Atualidade
Christian Hasselstrom vence 6ª edição do EDIGMA Semibreve Award
Obra presente no Festival Semibreve entre 28 e 31 de outubro, em Braga

O artista dinamarquês Christian Skjødt Hasselstrøm é o grande vencedor da edição deste ano do EDIGMA Semibreve Award, com a instalação sonora RADAR L/410A. A instalação sonora explora a relação entre tecnologia, o ser humano e o contexto físico no qual se encontra.
A EDIGMA, em parceria com o festival Semibreve, dedicado à música eletrónica e à arte sonora, distingue anualmente nomes da Cultura e da Arte Digital, que se destaquem na criação de obras artísticas digitais que explorem a interatividade, o som e a imagem.
Para Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA, empresa líder na implementação de projetos interativos e de digital signage, “criar experiências que combinam o mundo físico e digital tendo sempre presente a criatividade como agente da transformação é um talento merecedor de reconhecimento. A associação da empresa a este prémio nasce de forma natural e inerente aos seus valores e características identitárias e, em última instância, pretende ser impulsionador da conceção de realidades futuras”.
Miguel Oliveira afirma, ainda, que “a EDIGMA vai continuar a apostar nos 4 pilares essenciais no desenvolvimento de experiências: a arte, a cultura, o conhecimento e a tecnologia”, eixos que se alinham com o EDIGMA Semibreve Scholar, recentemente criado para os alunos do ensino superior, com o propósito de estimular a criação artística no domínio da inserção entre a arte e a tecnologia no público mais jovem.
Agora na sua sexta edição, o EDIGMA Semibreve Award, já distinguiu vencedores como Junya Oikawa (JP) – 2016, Adam Basanta (CA) & Gil Delindro (PT) – 2017, Elias Merino (ES) & Tadej Droljc (SI) – 2018, Andreas Lutz (DE) – 2019, Merani Schilcher & Vinzenz Aubry (DE) – 2020.
Christian Skjødt Hasselstrøm e o RADAR L/410ª
A instalação sonora RADAR L/410A explora a relação entre a tecnologia, o ser humano e o meio envolvente. A tecnologia tradicional do radar é analisada numa perspetiva de dentro para fora. O sinal de radar, que normalmente alcança amplas extensões de mar e terra, limita-se ao espaço fechado do local, onde o radar Doppler, especialmente desenvolvido, converte esse interior diretamente em som num movimento rotativo contínuo.

Ao longo do seu percurso, o artista Christian Skjødt Hasselstrøm trabalha a intersecção do som, da arte visual e da ciência. Como artista e compositor, pretende desafiar a perceção sensorial e as suas limitações. Em trabalhos por norma específicos de cada local, Skjødt Hasselstrøm cria instalações e ambientes imersivos gerados por sistemas autónomos. As suas obras acabam por se traduzir em manifestações e testemunhos do que o ser humano não é capaz de perceber.
A instalação RADAR L/410A está exposta na 11ª edição do festival Semibreve, em Braga, entre 28 e 31 de outubro.
A EDIGMA é uma empresa portuguesa com 15 anos de atividade, assumindo-se como líder no desenvolvimento e implementação de experiências interativas, gestão de atendimento e digital signage, intervindo em todas as etapas do projeto, do desenvolvimento à instalação, assegurando apoio técnico, permanente e especializado.
Esta oferta integrada reflete-se na fiabilidade das suas soluções e traduz-se numa mais valia garantida para clientes e parceiros.
Em suma, a EDIGMA cria experiências que combinam o espaço físico com o espaço digital e que, em última análise, se traduzem em melhores experiências humanas.
Fotos: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca