Atualidade
Sintra entrega Prémios de Artes Visuais 2021

A cerimónia de entrega de Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II teve lugar esta sexta-feira, no MU.SA- Museu das Artes de Sintra, e marcou a abertura das exposições.
A mostra reúne os trabalhos premiados relativos à XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra, e ficará em exibição no MU.SA até dia 27 de fevereiro.
Na entrega dos prémios esteve presente o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que referiu que “é um momento de particular significado e alegria para nós entregar estas distinções. Mesmo num tempo difícil, é importante continuar a apoiar a cultura e a promover esta e outras iniciativas tão importantes para o nosso concelho e para as nossas comunidades”.
Nesta XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, o Prémio de Pintura foi atribuído a Natasha Carolina Correia Martins, pela obra “The Annunciation”; o Prémio de Escultura a Rui Filipe Freitas Ferreira, pela obra “Left Hand of God”, e o Prémio Revelação a Marco António Correia Pestana, pela obra “Col de Madaméte”.
Foram ainda entregues Menções Honrosas em Pintura a Henrique de Menezes Netto, pela obra “Eletro-Polvo # 1”; Hugo Miguel Cubo Gonçalves, pela obra “Sem Título”; Maria Correia Martins da Luz Costa, pela obra “O Verão de 2020”; Simão Monteiro Andrade, pela obra “Arquétipo da Imperfeição”; Tomás Maria Girão Marques Rodrigues Serrão, pela obra “The wall painter”, e Luís Manuel Andrade de Sousa Rocha, pela obra “Sem Título”.
Por sua vez, foram atribuídas duas Menções Honrosas em Escultura a Carolina Sofia dos Santos Rocha, pela obra “Tenho vozes na cabeça”, e a Raquel Filipa Ferreira Cândido, pela obra “Forma (ó/ô) III)”.
No que respeita à VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra 2021, o 1º lugar foi entregue a Nicoleta Sandulescu, pelo conjunto de obras fotográficas “Casa Corpo I” e “Casa Corpo II”. O 2º e 3º lugar foram atribuídos a Pedro Miguel das Neves Madeira, pelo conjunto de obras fotográficas “Um instante no tempo” e “Nas entre linhas”, e a Luís Manuel Marques Espinheira pelo conjunto de obras fotográficas “Constelação Lincoln” e “Toxic”, respetivamente.
Foram também atribuídas menções honrosas aos seguintes autores: Ana Patrícia Quitério Simões pela obra fotográfica “Sombras II”; Carolina Inái Coelho Soares Gomes pela obras fotográfica “Fluência”; Carlos Apolo Martins pela obra fotográfica “Sapiens XXI”; Duarte Gersão Moreno Perry da Câmara pela obra fotográfica “Abrigo”; Fábio Miguel Lourenço Roque pela obra fotográfica “Sankofa # 2”; Gonçalo Cleto da Silva pela obra fotográfica “What is left from an empty home # 2”; João Coutinho pela obra fotográfica “O grito silencioso”; Maria Manuela Ribeiro Videira pela obra fotográfica “NRP”; Maria de Lurdes Cerqueira Gozalo e Silva pela obra fotográfica “Pesadelo II”; Pedro Luís Vieira de Castro Alves pela obra fotográfica “Doll”; Paulo Jorge da Costa Leitão pela obra fotográfica “Dureza de ser árvore” e Rafael Batista pela obra fotográfica “Namaz”.
A Câmara Municipal de Sintra promove a realização dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, com o objetivo difundir e apoiar a atividade plástica e divulgar a identidade cultural e artística no município, promovendo a criação de novas linguagens e tendências estéticas.
Os Prémios de Fotografia pretendem reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.
Confira os trabalhos premiados de 2021:
Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II
https://cloud.cm-sintra.pt/s/H9rf7woL5TsGr2y
Prémios de Fotografia de Sintra
https://cloud.cm-sintra.pt/s/R4NSJgdeeep6WCa
Foto: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca