Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” dirigem carta aberta ao Município de Mora

Em causa a proliferação de jacintos-de-água no Açude do Furadouro

Publicado

on

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) promoveu um Roteiro pelo Sul, no âmbito da Campanha SOS Natureza, que consistia em diversas iniciativas de reconhecimento de problemas ambientais do distrito de Évora, Beja e Algarve.

No distrito de Évora o PEV, em visita ao Município de Mora e ao Açude do Furadouro, constatou que existe uma preocupante proliferação de jacintos-de-água, situação também reportada pelos membros da Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção, com quem também Os Verdes reuniram e que, entre outros assuntos, demonstraram grande preocupação com este atentado ambiental que é a proliferação desta invasora aquática tão resistente.

“A proliferação do jacinto-de-água está a constituir-se como uma ameaça ambiental grave para os cursos de água do país, exigindo-se medidas efetivas de controlo mesmo que as intervenções sejam difíceis e onerosas pois as operações de remoção desta espécie são sobretudo mecânicas ou mesmo manuais”, começa por referir o PEV.

“Perante esta gravidade ambiental exige-se uma ação concertada a nível nacional para o controlo e remoção. Numa época de seca, em que os distritos a Sul são os mais afetados é urgente que se tomem medidas de gestão dos recursos hídricos para que não seja tarde demais”, assevera.

“É neste sentido, que o Partido Ecologista Os Verdes dirige à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Mora uma Carta Aberta, alertando para a necessidade de uma atuação urgente por parte do município para pressionar o ICNF, visto que existem verbas no Fundo Ambiental que podem financiar as operações de remoção do jacinto-de-água com o apoio técnico e especializado, que devem iniciar-se o quanto antes”, continua.

“O Partido Ecologista Os Verdes considera absolutamente imprescindível que o Município de Mora responda às preocupações da população e das associações ambientais locais, relativamente a este grave problema ambiental, e que divulgue que plano ou que medidas foram tomadas junto do ICNF ou do Ministério do Ambiente e da Ação Climática para que seja salvaguardada a qualidade da água, a biodiversidade local e para que o Açude do Furadouro continue a ser um local seguro para o usufruto da população e dos projetos agrícolas”, conclui.

Foto: PEV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas