Connect with us

Atualidade

Exposição de Mixed Media “Hard Times”

Convite para um cancelamento social

Publicado

on

Poderá uma exposição de arte ditar um cancelamento social? Sim, se questionar a narrativa vigente. Esta é a posição da artista conimbricense Gisela Cruz, que tem aberta ao público a exposição “Hard Times”, no Centro Cultural Penedo da Saudade (Coimbra), até dia 7 de maio, ao mesmo tempo que inaugura o site / loja da Soonset, a sua marca registada a nível europeu vocacionada para a gestão de artistas, onde vende merchandising jocoso alusivo à exposição.

“Este evento assume o formato de um cancelamento social, já que a artista passará, seguramente, a ser conhecida como negacionista, extremista, possivelmente racista, quiçá, terraplanista e – pior! – de extrema direita. Contamos com a sua presença.” Este era o conteúdo do convite para a inauguração da exposição “Hard Times”, dirigido por Gisela Cruz a amigos, conhecidos e público em geral.

De acordo com a artista, esta exposição é uma abordagem conceptual e controversa sobre o estado atual de um planeta pós pandémico, dada pelo ponto de vista de uma ex-jornalista que não está muito feliz com os atuais noticiários, já que parecem ter-se tornado, invariavelmente, propaganda. Este tema inspirou uma campanha de marketing e uma linha de merchandising bastante jocosas, com base na ideia de que qualquer pessoa que questione a narrativainstituída é um teorista da conspiração.

A artista conimbricense brinca, desta forma, com um tema bastante atual na sociedade e atreve-se a apresentar uma exposição em que questiona a confiança que o público pode ter nos Media. “Numa sociedade permanentemente conectada, mas extraordinariamente polarizada, não deveria o público estar disponível para ter discussões mais amplas, esforçar-se por procurar outras fontes e por ter visões abrangentes e estruturadas, tendo em conta que seus líderes de opinião, anteriormente dignos de confiança, parecem ser agora, na sua maioria, acólitos do um regime globalista?” Esta é a pergunta que fica a quem se atreve a mergulhar, sem rede e de mente aberta, nesta coleção que casa cada peça Mixed Media com um vídeo menos mainstream, acessível através de um QR Code e que estará patente no Centro Cultural Penedo da Saudade até dia 7 de maio. (Página do evento: https://www.soonset.biz/events)

Da marca de loja online à de representação de artistas

A 2 de dezembro de 2020, Gisela Cruz terminava, de forma bem-sucedida, a campanha de crowdfunding que permitiu à Soonset existir enquanto marca (https://ppl.pt/giselacruz). O projeto teve início numa formação de empreendedorismo do IEFP, em que a mentora desenvolveu um Plano de Negócio que incluía apenas a abertura de uma loja online para venda de reproduções dos seus trabalhos em Mixed Media. Registada a marca por 10 anos a nível europeu, o passo seguinte era fazer o site e abrir a loja online.

Desde essa altura, muito se alterou, a começar pela própria expressão criativa da artista. O que começou por ser apenas wall art / arte de parede em Mixed Media, evoluiu para peças 3D e as preocupações com beleza, luz e boas energias progrediram para trabalhos com um forte cariz de crítica social, bem mais condizente com o seu passado de jornalista e marketeer.

No percurso como empreendedora, e ao expor o seu projeto, a Gisela percebeu que muitos artistas têm uma grande lacuna a preencher para conseguir escoar o seu trabalho: a parte comercial. Com um passado ligado à Comunicação e Marketing e inúmeras formações de empreendedorismo, redes sociais, WordPress, etc., o passo óbvio era abrir a sua loja a outros colegas da área e usar os seus conhecimentos para os ajudar. Assim, a Soonset rapidamente adquiriu um cariz mais abrangente de management de artistas. Além da loja online, um cliente da Soonset terá acesso a formação e aconselhamento, poderá aprender a gerir as suas redes sociais, desenvolver peças de merchandising, etc…

A inauguração da Exposição “Hard Times” marca o início oficial do projeto. É nesta altura que será apresentado o site/loja da Soonset (https://www.soonset.biz), onde estarão disponíveis peças e merchandising alusivos à exposição. Trata-se de um exemplo de como monetizar um conceito artístico, uma das bases da atividade da Soonset (https://www.soonset.biz/store).

Depois do início oficial da atividade, outros artistas serão agregados ao projeto e apresentados ao público. Dos artistas visuais aos músicos, dos crafters com identidade aos atores e influencers, a Soonset está de portas abertas para receber aqueles que se cansaram de pôr o seu futuro nas mãos de outros e pretendem que o seu hobby se torne profissão.

Quem é Gisela Cruz

Gisela Cruz é uma artista de Mixed Media que vive e trabalha em Coimbra, Portugal. Nasceu em Coimbra, no seio de uma família modesta e trabalhadora, que lhe ensinou o valor da confiança e da ética. A mãe era costureira e o pai um mecânico de instrumentos de precisão, que adorava eletricidade e carpintaria. A velha casa da família estava sempre cheia de projetos inacabados. Foi, por isso, natural para ela começar, desde cedo, a aprender algumas técnicas básicas de artes e ofícios e ir tendo seus próprios projetos, geralmente focados na utilidade…

Estudou Comunicação Social e Comunicação Organizacional e, mais tarde, chegou a fazer Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses. Foi jornalista muito jovem (dos noticiários radiofónicos à imprensa escrita) e depois Relações Públicas (colaborou como membro do Gabinete de Comunicação em importantes projetos nacionais, como Coimbra, Capital Nacional da Cultura ou Coimbra iParque). Teve outros empregos menos ambiciosos e alguns biscates.

Desenvolveu o gosto pela arte através das suas próprias pesquisas e experiências, mas também das suas relações pessoais. Música, cinema, teatro atraíram-na desde jovem. O interesse pela pintura, cerâmica, escultura ou mesmo pela arte contemporânea ou mais conceptual, foi a progressão óbvia, tendo a experiência profissional como membro da equipa principal de Coimbra, Capital Nacional da Cultura sido um passo significativo na direção das suas próprias experiências artísticas.

O facto de não ter formação académica em arte nunca a impediu de experimentar novas técnicas. E a longa experiência em artes e ofícios ditou que sua forma favorita de expressão viesse a ser o Mixed Media.

Durante os confinamentos COVID-19, completamente livre de horários e responsabilidades restritivas, ela mergulhou a 100% nas suas paixões e desenvolveu uma coleção de arte de parede chamada “Into The Light”, mas não demorou muito até as suas peças começarem a adquirir um formato 3D e sua experiência como jornalista começassem a ganhar força e a dar-lhes um forte caráter de crítica social até formarem a coleção “Hard Times”.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Publicado

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Publicado

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Publicado

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas