Connect with us

Atualidade

Sintra entrega Prémios de Artes Visuais 2021

Publicado

on

A cerimónia de entrega de Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II teve lugar esta sexta-feira, no MU.SA- Museu das Artes de Sintra, e marcou a abertura das exposições.

A mostra reúne os trabalhos premiados relativos à XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra, e ficará em exibição no MU.SA até dia 27 de fevereiro.

Na entrega dos prémios esteve presente o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que referiu que “é um momento de particular significado e alegria para nós entregar estas distinções. Mesmo num tempo difícil, é importante continuar a apoiar a cultura e a promover esta e outras iniciativas tão importantes para o nosso concelho e para as nossas comunidades”.

Nesta XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, o Prémio de Pintura foi atribuído a Natasha Carolina Correia Martins, pela obra “The Annunciation”; o Prémio de Escultura a Rui Filipe Freitas Ferreira, pela obra “Left Hand of God”, e o Prémio Revelação a Marco António Correia Pestana, pela obra “Col de Madaméte”.

Foram ainda entregues Menções Honrosas em Pintura a Henrique de Menezes Netto, pela obra “Eletro-Polvo # 1”; Hugo Miguel Cubo Gonçalves, pela obra “Sem Título”; Maria Correia Martins da Luz Costa, pela obra “O Verão de 2020”; Simão Monteiro Andrade, pela obra “Arquétipo da Imperfeição”; Tomás Maria Girão Marques Rodrigues Serrão, pela obra “The wall painter”, e Luís Manuel Andrade de Sousa Rocha, pela obra “Sem Título”.

Por sua vez, foram atribuídas duas Menções Honrosas em Escultura a Carolina Sofia dos Santos Rocha, pela obra “Tenho vozes na cabeça”, e a Raquel Filipa Ferreira Cândido, pela obra “Forma (ó/ô) III)”.

No que respeita à VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra 2021, o 1º lugar foi entregue a Nicoleta Sandulescu, pelo conjunto de obras fotográficas “Casa Corpo I” e “Casa Corpo II”. O 2º e 3º lugar foram atribuídos a Pedro Miguel das Neves Madeira, pelo conjunto de obras fotográficas “Um instante no tempo” e “Nas entre linhas”, e a Luís Manuel Marques Espinheira pelo conjunto de obras fotográficas “Constelação Lincoln” e “Toxic”, respetivamente.

Foram também atribuídas menções honrosas aos seguintes autores: Ana Patrícia Quitério Simões pela obra fotográfica “Sombras II”; Carolina Inái Coelho Soares Gomes pela obras fotográfica “Fluência”; Carlos Apolo Martins pela obra fotográfica “Sapiens XXI”; Duarte Gersão Moreno Perry da Câmara pela obra fotográfica “Abrigo”; Fábio Miguel Lourenço Roque pela obra fotográfica “Sankofa # 2”; Gonçalo Cleto da Silva pela obra fotográfica “What is left from an empty home # 2”; João Coutinho pela obra fotográfica “O grito silencioso”; Maria Manuela Ribeiro Videira pela obra fotográfica “NRP”; Maria de Lurdes Cerqueira Gozalo e Silva pela obra fotográfica “Pesadelo II”; Pedro Luís Vieira de Castro Alves pela obra fotográfica “Doll”; Paulo Jorge da Costa Leitão pela obra fotográfica “Dureza de ser árvore” e Rafael Batista pela obra fotográfica “Namaz”.

A Câmara Municipal de Sintra promove a realização dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, com o objetivo difundir e apoiar a atividade plástica e divulgar a identidade cultural e artística no município, promovendo a criação de novas linguagens e tendências estéticas.

Os Prémios de Fotografia pretendem reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.

Confira os trabalhos premiados de 2021:

Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II

https://cloud.cm-sintra.pt/s/H9rf7woL5TsGr2y

Prémios de Fotografia de Sintra

https://cloud.cm-sintra.pt/s/R4NSJgdeeep6WCa

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas