Atualidade
Sintra entrega Prémios de Artes Visuais 2021

A cerimónia de entrega de Prémios de Fotografia, Pintura e Escultura – D. Fernando II teve lugar esta sexta-feira, no MU.SA- Museu das Artes de Sintra, e marcou a abertura das exposições.
A mostra reúne os trabalhos premiados relativos à XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II e VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra, e ficará em exibição no MU.SA até dia 27 de fevereiro.
Na entrega dos prémios esteve presente o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que referiu que “é um momento de particular significado e alegria para nós entregar estas distinções. Mesmo num tempo difícil, é importante continuar a apoiar a cultura e a promover esta e outras iniciativas tão importantes para o nosso concelho e para as nossas comunidades”.
Nesta XVII Edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, o Prémio de Pintura foi atribuído a Natasha Carolina Correia Martins, pela obra “The Annunciation”; o Prémio de Escultura a Rui Filipe Freitas Ferreira, pela obra “Left Hand of God”, e o Prémio Revelação a Marco António Correia Pestana, pela obra “Col de Madaméte”.
Foram ainda entregues Menções Honrosas em Pintura a Henrique de Menezes Netto, pela obra “Eletro-Polvo # 1”; Hugo Miguel Cubo Gonçalves, pela obra “Sem Título”; Maria Correia Martins da Luz Costa, pela obra “O Verão de 2020”; Simão Monteiro Andrade, pela obra “Arquétipo da Imperfeição”; Tomás Maria Girão Marques Rodrigues Serrão, pela obra “The wall painter”, e Luís Manuel Andrade de Sousa Rocha, pela obra “Sem Título”.
Por sua vez, foram atribuídas duas Menções Honrosas em Escultura a Carolina Sofia dos Santos Rocha, pela obra “Tenho vozes na cabeça”, e a Raquel Filipa Ferreira Cândido, pela obra “Forma (ó/ô) III)”.
No que respeita à VII Edição do Prémio de Fotografia de Sintra 2021, o 1º lugar foi entregue a Nicoleta Sandulescu, pelo conjunto de obras fotográficas “Casa Corpo I” e “Casa Corpo II”. O 2º e 3º lugar foram atribuídos a Pedro Miguel das Neves Madeira, pelo conjunto de obras fotográficas “Um instante no tempo” e “Nas entre linhas”, e a Luís Manuel Marques Espinheira pelo conjunto de obras fotográficas “Constelação Lincoln” e “Toxic”, respetivamente.
Foram também atribuídas menções honrosas aos seguintes autores: Ana Patrícia Quitério Simões pela obra fotográfica “Sombras II”; Carolina Inái Coelho Soares Gomes pela obras fotográfica “Fluência”; Carlos Apolo Martins pela obra fotográfica “Sapiens XXI”; Duarte Gersão Moreno Perry da Câmara pela obra fotográfica “Abrigo”; Fábio Miguel Lourenço Roque pela obra fotográfica “Sankofa # 2”; Gonçalo Cleto da Silva pela obra fotográfica “What is left from an empty home # 2”; João Coutinho pela obra fotográfica “O grito silencioso”; Maria Manuela Ribeiro Videira pela obra fotográfica “NRP”; Maria de Lurdes Cerqueira Gozalo e Silva pela obra fotográfica “Pesadelo II”; Pedro Luís Vieira de Castro Alves pela obra fotográfica “Doll”; Paulo Jorge da Costa Leitão pela obra fotográfica “Dureza de ser árvore” e Rafael Batista pela obra fotográfica “Namaz”.
A Câmara Municipal de Sintra promove a realização dos Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II, com o objetivo difundir e apoiar a atividade plástica e divulgar a identidade cultural e artística no município, promovendo a criação de novas linguagens e tendências estéticas.
Os Prémios de Fotografia pretendem reconhecer a importância da fotografia na cultura contemporânea como forma de criação plástica, de intervenção na realidade e testemunho, que lhe confere um estatuto único como documento cultural e social.
Confira os trabalhos premiados de 2021:
Prémios de Pintura e Escultura de Sintra – D. Fernando II
https://cloud.cm-sintra.pt/s/H9rf7woL5TsGr2y
Prémios de Fotografia de Sintra
https://cloud.cm-sintra.pt/s/R4NSJgdeeep6WCa
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca