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Magic Beans apoia expansão de projeto inovador na área dos cuidados de saúde mental para empresas à escala mundial

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A Magic Beans selecionou e implementou uma solução de automatização que capacitou a iFeel com um mecanismo escalável, aberto, elástico e adaptável de onboarding dos utilizadores dos seus serviços, capacitando-a para enfrentar o crescimento do seu negócio agora e no futuro

A iFeel é uma empresa pioneira na prestação de cuidados de saúde mental e bem-estar através do digital e que atua em mais de 30 países, entre os quais se contam Espanha, França, Portugal, Brasil, México e Colômbia. Com uma rede de mais de 600 psicólogos altamente experientes e qualificados que prestam apoio a mais de 1 milhão de pacientes em 25 idiomas, a iFeel tinha diante de si o desafio de implementar uma solução tecnológica que lhe permitisse responder, de forma simples, segura, escalável e resiliente, ao crescimento exponencial (+ 70%) que os seus serviços para empresas registaram a partir da eclosão do COVID-19. A multinacional portuguesa Magic Beans, especializada e totalmente vocacionada para a prestação de serviços de aconselhamento em tecnologia para a Cloud, foi a escolhida para apoiar a iFeel neste projeto.

A Magic Beans apoiou a iFeel nesta jornada de transformação digital, analisando as diferentes opções disponíveis no ecossistema global de serviços na cloud e propôs a implementação da solução de gestão de APIs Google Cloud Apigee, que considerou ser a mais adequada para este caso concreto, integrando-a completamente com as aplicações da iFeel, que correm sobre a infraestrutura implementada na AWS. A Apigee, uma das melhores APIs Managers do mercado, oferece um ambiente seguro e escalável sem qualquer limitação ao crescimento quer do número de utilizadores, quer do negócio da iFeel.

Graças à Google Cloud Apigee, a iFeel viu o tempo de integração dos utilizadores dos seus serviços passar de dias a escassas horas, e dispõe agora de um sistema sobre o qual tem um maior nível de controlo, que suporta as necessidades atuais e futuras do seu negócio e que chega a muito mais utilizadores. Desta forma, a empresa pôde também abandonar o processo tradicional que utilizava, e que para garantir a precisão e a segurança estava assente em vários procedimentos de controlo e em elevadas cargas de trabalho manuais. Consequentemente, a iFeel enfrentava riscos de atraso que punham em causa a qualidade da experiência que oferecia aos seus clientes, bem como o nível de satisfação dos seus parceiros.

A iFeel recorreu também às equipas da Magic Beans para desenharem e implementarem a solução baseada no serviço Apigee X. A implementação decorreu de forma ágil e transparente, proporcionando uma camada de comunicação abstrata entre os sistemas, facilitando o desenvolvimento e simplificando o nível de complexidade inerente a este projeto.

Segundo Santy Prada, CTO da iFeel: “A solução que a Magic Beans nos propôs substituiu a nossa forma tradicional de trabalharmos, permitindo-nos evoluir para uma solução automatizada mais escalável e segura, para assim oferecermos os nossos serviços a um número crescente de parceiros e clientes, e com capacidade para integrar facilmente as plataformas dos nossos parceiros. A implementação da Apigee pela Magic Beans representou uma transformação radical para a iFeel e preparou-a para suportar melhor o crescimento do seu negócio, tanto agora como no futuro.”

“A nova solução baseada em Apigee reduz significativamente o processo de integração dos utilizadores dos serviços, que passa de dias para horas, e permite que a iFeel chegue a mais e novos clientes importantes. Sem ela, a sua integração com o método de onboarding anterior teria sido mais lenta e complexa. Além de ter passado a dispor de um mecanismo escalável, aberto, elástico e adaptável de onboarding dos seus utilizadores empresariais, a iFeel passou a estar capacitada com um sistema que lhe permite enfrentar o crescimento do seu negócio agora e no futuro,” explica Felix del Barrio, Google Global Business Leader da Magic Beans [ndr: foto de destaque].

A Magic Beans possui parcerias com os principais líderes de mercado em tecnologias Cloud e outras de nova geração, entre os quais se destacam a AWS, a Microsoft, a RedHat, a Veeam, a Zendesk e a Google.

Foto: MB.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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