Atualidade
Celebrar o Dia do Pai a ouvir os sons da paisagem e a descobrir a natureza em Monserrate
Parques de Sintra antecipa a festa e promove experiências para toda a família no fim de semana de 16 e 17 de março

No Parque de Monserrate e na Quintinha, a celebração do Dia do Pai começa mais cedo e dedica especial atenção às atividades que incentivam o contacto com a natureza. Embora a data seja comemorada a 19 de março, no fim de semana de 16 e 17 de março, a Parques de Sintra antecipa a festa e promove um conjunto de experiências que, simultaneamente, reforçam os laços entre pais e filhos, ao proporcionarem a criação de memórias, e estimulam a consciência ambiental, a compreensão e a fruição do mundo natural.
Escutar a sinfonia natural do Parque de Monserrate
No Parque de Monserrate, entre árvores centenárias e linhas de água, dezenas de espécies de aves, anfíbios e insetos brindam os visitantes com uma autêntica sinfonia natural que raramente é escutada com a atenção que merece. No dia 16 de março, sábado, às 9h30, a proposta é parar por momentos, apurar a audição e, numa experiência única de profunda conexão com a natureza, ouvir a paisagem.
Conduzida por Paulo Marques, biólogo e curador convidado do Arquivo de Sons Naturais do Museu Nacional de História Natural e Ciência de Lisboa, a atividade “Sons da Paisagem – Iniciação à Sonoridade da Paisagem”, em estreia na programação da Parques de Sintra, convida a um passeio diferente. Pais e filhos terão oportunidade de descobrir as sonoridades naturais de um jardim, utilizando o som na exploração do espaço e na reflexão crítica sobre o ambiente, as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.
Criar comedouros e abrigos para os “Ajudantes do Jardim”
Também no dia 16 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate é tempo de cuidar dos “Ajudantes do Jardim”, ou seja, dos animais que asseguram a polinização, dispersam sementes e ajudam a combater as pragas. Durante todo o ano têm de encontrar alimento, abrigos e locais seguros para se reproduzirem. Por isso, nesta oficina, as famílias são desafiadas a “sujar as mãos” e a criar, com utensílios do dia-a-dia, comedouros para as aves e abrigos para os insetos que vivem neste ecossistema, retribuindo, desta forma, o trabalho incansável destas espécies para garantir que a natureza se mantém de boa saúde.
Conhecer os valores naturais da Serra de Sintra no Centro de Interpretação da Natureza
Ainda a 16 de março, mas às 15h00, há uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Natureza do Parque de Monserrate, onde a tecnologia está ao serviço da sensibilização ambiental.
Pais e filhos começam por fazer uma viagem no tempo, que dá a conhecer os principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra. No aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho da região, tomam contacto com um habitat único, onde vivem espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Com base no modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, descobrem a biologia da árvore. No final, através da projeção de perfis de aves e mamíferos alados em voo, aprendem a identificar estas espécies pelo seu comportamento, pelos seus traços anatómicos ou até pelas respetivas vocalizações.
Experimentar a vida no campo na Quintinha de Monserrate
No domingo, dia 17 de março, às 10h30, na Quintinha de Monserrate, o programa “Pão, Coentros e Bicharada”, animado por típicos saloios da região de Sintra, envolve as famílias nas rotinas da vida no campo, dando, nesta edição, especial destaque à celebração do Dia do Pai.
O Joaquim Farinhas e a Teresa Framboesa mostram como se vive numa quinta e convidam pais e filhos a participar ativamente nas tarefas do dia a dia. Em conjunto, vão amassar o pão e alimentar os animais no cercado, entre outras atividades. Antes de merendar o saboroso pão cozido no forno a lenha com uma limonada, há muitas surpresas e divertidos jogos tradicionais ao ar livre.
Mais informações e venda de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/
Foto: PSML / Wilson Pereira.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca