Connect with us

Atualidade

Albergaria distingue individualidades, instituições e empresas

Publicado

on

No âmbito das comemorações dos 188 anos da Fundação do Concelho, o Município de Albergaria-a-Velha vai atribuir 15 distinções honoríficas em cerimónia pública solene no dia 18 de fevereiro.

No evento, a decorrer no Cineteatro Alba às 16h00, serão atribuídas 6 Medalhas de Mérito Municipal – Grau Ouro e 8 Medalhas de Mérito Municipal – Grau Cobre.

Serão distinguidas 4 associações/coletividades (todas a celebrarem 25 anos de existência), uma empresa, 4 individualidades e 4 instituições. Será também atribuída uma Medalha de Bons Serviços – Grau Ouro a um colaborador recém-aposentado, pelo trabalho desenvolvido.

A Medalha de Mérito Municipal destina-se a galardoar Individualidades, Instituições, Associações e Empresas que, ao longo dos anos, têm contribuído para a melhoria das condições de vida da comunidade, através de ações de carater social, educativo, cultural, artístico, desportivo, bem como na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e no aumento do prestígio do Município de Albergaria-a-Velha a nível Regional, Nacional e Internacional ou cujas ações tenham impacto, de forma relevante, no campo da ciência, do ensino, da cultura, da arte ou do desporto.

Distinções honoríficas a atribuir

Associações e Coletividades:
Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre (25 anos)
AJA – Associação Juvenil de Angeja – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre (25 anos)
AlbergAR-TE – Associação Cultural – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre (25 anos)
Associação de Caçadores da Branca – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre (25 anos)

Empresas
BIMBO IBERIA – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro

Individualidades
Professor Doutor Octávio Ribeiro da Cunha (Neonatologista) – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Professor Doutor Carlos Aguiar (Cardiologista) – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Conselheiro Manuel Augusto Fernandes da Silva (Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça) – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Saul Oliveira Silva (Antigo Presidente da Câmara Municipal) – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Maestro Armando Vidal – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre

Instituições
Escola Secundária de Albergaria-a-Velha – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos da Branca – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre
GNR – Guarda Nacional Republicana – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro (100 anos em Albergaria-a-Velha)
SEMA – Associação Empresarial – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre

Colaboradores
Eng.º Rui Amadeu Ferreira Gomes de Castro – Medalha de Bons Serviços – Grau Ouro.

Foto: CMAV.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas