Atualidade
Imobiliário: Compradores alarmados e vendedores desesperados

Inquérito revela que 83% está com Presidente da República, sendo que redução de casas, estagnação do mercado, desigualdade social são apontados como consequência da medida governativa
Os compradores/investidores de casas vieram assumir publicamente que deixam de estar confortáveis para adquirir imóveis no atual contexto económico em Portugal, num cenário de taxas de juro elevadas e com a entrada em vigor esperada do pacote “Mais Habitação”.
Num inquérito, realizado a semana passada pela proptech imovendo, junto de 1.500 pessoas, com 1094 respostas, os vendedores de imóveis também já assumiram que terão de vender abaixo do esperado – com 52% a garantir perda de 10% – e que a realização das transações vai demorar mais tempo.
Uma coisa é certa, os portugueses inquiridos não hesitam em vetar a medida, pois 83% concorda com a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.
As medidas mais atacadas e mais defendidas do ‘Mais Habitação’, os portugueses inquiridos contestam mais diretamente as medidas sobre a propriedade privada, e estão mais favoráveis com as que diminuem burocracia e despesas.
Fica também claro no inquérito que Portugal vai ter mais casas para vender (83%) do que para arrendar (17%).
3 medidas positivas mais votadas:
– Simplificação de licenciamentos (41,5%)
– Redução de 28% para 25% da taxa especial de IRS sobre as rendas (34%)
– Isenção de mais valias na venda de imóveis para pagar empréstimo (29,8%)
3 medidas negativas mais votadas:
– Arrendamento forçado de casas devolutas (58,5%)
– Limitações à subida da renda dos novos contratos (34%)
– Suspensão de novas licenças AL (33%)
Alguns comentários dos inquiridos:
“Portugal precisa abrir investimento ao capital estrangeiro para construções de moradias acessíveis a compra, incentivar e flexibilizar créditos bancários e criar empregos. Deixar de lado as ideologias socialistas e investir no setor privado.”
“A causa da falta de habitação e rendas altas não se resolve com aquelas medidas insuficiente. Além disso a confiança no estado já foi perdida.”
“Não existem benefícios, é um pacote meramente ideológico, contudo a “simplificação dos licenciamentos” é um primeiro passo para algo…”
“No caso de rendas antigas serem atualizadas irá haver maior desigualdade social.”
“Estado concentra demasiado poder sobre a propriedade privada.”
“Creio ser a aniquilação do AL.”
“São medidas que não permitem os senhorios subir as rendas em função da inflação e dos créditos que são detentores, sendo muitas vezes as prestações superiores às rendas, o que é incomportável pelos senhorios. Quando às medidas forçadas pelo governo são demagógicas, pois bastaria o estado começar a aplicar no seu edificado essas medidas e perceber quais as verdadeiras soluções que resultariam.”
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca