Atualidade
Apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027
Seminário “Barcelos + Igual(dade)”

Barcelos assinalou, ontem, o Dia Municipal da Igualdade, realizando o Seminário “Barcelos + Igual(dade)”, no decorrer do qual foi apresentado, publicamente, o “Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação do Município de Barcelos 2022-2027”.
Na abertura dos trabalhos, o vereador da Ação Social, António Ribeiro, sublinhou a política desenvolvida pelo Município neste setor, referindo que a recente atribuição a Barcelos do Prémio “Viver em Igualdade” “é o reconhecimento do trabalho feito na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.”
A sessão, que decorreu ontem de manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a participação da presidente da Associação Plano i para a Igualdade e Inclusão, Sofia Neves, que abordou a “Igualdade de Género”, e da docente Carla Cerqueira, da Universidade Lusófona do Porto, que dissertou sobre a “Conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar”.
Após o debate, Anabela Pimenta, responsável pela Divisão da Ação Social e Saúde do Município, Célia Barbosa, coordenadora-geral do GASC, e Maria Anita Santos, docente do ISMAI, apresentaram o já referido Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, recentemente aprovado em reunião do Executivo. Este documento, além de um diagnóstico exaustivo sobre a realidade concelhia, apresenta a estratégia municipal para o setor. No documento, pode ler-se que “o combate às desigualdades de género deve ser colocado em ação por todos os setores da sociedade, pelo governo, pelas autarquias, pelas empresas, pelos trabalhadores e trabalhadoras, pela comunidade em geral, com vista a uma vivência plena da cidadania, um pré-requisito para uma sociedade justa e equitativa. As autarquias, pela sua proximidade social, possuem um papel preponderante, tornando-se muitas vezes no motor operacional das políticas públicas, e o maior influenciador das boas-práticas, com impacto direto e real nos membros da sua comunidade”.
É neste contexto que o Município de Barcelos tem, ao longo dos anos, vindo a reconhecer a importância do princípio da igualdade e não discriminação, e tem efetuado um percurso significativo neste domínio, por via da subscrição e celebração de um conjunto de protocolos e documentos no âmbito da igualdade.
Município de Barcelos distinguido com Prémio “Viver em Igualdade”
O Município de Barcelos foi distinguido, mais uma vez, com o Prémio “Viver em Igualdade” pelo trabalho evidenciado na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. O vereador da Ação Social e Saúde, António Ribeiro, recebeu o galardão na cerimónia de entrega do Prémio, que decorreu no passado dia 20 de outubro, no Teatro Jordão, em Guimarães, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações e Presidente da CIG.
Depois de ter conquistado o galardão em 2020, por ter sido considerado um município com práticas que promovem os objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, Barcelos volta a conquistar o Prémio “Viver em Igualdade”, uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual que distingue e reconhece as Autarquias com boas-práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação.
Na candidatura apresentada, estavam elencadas as principais ações e projetos desenvolvidos pelo Município de Barcelos, no âmbito da igualdade entre mulheres e homens, na prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e na prevenção e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais. A saber, o Projeto de Mediador Municipal e Intercultural de Barcelos, que visa promover a inclusão das comunidades ciganas, nos mais diversos domínios da vida; o Programa “Cultura para todos numa cidade educadora inclusiva” que traduz um amplo programa de atividades culturais a desenvolver em todo o Município de Barcelos com particular foco na fruição e participação ativa das pessoas com menor facilidade de acesso à cultura e em maior risco de exclusão social, promovendo por essa via a sua inclusão; o Projeto “Adélia” que promove o apoio à parentalidade positiva e à capacitação parental, entre outros.
Foto: CMB.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca