Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo acolhe 500 pessoas de todo o mundo para o Ubuntu Fest

Publicado

on

Até hoje, mais de meio milhar de pessoas estão reunidas em Viana do Castelo para a “celebração de Mandela e do seu legado de Esperança e Amor à Humanidade”. O Ubuntu Fest Viana do Castelo centra as suas ações no Instituto Politécnico de Viana do Castelo com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e muitas outras atividades.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo conta com a presença de mais de 400 estudantes, oriundos de 44 escolas, distribuídas por 34 concelhos, de norte a sul do país.

Esta segunda-feira, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de abertura e destacou a “energia positiva” do evento. Dando as boas-vindas às centenas de participantes, o autarca disse esperar que esta iniciativa permita “criar lanços, criar pontes, definir estratégias e projetos” em prol da comunidade.

“O vosso projeto é o melhor projeto, o vosso clube é o melhor clube do mundo, mas também vieram à melhor cidade do mundo”, indicou Luís Nobre, referindo que Viana do Castelo tem sido construída “com a ajuda de todos os agentes”, destacando o papel da comunidade educativa que é também um dos alicerces do Ubuntu Fest.

O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, referiu que, por estes dias, participam na iniciativa mais de 400 jovens e professores e mais de 100 convidados com uma missão que vai ao encontro dos objetivos do IPVC, que pretende “a formação completa e plena dos seus estudantes”.

Já o Presidente do Instituto Padre António Vieira, Rui Marques, realçou “a magnífica cidade que acolheu os líderes Ubuntu com o calor que as gentes do Minho sempre colocam nas suas receções”.

Também o Diretor Geral de Educação, Pedro Cunha, frisou o facto de este ser “o maior e melhor clube do mundo, onde ninguém perde e todos ganham”.

Nesta iniciativa, os dias são preenchidos com workshops, debates, partilhas de resultados e estudos, momentos musicais, jornadas científicas e um sem-número de outras atividades que vão permitir que os participantes possam descobrir Viana do Castelo, as suas tradições, mitos e rituais. Folclore e arraial minhoto, construção de cabeçudos, símbolos de Viana do Castelo em croché, danças criativas ou a elaboração de nós marítimos e tapetes de flores serão apenas algumas das atividades que irão permitir aos mais de 500 participantes dar um salto e mergulhar na cultura do Alto Minho.

Este momento de celebração da unidade, da inovação e do espírito Ubuntu é organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com o Politécnico de Viana do Castelo.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica distingue Museu de Olaria

Publicado

on

O Museu de Olaria de Barcelos foi distinguido pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica pelo seu desempenho no setor da preservação e divulgação no setor da cerâmica em Portugal. Em sessão realizada no Teatro da Vista Alegre, em Ílhavo, também foram distinguidos o Departamento de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, a Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre e o Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica – CENCAL.

Na sessão, em que estiveram presentes representantes de várias cidades e vilas cerâmicas portuguesas, bem como representantes de membros honorários da Associação e alguns membros do Conselho Consultivo, foi dada posse aos corpos dirigentes para mais um mandato de dois anos, sendo que Barcelos integra de novo a direção.

A AptCVC – Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica tem 29 cidades e vilas portuguesas associadas. Pertence ao Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, composto por 7 países, e à Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genéve, que este ano realiza o seu Congresso Mundial, em Portugal, sob a organização da AptCVC, nas cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha, no 3.º semestre de setembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Orquestra Metropolitana de Lisboa celebra Dia Mundial da Criança com concerto em dose dupla

Publicado

on

Em 2020, Dan Brown, autor do best-seller “O Código Da Vinci”, aventurou-se, pela primeira vez, nos universos da literatura infantojuvenil e da composição musical. Com poemas e com música, A Sinfonia dos Animais conta a história da preparação de uma sinfonia. Tem como personagem principal um rato maestro, sendo os músicos da orquestra também animais. Tais como os instrumentos que cada um toca, são tão diversos como o canguru e o escaravelho, ou o javali e a baleia. Sobretudo, têm ideais de vida para partilhar connosco.

Completa este programa a Sinfonia dos Brinquedos de Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta “Sinfonias dos Animais e dos Brinquedos”, com narração de Sérgio Charrinho e direção do maestro Cláudio Ferreira.

Apresentarão:

Leopold Mozart – “Sinfonia dos Brinquedos”

Dan Brown – “A Sinfonia dos Animais”.

Sábado, 01 de junho, às 11h00 e 17h00, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide.

Bilhetes à venda aqui.

Imagem: OML.

Continuar a ler

Atualidade

Aveiro: Violência doméstica e tráfico de estupefacientes resulta em 3 detidos

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, no dia 03 de maio, pelas 15h00, no âmbito de um processo de suspeita de violência doméstica, e em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido por Autoridade Judiciária, procedeu à detenção de 1 homem, de 51 anos, em Aveiro.

Ainda no mesmo dia, pelas 18h20, no decorrer de diligências relativas a um processo por tráfico de estupefacientes, por intermédio da Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Aveiro, foram detidos, em flagrante delito, 2 jovens, de 18 anos, tendo-lhes sido apreendidas cerca de 302 doses de haxixe, bem como 2 balanças digitais de precisão, 1 canivete, 20 sacos de plástico, 2 telemóveis e 96.70 Euros.

Os detidos recolheram às salas de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro, a fim de serem presentes ao Juízo de Instrução Criminal, do Tribunal Judicial de Estarreja (Tribunal de Turno), para conhecimento de possíveis medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas