Connect with us

Atualidade

PSP aborda nova época desportiva 2022-2023

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) participa, naturalmente, na época que hoje se inicia.

Como habitual, o futebol profissional marca o arranque de mais uma época, sucedendo-se, nas próximas semanas, as demais modalidades em todos os escalões.

Em 2021-2022 a PSP esteve presente em 22 132 eventos desportivos (de todas as modalidades, competições e categorias), com a presença de 114 477 Polícias.

Desses, 204 estavam englobados na competição Liga BWIN, tendo a PSP garantido a segurança dos 2.072.030 espetadores (média de 10 157 espetadores/jogo), que frequentaram os recintos das 12 equipas sedeadas na nossa área de responsabilidade. 21 eventos tiveram carácter internacional.

Na época desportiva 2021-2022, e em todas as modalidades, competições e categorias, a PSP concretizou a detenção de mais de 130* pessoas por incumprimento das regras aplicáveis aos eventos desportivos, assegurou a retirada de mais de 120* pessoas do recinto e identificou mais de 800*.

Os principais incidentes reportados foram a posse/uso de artefactos pirotécnicos; seguidos do incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância e invasão de recinto desportivo. *

Na sequência da investigação subsequente (criminal e ou administrativa), a PSP monitorizou e fez cumprir a proibição de frequentar recintos desportivos que recaiu sobre mais de 300* pessoas, tanto por decisão das autoridades judiciárias como por sanção acessória decretada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

No início de mais uma época, 244 adeptos terão de observar a interdição de acesso a recintos desportivos, sob pena de praticarem o crime de desobediência. A PSP continuará a dedicar particular atenção ao cumprimento das medidas decretadas.

Para a época 2022/2023, a PSP prevê o empenhamento dos Polícias em 238 jogos da Liga BWIN, que decorrerão nos recintos de 14 equipas sedeadas nos principais centros urbanos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A Polícia de Segurança Pública, durante a interrupção das principais competições desportivas, reforçou a formação de Polícias em funções de spotting (acompanhamento de adeptos e policiamento específico em reconto desportivo), tendo 25 Polícias frequentado várias dezenas de horas de formação neste domínio.

Espera, igualmente, uma grande envolvência do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto (PNID), serviço de reforço da cooperação policial a nível europeu que assinala este ano 20 anos de atividade.

“Tendo em conta a forte participação das seleções e equipas portuguesas em eventos desportivos internacionais, o PNID concretiza um trabalho fundamental de troca de informação entre as Polícias, permitindo antecipar informação crítica sobre as deslocações de adeptos e acompanhar fenómenos subjacentes. É, assim, promovida a efetiva cooperação policial internacional também por intermédio do acompanhamento pelos nossos Polícias de adeptos portugueses no estrangeiro e, reciprocamente, pelo acolhimento e integração de Polícias de outros países que acompanham adeptos estrangeiros em eventos desportivos em Portugal”, refere a PSP.

A segurança dos milhões de adeptos e agentes desportivos que acompanham o desporto requer o trabalho coordenado de diversas entidades.

Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Corporações de Bombeiros, Empresas de Segurança Privada, Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e Liga Portugal trabalham em conjunto para garantir a sua segurança.

“Desejamos a todos uma boa época, com desportivismo, respeito e tolerância de todos para com todos, em qualquer modalidade, competição e categoria”, apela a PSP.

*Somatório em consolidação; confirmação aquando da publicação do Relatório Anual da Violência no Desporto (RAVID).

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas