Atualidade
Exposição de Bordado das Caldas da Rainha
A Exposição e Venda de Natal do “Bordado das Caldas da Rainha”, inauguram no dia 10 de dezembro, pelas 11h30, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha.
A exposição irá estar patente até ao dia 30 de dezembro e pode ser visitada no seguinte horário:
Segunda a domingo: 10h00 às 13h00 – 14h00 às 18h00.
Encerrada nos dias 24 e 25 de dezembro.
Entradas livres.
Esta exposição será levada a cabo pela Associação do Bordado das Caldas da Rainha.
O Bordado das Caldas da Rainha caracteriza-se por ser executado com linha em tons de canela sobre tecido de linho, daí resultando uma imagem harmoniosa sobre o tecido onde a linha colorida parece ter o efeito do ouro trabalhado em filigrana.
Segundo a tradição, remonta ao tempo da Rainha D. Leonor, na época em que ainda se procedia à construção do Hospital Termal que ela quis erguer no local onde teria visto gente a banhar-se e a sair curada das águas sulfurosas. Reza a lenda, que a Rainha lutava com falta de dinheiro para construção, tendo resolvido vender as suas joias e os alamares de ouro do seu manto para que ela pudesse concretizar-se. As suas aias (ou as gentes da vila, segundo outras versões), de tão sensibilizadas que ficaram, bordaram-lhe um manto com linhas de cores que imitavam o ouro. Assim, terá nascido o Bordado das Caldas da Rainha ou Bordado da Rainha D. Leonor.
É necessário ter em conta de que não há evidências do mesmo antes
das primeiras décadas do século XX, quando começa a ser reconhecido graças à ação de D. Maria Margarida Franco dos Santos, professora de lavores na Escola Industrial e Comercial Rafael Bordado Pinheiro (1924). Em 1948, funcionou o curso técnico de Formação Feminina, na Escola Industrial e Comercial, que pretendia preparar as mulheres para desempenharem as funções de donas de casa. Deste curso, desaparecido com a instituição do ensino secundário, já depois do 25 de Abril,
constava a aprendizagem das técnicas de bordar usadas em todo o país, mas realçava-se que as alunas deveriam cultivar as tradições locais.
Mais tarde, nos anos 80, o bordado teve novo renascimento. Nessa altura, foi criado um curso de Formação Profissional promovido pela autarquia em conjunto com o IEFP. Algumas alunas deste curso e do curso de Formação Feminina juntaram-se e criaram, em 2013, o Núcleo de Bordadeiras do Bordado das Caldas da Rainha com o propósito de dar continuidade a este bordado. É esse Núcleo que está na origem da criação da Associação do Bordado das Caldas da Rainha ou Bordado Rainha D. Leonor, em 2016, da qual fazem parte treze bordadeiras que trabalham na Associação e mantêm viva a tradição.
Imagem: CMCR.
Atualidade
Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”
Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação.
A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.
A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.
Foto: DR.
Atualidade
Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:
Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.
Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.
Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.
Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.
Fotos: PSP.
Atualidade
Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago
O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.
A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.
Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.
Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.
Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.
Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.
A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.
Foto: CMB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade1 ano atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação