconhecimento. A associação da empresa a este prémio nasce de forma natural e inerente aos seus valores e características identitárias e, em última instância, pretende ser impulsionador da conceção de realidades futuras”.
Miguel Oliveira afirma, ainda, que “a EDIGMA vai continuar a apostar nos 4 pilares essenciais no desenvolvimento de experiências: a arte, a cultura, o conhecimento e a tecnologia”, eixos que se alinham com o EDIGMA Semibreve Scholar, recentemente criado para os alunos do ensino superior, com o propósito de estimular a criação artística no domínio da inserção entre a arte e a tecnologia no público mais jovem.
Agora na sua sexta edição, o EDIGMA Semibreve Award, já distinguiu vencedores como Junya Oikawa (JP) – 2016, Adam Basanta (CA) & Gil Delindro (PT) – 2017, Elias Merino (ES) & Tadej Droljc (SI) – 2018, Andreas Lutz (DE) – 2019, Merani Schilcher & Vinzenz Aubry (DE) – 2020.
Christian Skjødt Hasselstrøm e o RADAR L/410ª
A instalação sonora RADAR L/410A explora a relação entre a tecnologia, o ser humano e o meio envolvente. A tecnologia tradicional do radar é analisada numa perspetiva de dentro para fora. O sinal de radar, que normalmente alcança amplas extensões de mar e terra, limita-se ao espaço fechado do local, onde o radar Doppler, especialmente desenvolvido, converte esse interior diretamente em som num movimento rotativo contínuo.

Ao longo do seu percurso, o artista Christian Skjødt Hasselstrøm trabalha a intersecção do som, da arte visual e da ciência. Como artista e compositor, pretende desafiar a perceção sensorial e as suas limitações. Em trabalhos por norma específicos de cada local, Skjødt Hasselstrøm cria instalações e ambientes imersivos gerados por sistemas autónomos. As suas obras acabam por se traduzir em manifestações e testemunhos do que o ser humano não é capaz de perceber.
A instalação RADAR L/410A está exposta na 11ª edição do festival Semibreve, em Braga, entre 28 e 31 de outubro.
A EDIGMA é uma empresa portuguesa com 15 anos de atividade, assumindo-se como líder no desenvolvimento e implementação de experiências interativas, gestão de atendimento e digital signage, intervindo em todas as etapas do projeto, do desenvolvimento à instalação, assegurando apoio técnico, permanente e especializado.
Esta oferta integrada reflete-se na fiabilidade das suas soluções e traduz-se numa mais valia garantida para clientes e parceiros.
Em suma, a EDIGMA cria experiências que combinam o espaço físico com o espaço digital e que, em última análise, se traduzem em melhores experiências humanas.
Fotos: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca