Connect with us

Atualidade

Município de Vagos: “’Animar o verão’ teve um Saldo (muito) positivo”

Publicado

on

Após dois anos profundamente marcados pela pandemia de COVID-19, que condicionou, de uma forma significativa, a oferta cultural no concelho de Vagos, nomeadamente, nos meses de verão, a programação no ano de 2022 “foi encarada com enorme vontade de fazer acontecer e com forte expetativa quanto aos resultados”, refere o Município.

Nessa perspetiva, o Município de Vagos preparou o programa “Animar o verão”, apostando “numa planificação versátil e abrangente, que privilegiou a diversidade das atividades apresentadas e a qualidade dos intervenientes, com o objetivo de proporcionar bons momentos a todos os vaguenses por um lado, mas também, a todos os quantos escolheram o concelho de Vagos para fazerem as suas férias e, muito particularmente, aos nossos emigrantes que, depois de mais um ano de trabalho, regressaram à sua terra-natal para rever amigos e família, com o objetivo de passarem bons momentos de lazer e diversão”, continua.

Como sempre acontece, o “Animar o verão” teve o seu principal enfoque na Praia da Vagueira, mormente, no Largo Parracho Branco que, polvilhado com artesanato, restauração, Posto de Turismo, Espaço Bairrada e Biblioteca de Praia, receberia a grande fatia dos eventos desenvolvidos.

Um evento Sensation(al) a abrir e oferta diversificada de eventos

Durante julho, agosto e setembro, a oferta de atividades primou pela diversidade dos conteúdos propostos. De tal maneira que, quem esteve ou visitou a Praia da Vagueira pôde desfrutar, desde logo do regresso em pleno do Vagos Sensation Gourmet, naquela que foi catalogada de Best Edition e que, de facto, cumpriu amplamente os seus objetivos. Com a presença de Chefs de renome nacional e internacional, durante três dias, acolheu milhares de participantes que se deliciaram com as provas e os jantares temáticos, numa edição que juntou a inovação à tradição. Desta forma, lançou-se uma temporada em que os veraneantes puderam desfrutar de tudo um pouco:  de grandes concertos musicais no Palco Principal, ou propostas mais intimistas que ficaram reservadas para o Palco Biblioteca de Praia.

Os amantes do desporto puderam experimentar as “Caminhadas ao Pôr do Sol”, as aulas de Zumba, ou o programa Vagueira em Ação, atividades sempre muito participadas pelos veraneantes e que ajudaram a descontrair ativamente, aproveitando a dimensão do espaço do Largo Parracho Branco, ou o fantástico enquadramento marítimo dos passadiços da Vagueira.

Quem gosta de desportos náuticos não perdeu as “Manhãs Náuticas”.

Os que privilegiam o aspeto cultural, tiveram a oportunidade de colocar a leitura em dia na Biblioteca de Praia, e para quem aprecia artesanato, não faltou oferta dos artesãos vaguenses, entre uma ou outra bebida nos bares do Largo Parracho Branco e no Espaço Bairrada, e uma refeição ligeira na restauração que ali marcou presença.

Voltaram os Município Sem Fronteiras, em três noites de pura animação, com as equipas das freguesias do concelho, dos Bombeiros Voluntários de Vagos e da Câmara Municipal de Vagos, mais do que a competirem, a divertirem-se imenso. Falando em diversão, os mais pequenos adoraram os domingos nos insufláveis.

Município Sem Fronteiras (Foto: CMV)

Praça cheia às quartas-feiras

Os grandes concertos à quarta-feira, no Largo Parracho Branco, com nomes fortes do panorama musical nacional, numa vertente mais popular ou pop, é uma aposta já bastante consolidada, que tem o objetivo e o mérito de não colidir com as festividades realizadas pelas diversas freguesias do Município que acontecem, por norma, aos fins de semana. Em julho, abriu-se o apetite com Função Públika e terminou-se com a atuação de Capitão Fausto. Em ambas as ocasiões, o Largo Parracho Branco vibrou de entusiasmo. Em agosto, as presenças dos Anjos e de José Cid encheram, literalmente, este espaço que haveria, também, de acolher, muito calorosamente, nomes como Olavo Bilac e Virgul, que, certamente, deixaram a Vagueira com saudades. Projetos como Magma, TV5 e FAX tiveram o seu (muito) público e contribuíram para a diversidade de oferta musical que existiu nos três meses de “Animar o verão”.

Muitos artistas Vaguenses no Palco Biblioteca de Praia

Se em 2020, ano de pandemia plena, o Município de Vagos apoiou os seus artistas através do projeto online “Vagos em Cen@” e em 2021, mercê da maior abertura nas restrições, já houve margem para espetáculos ao vivo, este ano, em cenário normal, redobrou-se o apoio aos artistas locais dentro do programa “Animar o verão” através das atuações que aconteceram às sextas-feiras à noite e aos sábados ao fim da tarde, num contexto mais intimista. No Palco Biblioteca de Praia aconteceu quase uma vintena de atuações musicais para gáudio dos veraneantes encontrando-se, desta forma, o espaço certo para a promoção do (bom) trabalho realizado pelos músicos do concelho de Vagos e que foi devidamente apreciado.

Um verão com sensibilização ambiental

Já é uma tradição, o programa “Animar o verão” ter uma componente muito forte de sensibilização ambiental. Este ano não fugiu à regra com iniciativas como o “Piquenique com as Estrelas”, realizado de uma forma descentralizada, em Ponte de Vagos, e que congregou mais de três centenas de participantes, ou “O Mar Contra-Ataca” que procurou, através da criação de personagens marinhas que “emergiam” do oceano e que interagiam de uma forma divertida com os banhistas, sensibilizando-os para a necessidade da preservação do nosso mar.

Em suma, três meses de “Animar o verão”, “com dezenas de milhares de pessoas a preencher o espaço do Largo Parracho Branco; um enfoque muito forte no apoio aos agentes culturais locais e uma diversidade de conteúdos que apresenta saldo bastante positivo, a deixar saudades e uma expetativa que o próximo verão chegue depressa”, conclui o Município.

Fotos: CMV.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas