Connect with us

Atualidade

Transição digital: Serviços jurídicos online disparam mais de 63% das consultas de aconselhamento jurídico já são feitas online

Prestação remota de serviços veio para ficar

Publicado

on

A prestação de serviços jurídicos foi uma das atividades que melhor se adaptou às novas necessidades dos clientes, revela uma análise da Fixando a cerca de 10.200 pedidos: em 2019, apenas 9% dos clientes que procuraram aconselhamento jurídico na Fixando aceitavam a prestação destes serviços à distância, enquanto em 2022 esse número disparou para 63%.

A pandemia forçou muitas empresas e profissionais a transitar a prestação dos seus serviços para o digital. De advogados, a explicadores, psicólogos e terapeutas, muitos foram os especialistas que passaram a estar disponíveis (de forma massiva) para a realização de serviços de forma remota, para chegar aos clientes.

Passados dois anos, os benefícios dos serviços à distância incentivaram diversas empresas a manter o novo modelo de negócio, permitindo, aliás, a redução de custos, o alargamento dos potenciais clientes e o aumento da produtividade.

Pedro Benamor Marvão, advogado inscrito na plataforma Fixando, destaca que, para além de ter reduzido os custos associados a deslocações, consegue agora ter mais clientes por dia. 

O advogado estima que cerca de 30% da sua atividade é prestada remotamente, uma vez que ainda há muitos clientes que ainda dão preferência às consultas presenciais.  

“As plataformas digitais fizeram com que a angariação de clientes se colocasse de forma mais equitativa, ou seja, normalmente os clientes eram canalizados para as grandes sociedades de advogados. Julgo que este paradigma se alterou e muitos advogados têm agora oportunidade de angariar novos clientes de forma mais célere”, conclui a mesma fonte.

Este novo modelo é também benéfico para os clientes já que permite encontrar resposta às suas necessidades mais facilmente. A Fixando revela que 62% dos clientes que solicitam aconselhamento jurídico presencial encontram profissionais disponíveis, ao passo que, se a prestação deste serviço for remota, a percentagem de clientes com resposta é de 72%.

“A transformação foi quase global e hoje, tanto clientes como profissionais estão muito mais recetivos ao online. Quer na procura de clientes e serviços, quer na realização de muitas destas atividades.”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando.

Alice Nunes dá o exemplo das explicações e das consultas de psicologia como outros dois casos paradigmáticos destra transformação: em 2019, apenas 19% dos clientes estavam dispostos a ter aulas particulares à distância, e, atualmente, esse número é de 49%. No caso das consultas de psicologia, em 2019, só 4% aceitava consultas por videochamada e hoje já mais de metade (51%) dos clientes está recetivo a essa opção.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos promove 3º Encontro “POETA À SOLTA”

Publicado

on

O encontro já está marcado. A edição do “Poeta à Solta” deste ano vai acontecer a 18 e 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, e resulta de uma parceria do Município de Barcelos com o projeto editorial Officium Lectionis, com coordenação científica da Cátedra de Sophia (da Universidade Católica do Porto).

Esta terceira edição do Encontro Poeta à Solta, que vai evocar Luiz Vaz de Camões, o poeta da grande epopeia dos Descobrimentos, traz até Barcelos oito personalidades das letras portuguesas:  António Cândido Franco, Ilda Figueiredo, Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas, Ricardo Fonseca Mota, Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe.

Ainda no âmbito do 3º Encontro “Poeta à Solta”, é inaugurada no dia 18, às 19h00, a exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos, com curadoria de Felícia de Sousa. A exposição vai ficar patente na Biblioteca Municipal até 28 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h00 às 12h30.

Programa – Encontros de Poesia

A programação do 3º Encontro “Poeta à Solta” decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos, sexta-feira ao final da tarde e sábado ao longo do dia.

18 out.| sexta-feira

17h00 | Abertura

17h30 | Sessão com António Cândido Franco e Ilda Figueiredo \\ conversa e leituras  

19h00 | Inauguração da exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos \\ conversa e leituras

19 out. | sábado

16h00 | Sessão com Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas e Ricardo Fonseca Mota \\ conversa e leituras

17h45 | Intervalo

18h15 | Evocação da memória de Camões: Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe (conversa e leituras)

19h45 | Encerramento.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Adjudicada por 12,2 milhões de euros ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira

Publicado

on

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, a adjudicação e a minuta de contrato da empreitada “Lote 1 – Reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo” por um montante superior a 12,2 milhões de euros, obra financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, foi alvo de um concurso público internacional, e vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Recorde-se que, em finais de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de duas empreitadas para as escolas, no valor de 16 milhões, para o Lote 1 – Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e o Lote 2 – Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros.

O Lote 2, referente à Escola Dr. Pedro Barbosa, ascende a 5.304.245 euros, sendo que o prazo de execução da obra é de 450 dias (15 meses).

No caso desta escola, o programa executado foi de encontro às suas necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe-se ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

O concurso do PRR Escolas Novas ou Renovadas tem como objetivo a modernização e requalificação de estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, identificados como necessitando de intervenção prioritária, por todo o País. A nível nacional o valor afeto a este procedimento é de 450 milhões de euros. 

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com reabilitação da Casa dos Castilhos em Aguim

Publicado

on

O Município de Anadia lançou o concurso público para a reabilitação da “Casa dos Castilhos – Casa Abrigo”, no lugar de Aguim, com o preço base de 702.465,64€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 12 meses. A deliberação foi tomada na reunião de executivo no passado dia 10 de outubro.

O projeto prevê a execução de trabalhos de alteração e remodelação do edifício existente, tendo em vista a instalação de uma “Casa Abrigo”, mantendo toda a estrutura exterior e adaptando o interior ao novo programa a implementar. O objetivo é disponibilizar soluções de alojamento de emergência ou de transição destinadas a pessoas que se encontram em situações de risco ou de emergência.

A intervenção resulta de uma candidatura apresentada, ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual mereceu aprovação, por parte do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, e que irá financiar a realização do projeto.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas