Atualidade
“Sun Care Box” reforça presença em pontos turísticos após passagem pelo programa de aceleração Push4Tourism
Com as suas vending machines para acesso fácil a protetores solares
O conceito de máquinas automáticas para venda de produtos de proteção solar foi lançado no verão de 2021 e esse test run teve resultados tão positivos que a Sun Care Box acabou selecionada pelo programa de aceleração Push4Tourism como um dos projetos de inovação setorial apoiado pelo Turismo de Portugal. Com uma estética a lembrar a das cabines telefónicas britânicas, as vending machines patenteadas pelo jovem empresário Luís Teles começaram por conquistar a marca NÍVEA e, agora, estão a convencer hotéis e outros espaços turísticos das zonas mais quentes do país.
Quando a multinacional BEIERSDORF, detentora da icónica marca NÍVEA, se associou ao projeto do português Luís Teles, explicou logo as razões que a convenceram: “A Sun Care Box é uma ideia inovadora pela sua simplicidade, mas também corajosa pela sua abordagem diferente a um produto tradicional”, defendia, então, Gonçalo Sousa Tavares, Country Commercial Manager da marca em Portugal. Um ano depois, o mesmo diretor comercial reforça essa opinião e mantém que as máquinas automáticas para acesso mais fácil e cómodo a protetores solares são uma estratégia decisiva para incentivar comportamentos mais responsáveis nos consumidores que, frequentando zonas balneares e outros pontos geográficos sujeitos a intensa exposição solar, tantas vezes negligenciam a devida proteção por não encontrarem produtos de marcas fidedignas em locais próximos ou só os descobrirem a preços significativamente inflacionados.
“Foi para acabar com isso que criei a Sun Care Box”, recorda Luís Teles, criador e gestor desse conceito de venda automática. “Eu próprio já fiz viagens em que me esqueci de comprar protetor e, depois, com a ânsia de saborear as férias o mais possível, fui direto do aeroporto para o hotel, não vi nenhum local onde pudesse comprar uma marca credível e acabei com um escaldão enorme – que é um risco tremendo em termos oncológicos”.
Definida, assim, a ideia de negócio, a Sun Care Box passou, depois, por um processo de adaptação técnica que, hoje, assegura a cada uma das suas vending machines vários requisitos exigentes: refrigeração interna para garantia da qualidade do produto, capacidade para disponibilizar 250 artigos de várias referências em cada máquina, funcionamento apenas com cartão bancário para maior segurança sanitária, gestão telemétrica para controlo remoto de stocks e baixo consumo energético para sustentabilidade económica e ambiental.
Esse último critério foi, aliás, um dos que convenceu o júri do programa de aceleração Push4Tourism, ao qual o Turismo de Portugal I.P. se associou como sponsor para impulsionar negócios com particular potencial turístico, apoiando-os com a partilha de contactos e boas práticas nesse ecossistema, proporcionando-lhes mentorização individual e patrocinando outras medidas com vista à sua plena capacitação empresarial.
O mérito do projeto de Luís Teles não se fica, contudo, pela sua componente sustentável, como realça Sérgio Póvoas, coordenador nacional do Push4Tourism, ao reconhecer-lhe também inovação, impacto e potencial de escala. “A Sun Care Box procura responder a uma necessidade clara do mercado, tendo características que a tornam facilmente escalável”, defende esse responsável. “O perfil do empreendedor e a capacidade demonstrada até ao momento, já com alguns clientes a testar o conceito, fizeram-nos acreditar que este projeto tem tudo para beneficiar dos conteúdos e do networking do nosso programa, e que daqui irá resultar uma mais-valia significativa em termos de entrada e penetração no mercado”.
Uma cabine amarela no meio do Alentejo
O primeiro test run da Sun Care Box foi na unidade de 4 estrelas que a cadeia Be Live Hotels gere em Armação de Pera, no Algarve, e o que então começou como uma experiência-piloto passou, este ano, a ter caráter efetivo. João Henrique, chefe de receção do Be Live Palmeiras, explica porquê: “As famílias sentem-se mais seguras e protegidas ao adquirir produtos solares na comodidade das nossas instalações e os clientes adoram o conceito da cabine telefónica”.
Esses foram os mesmos motivos pelos quais, este ano, também se associaram ao conceito patenteado por Luís Teles duas outras referências do turismo nacional: a unidade de Évora da cadeia hoteleira Vila Galé e o parque temático algarvio Sand City, apontado pela respetiva direção como o maior festival de esculturas de areia a nível mundial.
Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador do Grupo Vila Galé, reconhece que a Sun Care Box se enquadra na estratégia de inovação desse grupo de hotéis, que tem vindo a estabelecer parcerias com diferentes startups “para testar novos conceitos e ideias“. A instalação da respetiva vending machine a quase 150 quilómetros do ponto da orla costeira mais próximo, cumpre, também, uma missão que Luís Teles define como pedagógica: lembra o consumidor que, dadas as atuais características da radiação solar, “não é apenas na praia que se deve aplicar protetor”.
João Correia, diretor de marketing do Sand City, também percebeu, rapidamente, o potencial das máquinas automáticas patenteadas por Luís Teles. “Quando nos foi apresentado o projeto, ficámos curiosos e, após uma breve introdução, percebemos o seu potencial. O Sand City situa-se numa região com mais de 300 dias de sol por ano, o que nos convida a desfrutar da natureza e outros espaços abertos, e convida à diversão. Mas, por vezes, esquecemo-nos de nos preparar para estes momentos ao ar livre e a Sun Care Box vem colmatar essa lacuna, facilitando a utilização de proteção solar de uma forma divertida, rápida e conveniente”.
Para o criador da Sun Care Box, essa recetividade demonstra que a implementação das máquinas tem sido boa e “não desilude, nem investidores, nem clientes”, refletindo “resultados promissores que só não são mais evidentes porque o investimento para a instalação é relativamente elevado”. Luís Teles admite que o esforço é considerável numa altura em que hotéis, bares de praia, parques temáticos e festivais ainda procuram recuperar das perdas associadas a dois anos de pesadas restrições provocadas pela pandemia, mas declara: “Mais do que um mecanismo de vendas e negócio, uma Sun Care Box é também uma expressão de responsabilidade social por parte dos agentes económicos preocupados com a saúde e o bem-estar dos seus clientes”.
Fotos: DR.
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Este Natal compre Local
Campanha da MEO Empresas leva clientes aos ‘pequenos grandes negócios’
A menos de um mês para o Natal, e numa altura em que os portugueses começam a preparar as compras para o tradicional encontro de família, a MEO Empresas dá continuidade ao desafio lançado em 2023: ‘Este Natal compre local’.
Todos nós conhecemos a expressão “pequenos negócios”. Aquelas lojas onde compramos o nosso bolo preferido, o cabeleireiro que nos conhece tão bem quanto um amigo. A florista que sabe exatamente as flores preferidas da mãe, ou ainda, o senhor da tasca que nos pergunta se queremos o “habitual”.
É graças a estes negócios que nos sentimos uma parte de uma comunidade, porque quando precisamos de algo, há sempre alguém que nos atende ao virar da esquina. É isso que os torna grande negócios.
E para que possam continuar a crescer, a MEO Empresas apoia os pequenos grandes negócios. Apoie-os também e, este Natal, compre local.
Imagem: MEO.
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Barcelos recebe festival de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza
O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, está de volta para a 8ª edição, de 30 de novembro a 1 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.
Durante o próximo fim de semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe novamente dois espetáculos selecionados para representar a Galiza e o Norte de Portugal.
No sábado, pelas 21h30, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no domingo, pelas 15h30, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.
O certame engloba, também, a atribuição dos Prémios Palco de Terra. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.
Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.
Imagem: TB.
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“Viana Coração do Natal” de 6 de dezembro a 5 de janeiro com uma centena de atividades
Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.
Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade.
Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada. Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense (12.000 sacos de pano).
Os bilhetes para a Pista de Gelo (eco) e para o Minicomboio estarão à venda no Museu do Traje, por um custo de 1 euro por equipamento. As animações estão programadas para crianças dos 3 aos 12 anos e vão funcionar sexta e sábado das 12h00 às 22h00 e, de domingo a quinta, das 15h00 às 19h30.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que tem existido “esforço e dedicação para preparar este período especial, envolvendo a cidade com o ambiente e espírito natalício”, num investimento direto que, este ano, ascende a 400 mil euros por parte da autarquia.
“Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade”, garantiu.
Também o Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, assegura que a parceria entre o município e a AEDVC “corre muito bem desde 2019 e tem trazido muita gente à cidade”. Este ano, a cidade conta com mais de 30 ruas, seis praças e quatro rotundas iluminadas, abrangendo, em jeito de novidade, o Largo Maestro José Pedro, o Jardim D. Fernando e a Avenida Campo do Castelo, dando resposta aos pedidos dos comerciantes.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que, este ano, o Mercado de Natal acontece em três espaços da cidade, convidando à circulação de vianenses e visitantes: Porta Mexia Galvão, Largo Maestro José Pedro e Praça da Liberdade, com cerca de três dezenas de artesãos do concelho vianense.
No dia 6 de dezembro, inaugura a exposição “O Presépio tradicional” no Antigos Paços do Concelho, que ficará exposta até final do ano.
De 6 de dezembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Todos os dias, de 6 a 23 de dezembro, existem Atividades Infantis de Natal, distribuídas entre os três espaços (consultar programa completo), cativando os mais novos e convidando a momentos em família.
O programa inclui diversos momentos de Animação de Rua, com a participação de grupos e coletividades locais. Na sexta-feira, dia 6, as arruadas arrancam com a Filarmónica de Vila Nova de Anha, pelas 18h00, seguindo-se um momento musical com Viana D’Arcus nos Antigos Paços do Concelho, às 18h30.
Sérgio Carvalhosa, Tuna de Veteranos, Escola de Música de Perre, Banda de Gaitas de Cardielos, Azeituna, DIXIE Band (ZEPAM) e Hinoportuna são nomes que integram esta programação natalícia.
Sábado, 7 de dezembro, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz.
Sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h00 e 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Seiva Trupe com “Himalaya: A Invenção do Sol”.
Sábado, dia 14, às 15h00, o Feirão do Mel promete animar a Praça da República. Nesse dia, entre as 14h30 e as 16h30, o convite, também na praça rainha, é para a atividade “Carta ao Pai Natal – escreve a tua”.
Nesse fim de semana, dias 14 e 15, das 15h00 às 16h00, será também dinamizado o workshop “Funny Cook – Os miúdos também cozinham!”, na tenda da Praça da Liberdade.
No sábado, 14, às 21h00, e domingo, 15, às 17h00, a Igreja de São Domingos recebe Concertos de Natal com Orquestra Sinfónica | ARTEAM e Coro VianaVocale.
Sábado, dia 14, às 21h30, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Na semana de 16 a 23 de dezembro, o Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA, sempre das 15h00 às 20h00.
Nos dias 17, 22 e 23, sempre às 17h00, O Bicho Papelão promove o teatro “O Primeiro Natal do Pai Natal e Corre Corre Cabacinha” pela cidade.
Sexta-feira, dia 20, Oldies But Goldies – Dos 60 aos 90, com DJ Vítor Coutinho, das 21h00 às 23h00, no Largo Maestro José Pedro (ou Praça da Liberdade).
Na tarde de sábado, 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30. A Chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. Nessa noite, às 21h30, o Teatro Municipal recebe 5.º JAZZ, projeto musical em quinteto instrumental, com piano, bateria, baixo, guitarra e saxofone/clarinete.
No domingo, 22, às 16h00, Canções de Natal (A Casa-Viana) na Praça da República.
Terça-feira, 24 de dezembro, das 10h00 às 20h00, a Praça da República é palco do popular evento “Viana, Moscatel e Banana”.
Dias 27 e 28 de dezembro, das 21h00 às 23h00, a Praça da Liberdade acolhe Moonrise.
A Passagem de Ano está a ser programada para o Centro Cultural. O novo ano arranca como habitualmente, a 1 de janeiro, às 17h00, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, volta a promover o concurso “Viana é Natal”. Este concurso tem como objetivo a promoção e a revitalização do comércio local em Viana do Castelo, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes.
Terá início a 30 de novembro e término a 07 de janeiro de 2025, podendo participar todas as pessoas singulares que façam compras nos estabelecimentos aderentes. Serão atribuídos 12 prémios, num total de 1.500€ em Vales de Compras, num sorteio a realizar no dia 09 de janeiro de 2025, pelas 15h00, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República.
É, ainda, promovido o habitual concurso de montras de Natal, que irá distribuir três prémios no valor total de 650 euros. A partir de 6 de dezembro, será também garantida a sonorização das ruas, promovendo o espírito natalício com músicas festivas.
Foto: CMVC.
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