Atualidade
Biblioteca Pública de Braga expõe o nosso livro de viagens mais famoso
“Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, pode ser visto em mais de 20 edições, cinco delas dos séculos XVII-XVIII

A Biblioteca Pública de Braga (BPB) apresenta ao público a exposição “‘A Peregrinação’ de Fernão Mendes Pinto: mais de 4 séculos de edições”, com duas dezenas de exemplares da obra, incluindo cinco edições dos séculos XVII e XVIII. A mostra pode ser visitada na entrada da sala de leitura da BPB até 29 de fevereiro, todos os dias úteis, das 9h30 às 17h30, salvo nos próximos dias 26 e 29 e a 2 de janeiro. Os volumes fazem parte do acervo desta unidade cultural da Universidade do Minho, que é uma das principais bibliotecas do país.
“Peregrinação” é um dos primeiros relatos de um europeu sobre terras do Oriente e o livro de viagens português mais traduzido no mundo: teve pelo menos 167 edições, sendo vinte fora de Portugal logo no século XVII. Foi também durante muito tempo o segundo livro português mais lido no estrangeiro, após “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
A mostra da BPB revela, na ala esquerda, a edição original de 1614 (em fac-simile), bem como edições de 1678, 1725, 1762 e 1829, entre outras. Pode ver-se igualmente um vídeo com imagens e sons alusivos à presença portuguesa no Japão, construído a partir da história representada nos Biombos de Namban, da coleção do Museu Nacional Soares dos Reis. Já na ala direita há edições dos séculos XX e XXI de “Peregrinação”, com prefácio de autores como António José Saraiva e Maria Alberta Menéres ou versões adaptadas pelos escritores António Sérgio e Aquilino Ribeiro, por exemplo. Somam-se a nova edição integral (outubro de 2023) com fixação do texto e notas pelo professor Sérgio Guimarães de Sousa, da UMinho, uma banda desenhada infantil com pranchas de José Ruy, bem como edições em francês, inglês e romeno, entre outras.
“Peregrinação” traça um relato ímpar da vida e dos costumes dos povos orientais, além da presença lusa na Ásia e desse submundo imperialista. Mostra ainda que os portugueses foram os primeiros europeus no Japão, há 480 anos, introduzindo a sua cultura, o cristianismo e as armas de fogo. Fernão Mendes Pinto (1511?-1583) embarcou de Portugal em 1537 e terá percorrido Meca, Abissínia, Ormuz, Índia, Birmânia, Cochinchina, Sião, China, Japão e a atual Indonésia, sendo soldado, corsário, vagabundo, diplomata, missionário e mercador, assistindo a mortes incontáveis, negócios, alianças e traições. Voltou depois às origens e redigiu essas memórias. Partes do relato seriam questionadas mais tarde, daí a expressão “Fernão, mentes? Minto!”.
Foto: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca