Connect with us

Atualidade

Caravela Vera Cruz em Viana do Castelo no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”

Publicado

on

A Caravela Vera Cruz chegou ontem a Viana do Castelo, no âmbito do cruzeiro inaugural do “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, estando aberta para visitas gratuitas das escolas e do público em geral ao longo do dia de hoje. Durante a sua passagem por Viana do Castelo, a Caravela está acostada na doca comercial junto ao Navio Gil Eannes, com as cerca de 20 embarcações de recreio que estão a fazer esta “peregrinação marítima”.

Assim, esta quinta-feira, as visitas acontecem das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma réplica exata das antigas caravelas usadas durante a expansão portuguesa nos séculos XV e XI e conhecer melhor as técnicas de navegação da altura, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo neste tipo de embarcação.

Os tripulantes do cruzeiro, num total de cerca de 150 participantes, foram ontem recebidos no Centro Cultural de Viana do Castelo por representantes de várias entidades. O vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino assegurou que “Viana do Castelo tem uma identidade cultural muito rica”. “Estamos aqui a falar de um Caminho Marítimo de Santiago numa cidade que foi o segundo maior porto comercial do reino de Portugal, com relações importantes com o Brasil e o norte da Europa”, recordou o responsável.

“O nosso património imaterial e cultural é vasto. Temos 26 grupos folclóricos no concelho, temos bandas filarmónicas, 260 associações culturais, recreativas e desportivas, que testemunham o maior património de Viana do Castelo, que são as suas gentes. (…) Para este Caminho Marítimo, damos os contributos que temos no território para esta marca identitária. Temos, em Castelo do Neiva, a Igreja Paroquial que representa o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol, sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862”, indicou Manuel Vitorino.

Atuação do Rancho (Foto: CMVC)

António José Correia, da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, elogiou “o casamento entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a CIM do Alto Minho, que coordena a Estação Náutica do Alto Minho, e toda a comunidade que preparou este acolhimento”. “Este é um cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago e, pela experiência que temos vivido, vamos já selar um próximo cruzeiro porque todos têm manifestado interesse numa reedição”, afirmou.

“Mais importante é o trabalho que estamos a fazer em colocar, estruturar e identificar tudo aquilo que é o património que aqui temos”, declarou o responsável.

Bruno Caldas, da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, considerou que este é um projeto “sonhador e pioneiro que encaixa que nem uma luva no território do Alto Minho”. A CIM Alto Minho, através dos dez municípios, tem vindo a trabalhar na promoção turística e de valorização dos recursos do território sempre “numa lógica de ligação com o mar, o rio, a montanha, a cultura, as tradições e o saber bem receber”.

O “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, composto por nove etapas em Portugal, teve início em Vila Real de Santo António, no passado dia 28 de maio, com paragens em Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche/Nazaré, Ria de Aveiro, Leixões e, agora, Viana do Castelo. Segue rumo à Galiza, passando por Baiona, Vila Garcia de Arousa e Padrón. A partir de Padrón, o percurso faz-se a pé até Santiago de Compostela, num total de 12 km, com chegada prevista a 13 de junho.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas