Atualidade
Viana do Castelo acolhe 500 pessoas de todo o mundo para o Ubuntu Fest

Até hoje, mais de meio milhar de pessoas estão reunidas em Viana do Castelo para a “celebração de Mandela e do seu legado de Esperança e Amor à Humanidade”. O Ubuntu Fest Viana do Castelo centra as suas ações no Instituto Politécnico de Viana do Castelo com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e muitas outras atividades.
O Ubuntu Fest Viana do Castelo conta com a presença de mais de 400 estudantes, oriundos de 44 escolas, distribuídas por 34 concelhos, de norte a sul do país.
Esta segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de abertura e destacou a “energia positiva” do evento. Dando as boas-vindas às centenas de participantes, o autarca disse esperar que esta iniciativa permita “criar lanços, criar pontes, definir estratégias e projetos” em prol da comunidade.
“O vosso projeto é o melhor projeto, o vosso clube é o melhor clube do mundo, mas também vieram à melhor cidade do mundo”, indicou Luís Nobre, referindo que Viana do Castelo tem sido construída “com a ajuda de todos os agentes”, destacando o papel da comunidade educativa que é também um dos alicerces do Ubuntu Fest.
O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, referiu que, por estes dias, participam na iniciativa mais de 400 jovens e professores e mais de 100 convidados com uma missão que vai ao encontro dos objetivos do IPVC, que pretende “a formação completa e plena dos seus estudantes”.
Já o Presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques, realçou “a magnífica cidade que acolheu os líderes Ubuntu com o calor que as gentes do Minho sempre colocam nas suas receções”.
Também o Diretor Geral de Educação, Pedro Cunha, frisou o facto de este ser “o maior e melhor clube do mundo, onde ninguém perde e todos ganham”.
Nesta iniciativa, os dias são preenchidos com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e um sem-número de outras atividades que vão permitir que os participantes possam descobrir Viana do Castelo, as suas tradições, mitos e rituais. Folclore e arraial minhoto, construção de cabeçudos, símbolos de Viana do Castelo em croché, danças criativas ou a elaboração de nós marítimos e tapetes de flores serão apenas algumas das atividades que irão permitir aos mais de 500 participantes dar um salto e mergulhar na cultura do Alto Minho.
Este momento de celebração da unidade, da inovação e do espírito Ubuntu é organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com o Politécnico de Viana do Castelo.
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca