Atualidade
“Toy Stories”: A união entre arte e sustentabilidade
Exposição inédita em Portugal alerta para a importância do Dia Internacional da Reciclagem

Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem, que alerta para a consciencialização sobre a importância do descarte correto de resíduos, nomeadamente os plásticos. A decorrer no Amoreiras Shopping Center, a exposição “Toy Stories” toca neste tema tão fundamental atualmente ao trazer esculturas impactantes e cheias de cor, criadas a partir de objetos de plástico descartados e reciclados, principalmente brinquedos, numa exposição inédita de Robert Bradford. Pela primeira vez em Portugal, este artista internacional apresenta uma escultura com cerca de 2 metros, concebida especificamente para esta mostra, inspirada num conhecido símbolo nacional – o Galo de Barcelos.
Estão patentes nesta exposição 14 obras de arte, das quais 11 serão esculturas coloridas e divertidas, criadas com ironia, energia positiva e com uma forte mensagem ambiental. Entre animais, anjos e soldados, nesta mostra encontram-se cães, macacos, cangurus e elefantes, entre outras peças, disponíveis para visitação até 11 de junho.
O artista desenvolveu o seu próprio método de construção, onde utiliza uma variedade de brinquedos de plástico, como bonecas, carrinhos, peças de puzzle, entre outros, para criar esculturas únicas. Algumas das suas obras contêm 3.000 peças de brinquedos e valem cerca de 20.000€. Relativamente ao Galo de Barcelos de Bradford, feito exclusivamente para esta exposição, foram utilizadas entre 1.500 a 2.000 peças de madeira e plástico, desde brinquedos, fichas de póquer, paus de gelado, entre outros objetos.
São, ainda, apresentadas três pinturas do artista da série “Trash Art”, resultado do seu trabalho mais recente de bidimensionalidade, integrando materiais reciclados, como desenhos reciclados recortados ou postais retro.
Para o Amoreiras Shopping Center, esta impactante exposição “representa uma oportunidade única para os visitantes do shopping vivenciarem a arte contemporânea num local de acesso público e de grande circulação. Uma exposição de arte desta magnitude, trazendo pela primeira vez este artista reconhecido internacionalmente para solo nacional, é inovadora e original, pois amplia o alcance da arte para além dos espaços tradicionais de galerias e museus, tornando-a mais acessível e inclusiva para um público diversificado.”
“A exposição de Bradford no Amoreiras pretende incentivar o diálogo sobre questões importantes, como a sustentabilidade e o uso de materiais reciclados noutros formatos. Desta forma, enriquece a experiência cultural dos visitantes do shopping com uma exposição inédita no país, proporcionando uma oportunidade única de apreciar arte contemporânea de forma original e inovadora”, continua.
Formado em pintura e mestre em cinema pela Royal College of Art, Robert Bradford é um artista britânico com 77 anos, que já trabalhou em áreas tão distintas como a saúde mental ou as artes cinematográficas.
O trabalho em arteterapia inspirou-o e deu-lhe uma nova perspetiva e visão de vida, o que o levou a reaproveitar brinquedos e resíduos, dando-lhes uma nova forma e significado. Este artista inovador sempre gostou de utilizar materiais usados que têm a sua própria história, como livros, revistas, madeira velha, resíduos de árvores, entre outros, e os brinquedos acabaram por ser uma extensão disso, tendo sempre uma forte consciencialização da preservação ambiental. Quando, no seu estúdio, descobriu uma velha caixa de brinquedos e começou a juntá-los, iniciou o que viria a ser a sua atual exposição “Toy Stories”.
A par desta exposição, o Amoreiras Shopping Center decidiu abraçar uma iniciativa solidária com a mesma temática. Até 31 de maio, o shopping fará uma recolha de brinquedos, jogos e livros, em bom estado, para oferecer a crianças e jovens do Centro de Promoção Juvenil – Casa da Estrela. Os brinquedos poderão ser colocados no recetáculo instalado junto ao Balcão de Informações. A entrega dos bens recolhidos será feita no Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho.
Com a curadoria da State of the Art (SOTA), o Amoreiras Shopping Center pretende cativar a atenção de todos os seus visitantes, não só através do impacto e deslumbramento destas obras, mas também pela sustentabilidade e consciência ambiental, apelando à reutilização dos brinquedos e ao consumo consciente e ecológico.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca