Connect with us

Atualidade

AICCOPN: 131 anos ao serviço das empresas e do setor da construção e imobiliário

Ontem, dia 13 de agosto, a AICCOPN celebrou o seu 131º Aniversário

Publicado

on

Os pilares que a AICCOPN sempre promoveu e defendeu – Rigor | Qualidade | Mestria – que sustentam a nossa atuação e caracterizam a nossa identidade, continuam a nortear a estratégia para enfrentar os desafios futuros e para criar oportunidades para os/as Associados/as, no mercado nacional e internacional”, começa por afirmar a Associação.

As Empresas do Setor da Construção e do Imobiliário “têm-se destacado pela sua resiliência e capacidade de manter uma trajetória de crescimento, apesar do cenário macroeconómico europeu e português complexo que vivemos e que continua a evidenciar um elevado nível de incerteza, em face da evolução da inflação e do nível das taxas de juro, a que acrescem constrangimentos setoriais, como a falta de mão de obra e a evolução dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção”, continua.

No âmbito do Investimento Público, tendo por referência os montantes disponíveis no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e no Portugal 2030 e os prazos de execução estabelecidos, “torna-se evidente, tal como temos vindo a defender, a necessidade uma maior celeridade no processo execução dos fundos europeus, de modo a incentivar e possibilitar uma maior inovação, a transição energética, a promover uma maior coesão social e territorial e um desenvolvimento mais eficiente e sustentável, em convergência com os restantes países europeus”, afirma.

A AICCOPN destaca a “importância de apoiar e incentivar, aquele que é um desafio transversal, a capacitação das nossas Empresas na revolução tecnológica e digital em curso no Setor, com a adaptação à Construção 4.0, que se tem afirmado como o caminho natural para o aumento de competitividade e produtividade. É essencial promover a formação profissional, assim como o recurso às novas tecnologias e a sua implementação na atividade desenvolvida, designadamente através da adoção de novos processos construtivos, como a construção off-site ou modular, a procura de soluções inteligentes e sustentáveis, com uma maior aposta na formação e capacitação dos recursos humanos em novas competências, como o BIM, a impressão 3D e a realidade aumentada. Esta é uma condição incontornável e necessária para que, em conjunto com as nossas Empresas, possamos evoluir e potenciar o crescimento do Setor, da economia e do nosso País”.

A AICCOPN, no âmbito dos Serviços e do apoio prestado aos/às seus/suas Associados/as e na promoção e desenvolvimento do Setor da Construção e do Imobiliário, encontra-se a preparar um conjunto de novas iniciativas, na expectativa de contribuir para um impacto positivo junto das Empresas, arrancando já no dia 8  de setembro, com a Conferência “Os Desafios da Construção 4.0: Da Descarbonização à Transição Digital” que, além das matérias em debate, integrará a Cerimónia de distinção das Empresas Qualificadas com a Marca da AICCOPN: R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, que promove os princípios de respeito pelas boas práticas empresariais, pela segurança, com uma consciência ambiental.

Estão, igualmente, em agenda, ações no âmbito da Contratação Pública, do Programa “Mais Habitação”, das Alterações à Lei Laboral, da “Construção Segura e Saudável”, entre outras de relevante interesse para o exercício da atividade, no seguimento do trabalho contínuo desenvolvido conjuntamente com o Governo, com o instituto regulador, o IMPIC, com a ACT e com as demais entidades que intervêm e tutelam direta e indiretamente o Setor.

A AICCOPN, com 131 anos de história, “considerando a sua missão e os seus valores, continuará atenta às necessidades das Empresas, procurando de forma ativa, eficiente e mobilizadora, corresponder aos desafios dos/das Associados/as, alicerçada numa dinâmica de crescimento e desenvolvimento sustentável do Setor que representa”, conclui.

Imagem: AICCOPN.

Atualidade

Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano

Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Publicado

on

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”.  A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.

Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense. 

Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.

Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”

Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.

Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.

Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.

De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.

Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.

O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

Publicado

on

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.

Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.

As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas