Connect with us

Atualidade

Porto: Nova Exposição “Banho Maria”, de Igor Jesus, mostra iconografia do invisível ​

Publicado

on

“Banho Maria” é o nome da mais recente exposição do artista português Igor Jesus, que conta com curadoria de Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. A exposição, que pretende mostrar ao público uma espécie de iconografia do invisível ou uma “destilaria de imagens”, estará patente na sala de exposições da Escola das Artes da referida Universidade, no Porto. A exposição estará patente a partir do próximo dia 17 de fevereiro, às 19h30 e tem entrada livre.

O termo “Banho Maria” serve para descrever procedimentos que vão desde a química, processos industriais, farmácia, cosmética até à culinária.  Independentemente do âmbito da sua aplicação, banho-maria designa o processo de aquecer lentamente uma substância líquida ou sólida que está dentro de um recipiente e que é colocado dentro do interior de outro fechado onde se liberta vapor de água. O vapor que aumenta a temperatura das diferentes substâncias com a especificidade de ser um processo muito preciso e exigente do ponto de vista do controlo dos diferentes elementos manipulados foi precisamente o que levou à inspiração do nome para esta exposição.

Para o artista português Igor Jesus, “não interessa entrar no campo da alquimia, mas sim, captar a possibilidade de transformação alquímica, surpreendente e muito radical”. Essa mesma transformação serve como metáfora para se aproximar de um processo muito elaborado de relacionar e transformar imagens em sons, em escultura e em espaço.

Igor Jesus (Foto: DR)

A aproximação que “Banho Maria” materializa relativamente ao processo alquímico deve-se a um entendimento que o artista tem vindo a desenvolver nas suas obras em que as imagens e os objetos artísticos são, sobretudo, modos de captar energias. Para Igor Jesus “nunca se trata de representar uma coisa, uma pessoa, ou uma outra coisa qualquer, mas sim o de encontrar dispositivos que alterem energeticamente o mundo e, claro, os sujeitos que experimentam as suas obras”.

O curador Nuno Crespo explica que “a exposição ‘Banho Maria’ permitirá uma experiência imersiva que pretende levar o público para zonas de experiência em que todas as forças humanas são ativadas – sensibilidade, imaginação, entendimento e razão para fazer justiça a Kant e à matriz descritiva das forças que compõem a inteligência humana”.

Nesta exposição, o artista apropria-se do livro de imagens de H. Baraduc com o título: The human soul. Its movements, its lights and the iconography of the fluidic invisible (1896). Isto porque Igor Jesus se apresenta como alguém dedicado a identificar o que acontece nas zonas habitualmente inacessíveis ao olhar humano e onde só chegamos através de certos dispositivos como, por exemplo, uma câmara fotográfica.

Imagens: DR.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas