Atualidade
Anadia: Município leva livros às escolas e instituições de solidariedade social
Projetos “Bibliosocial” e “Biblioescola”
O Município de Anadia, através da Biblioteca Municipal, está a dinamizar os projetos “Bibliosocial” e “Biblioescola”, os quais consistem em levar livros, CD’s, DVD’s e revistas a todos os utentes das Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, bem como a todos os alunos que frequentem o ensino pré-escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico.
Esta iniciativa tem, ao longo dos anos, conseguido uma adesão muito significativa por parte de professores, educadores e utentes.
No que respeita à “Bibliosocial”, cada IPSS recebe um número máximo de livros, DVD’s, CD’s e revistas equivalente ao número de utentes de cada valência. Os objetivos passam por estimular e fortalecer hábitos de leitura, assim como apoiar a educação individual e a autoformação, bem como a educação formal.
Relativamente à “BiblioEscola”, cada turma recebe um número de livros, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, equivalente ao número de alunos que a compõem. Pretende-se, com este projeto, apoiar a educação formal; tornar acessível a todas as crianças o livro e a informação; e envolver a comunidade escolar num projeto social comum. Promover o livro e a leitura, enquanto pilares fundamentais do desenvolvimento das literacias é outro dos objetivos.
Foto: CMA.
Atualidade
Valença avança com reabilitação e ampliação do Centro de Saúde
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/valencaCerntrodesaude-e1739195655142.jpg)
A Câmara Municipal de Valença aprovou, por unanimidade, a abertura do concurso público para a empreitada de “Reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença”, na última reunião do Executivo Municipal.
2 milhões e 700 mil euros é o preço base do concurso, num investimento a lançar pela Câmara Municipal de Valença, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
A obra contempla a requalificação do edifício existente, datado de 1991, e a construção de um novo bloco, a poente, com 2 pisos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, “Esta é uma obra urgente, prioritária e muito desejada por todos os valencianos e pretende criar todas as condições para uma resposta de serviços de saúde primários e de especialidades mais rica e qualificada em Valença”.
Com estes grandes investimentos de requalificação e ampliação do Centro de Saúde, a Câmara Municipal acredita que estão a ser criadas as condições para a conquista de mais especialidades médicas acessíveis aos utentes e para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP).
A saúde é uma das linhas de atuação prioritárias da Câmara Municipal de Valença que tudo tem feito junto da ULSAM e da tutela, pela melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados pelo Centro de Saúde de Valença, à população valenciana.
Recorde-se que, ao dia de hoje, o Centro de Saúde de Valença dispõe, de sete consultas hospitalares de especialidade, nomeadamente Endocrinologia, Pediatria, Oftalmologia, Psiquiatria, Psicologia, Hemoterapia e ainda Psicologia do CRI, que servem os utentes dos concelhos de Valença, Monção e Melgaço.
Na área da medicina Geral e familiar, nomeadamente a respeitante à saúde de adultos, saúde infantil e juvenil, planeamento familiar, saúde materna e domicílios, o Centro de Saúde conta, atualmente, com um corpo clínico constituído por 10 médicos e 10 enfermeiros.
Foto: CMV.
Atualidade
Estudo sobre o tubarão-azul sublinha a importância da proteção e da preservação dos canhões submarinos
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Prionace-glauca-Frederica-Almada-2-e1739195580776.jpg)
Estudo revela padrões de comportamento do tubarão-azul e o impacto do ruído de barcos na espécie. Crucial na manutenção da estabilidade e da saúde dos ecossistemas marinhos, o tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial. Classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela União Internacional para a Conservação da Natureza, em 2019, em Portugal é frequentemente vítima da frota do palangre de superfície, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte.
Investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente colocaram sistemas de câmaras remotas com isco ao largo da costa do Parque Natural da Arrábida para observar e caracterizar padrões de comportamento de tubarão-azul (Prionace glauca), e o efeito do ruído de embarcações em termos de alterações comportamentais. Um estudo realizado no âmbito da tese de Doutoramento da investigadora Noélia Ríos, inserida no projeto INFORBIOMARES, acabado de publicar na revista Marine Ecology Progress Series.
Bastante sensíveis, estas espécies são muito difíceis de observar e estudar, sobretudo no que diz respeito ao seu comportamento em meio natural. As câmaras colocadas pelos investigadores conseguiram registar os comportamentos de 79 tubarões, revelando padrões distintos entre juvenis e adultos consoante a estação do ano e a distância à costa.
A investigação revelou que tubarões juvenis foram avistados mais frequentemente em águas menos profundas e durante a primavera, o que coincide com a época de reprodução da espécie, reforçando, assim, a enorme importância da área ao largo do Parque Natural da Arrábida, na zona do canhão de Lisboa, como potencial zona de berçário para o tubarão-azul. Estas observações levam os investigadores a defender a necessidade de olhar para os canhões submarinos como zonas a proteger e preservar.
O estudo revelou também que, na presença de ruído de embarcações, os tubarões-azuis alteraram alguns padrões comportamentais, sugerindo que pode existir um efeito oculto do ruído sobre a eficiência na procura e captura de alimento, abrindo caminho a mais estudos dedicados que confirmem essa hipótese.
Os tubarões desempenham um papel crucial na manutenção da estabilidade e saúde dos ecossistemas marinhos. A pesca comercial excessiva destas espécies, com pesca dirigida ou acessória, exerce uma enorme pressão nas populações de tubarões a nível global, provocando desequilíbrios ecológicos com repercussões em todo o ecossistema.
O tubarão-azul é uma das espécies de tubarão mais capturadas a nível mundial, e em 2019 foi classificado como ‘Quase Ameaçado’ pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN. Em Portugal, é a espécie de tubarão mais capturada pela frota do palangre de superfície, uma pesca realizada com linhas e anzóis, dirigida a grandes peixes como o atum e o espadarte, mas que frequentemente captura tubarões, atraídos pelo isco.
Foto: Frederica Almada.
Atualidade
Aeroporto de Lisboa: Apreensão de relógio desaparecido no RX
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Anexo-CI-REF.a-153.PSP_.LX_.25-e1739195515653.jpg)
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, no dia 31 de janeiro, apreendeu um relógio que estava desaparecido na área de rastreio de passageiros.
Após denúncia, no dia 18 de janeiro, o proprietário afirmou que após ter passado o pórtico de rastreio deixou por esquecimento num tabuleiro de uma das passadeiras das máquinas do RX, um relógio, com numeração de série, de reconhecida marca internacional e de elevado valor monetário.
Após ter regressado de viagem no dia 29 de janeiro, verificou, na secção de perdidos e achados, que até aquela data ninguém havia entregue o achado. Pelas diligências imediatas garantidas pela PSP, conseguiu-se chegar à identificação do suspeito, sendo um vigilante da empresa de segurança que laborava naquela posição e, de forma dissimulada, ficou com ele e que, depois de confrontado, tentou colocá-lo junto de outros artigos ali deixados.
Pela suspeita, foi-lhe retirado o cartão de identificação aeroportuário impedindo que desempenhe funções naquele local do aeroporto, nos termos da Lei.
Aquando da abordagem policial, foi possível apreender, um relógio de marca Breitling (avaliado em cerca de três mil euros).
A investigação segue termos e o artigo será entregue ao seu legítimo proprietário.
Foi constituído arguido e prestou termo de identidade e residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação