Connect with us

Atualidade

Sintra entrega Prémios de Artes Visuais 2021

Publicado

on

A cerimónia de entrega de Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II teve lugar esta sexta-feira, no MU.SA- Museu das Artes de Sintra, e marcou a abertura das exposições.

A mostra reúne os trabalhos premiados relativos à XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra, e ficará em exibição no MU.SA até dia 27 de fevereiro.

Na entrega dos prémios esteve presente o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que referiu que “é um momento de particular significado e alegria para nós entregar estas distinções. Mesmo num tempo difícil, é importante continuar a apoiar a cultura e a promover esta e outras iniciativas tão importantes para o nosso concelho e para as nossas comunidades”.

Nesta XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, o Prémio de Pintura foi atribuído a Natasha Carolina Correia Martins, pela obra “The Annunciation”; o Prémio de Escultura a Rui Filipe Freitas Ferreira, pela obra “Left Hand of God”, e o Prémio Revelação a Marco António Correia Pestana, pela obra “Col de Madaméte”.

Foram ainda entregues Menções Honrosas em Pintura a Henrique de Menezes Netto, pela obra “Eletro-Polvo # 1”; Hugo Miguel Cubo Gonçalves, pela obra “Sem Título”; Maria Correia Martins da Luz Costa, pela obra “O Verão de 2020”; Simão Monteiro Andrade, pela obra “Arquétipo da Imperfeição”; Tomás Maria Girão Marques Rodrigues Serrão, pela obra “The wall painter”, e Luís Manuel Andrade de Sousa Rocha, pela obra “Sem Título”.

Por sua vez, foram atribuídas duas Menções Honrosas em Escultura a Carolina Sofia dos Santos Rocha, pela obra “Tenho vozes na cabeça”, e a Raquel Filipa Ferreira Cândido, pela obra “Forma (ó/ô) III)”.

No que respeita à VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra 2021, o 1º lugar foi entregue a Nicoleta Sandulescu, pelo conjunto de obras fotográficas “Casa Corpo I” e “Casa Corpo II”. O 2º e 3º lugar foram atribuídos a Pedro Miguel das Neves Madeira, pelo conjunto de obras fotográficas “Um instante no tempo” e “Nas entre linhas”, e a Luís Manuel Marques Espinheira pelo conjunto de obras fotográficas “Constelação Lincoln” e “Toxic”, respetivamente.

Foram também atribuídas menções honrosas aos seguintes autores: Ana Patrícia Quitério Simões pela obra fotográfica “Sombras II”; Carolina Inái Coelho Soares Gomes pela obras fotográfica “Fluência”; Carlos Apolo Martins pela obra fotográfica “Sapiens XXI”; Duarte Gersão Moreno Perry da Câmara pela obra fotográfica “Abrigo”; Fábio Miguel Lourenço Roque pela obra fotográfica “Sankofa # 2”; Gonçalo Cleto da Silva pela obra fotográfica “What is left from an empty home # 2”; João Coutinho pela obra fotográfica “O grito silencioso”; Maria Manuela Ribeiro Videira pela obra fotográfica “NRP”; Maria de Lurdes Cerqueira Gozalo e Silva pela obra fotográfica “Pesadelo II”; Pedro Luís Vieira de Castro Alves pela obra fotográfica “Doll”; Paulo Jorge da Costa Leitão pela obra fotográfica “Dureza de ser árvore” e Rafael Batista pela obra fotográfica “Namaz”.

A Câmara Municipal de Sintra promove a realização dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, com o objetivo difundir e apoiar a atividade plástica e divulgar a identidade cultural e artística no município, promovendo a criação de novas linguagens e tendências estéticas.

Os Prémios de Fotografia pretendem reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

Confira os trabalhos premiados de 2021:

Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II

https://cloud.cm-sintra.pt/s/H9rf7woL5TsGr2y

Prémios de Fotografia de Sintra

https://cloud.cm-sintra.pt/s/R4NSJgdeeep6WCa

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas