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LEXUS aumenta vendas globais em 2021

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A LEXUS acaba de anunciar as vendas mundiais da marca de janeiro a dezembro de 2021, que totalizaram 760.012 unidades. Este volume de vendas representa um aumento de 6%, em relação ao resultado de 2020 e uma tendência de recuperação.

Na Europa, a LEXUS alcançou, aproximadamente, 72.000 unidades (+2%) e na América do Norte 332.000 unidades (+12%), enquanto na China atingiu um recorde de aproximadamente 227.000 unidades (+1%), impulsionando a recuperação global da marca em termos de volume de vendas.

Ao nível de vendas por modelo, os veículos eletrificados atingiram um novo recorde de aproximadamente 260.000 unidades (+10%) graças ao ES, RX e UX híbridos. A gama RX foi a que registou mais vendas, com 221.000 unidades (+9%), seguida pela gama ES (189.000 unidades, +3%) e gama NX (145.000 unidades, -1%).

Em 2022, com o lançamento no mercado da Nova Geração NX que inclui e o recém-lançado NX 450h+ híbrido plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) que acabou de chegar a Portugal, a LEXUS continua a acelerar na eletrificação para atender às necessidades dos clientes e da sociedade.

Como parte do desafio para uma sociedade neutra em carbono, a LEXUS está a planear oferecer uma gama completa de veículos elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles) nos principais segmentos e atingir vendas globais de 1 milhão de veículos 100% elétricos até 2030. Além disso, também pretende passar a vender globalmente apenas 100% elétricos até 2035, continuando a criar veículos que vão ao encontro das diversas necessidades e estilos de vida dos clientes (meta antecipada para 2030 nos mercados da Europa Ocidental, América do Norte e China).

Os resultados de vendas de janeiro a dezembro de 2021 nas principais regiões são os seguintes:

• América do Norte: aprox. 332.000 unidades (112% em relação ao ano anterior)

• China: aprox. 227.000 unidades (101% em relação ao ano anterior)

• Europa: aprox. 72.000 unidades (102% em relação ao ano anterior)

• Japão: aprox. 51.000 unidades (104% em relação ao ano anterior)

• Médio Oriente: aprox. 28.000 unidades (103% em relação ao ano anterior)

• Leste Asiático: aprox. 30.000 unidades (95% em relação ao ano anterior)

O resultado de matrículas de 2021 da LEXUS em Portugal ficou 31% acima do ano anterior, representando um crescimento bastante superior ao registado pelo Mercado Premium. Para tal, foi determinante o desempenho do primeiro modelo 100% elétrico da Marca (UX300e) que, no seu primeiro ano completo de vendas, representou 29% do total de vendas da Marca.

LEXUS RZ (Foto: LEXUS)

O presidente / diretor de marca da LEXUS International, Koji Sato, referiu que “gostaria de expressar a minha sincera gratidão a cada um dos nossos clientes LEXUS em todo o mundo. Apesar do impacto contínuo da disseminação do COVID-19 e da tensa cadeia de fornecimento de peças, conseguimos recuperar as vendas para um nível recorde em 2021, vendendo aproximadamente 760.000 unidades. Em 2022, continuaremos a refinar o design único da LEXUS e o gosto de condução que apela à sensibilidade dos nossos clientes, com base no nosso pensamento de “ser a marca que as pessoas escolhem no final do dia por reconhecerem ser autêntica”. também iremos acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos a bateria. Começando com o modelo “RZ” desenvolvido de raiz para ser um 100% elétrico e que será revelado na primavera, iremos lançar uma série de novos modelos que irão acompanhar o estilo de vida de uma variedade de clientes. Podem estar expectantes em relação ao futuro da LEXUS”.

Fotos: LEXUS.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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