Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Feminina de Sub-21 ruma a Montenegro para o Europeu

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-21 Femininos viaja, hoje, para Podgorica, capital de Montenegro, onde vai disputar, de 19 a 21 de maio, a Pool E de Qualificação para o respetivo Campeonato da Europa.

Na Pool E, a disputar no SC Verde de Podgorica, a Seleção Nacional, liderada por João Santos, vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia.

O Selecionador Nacional faz o ponto da situação: “Durante a semana transata, conseguimos observar 20 atletas e decidir quais as 12 que seguirão para a competição. Fazemos hoje [ndr: ontem] o último treino em Portugal com o grupo alargado e viajamos amanhã [ndr: hoje] para Montenegro com o grupo final. Não foi, de todo, a preparação desejada, mas a possível, tendo em conta todas as circunstâncias. Atendendo ao período competitivo e académico, não foi possível ter o grupo completo reunido em estágio como gostaríamos, mas, por outro lado, as atletas chegarão à prova com bastante ritmo e acreditamos no trabalho que desenvolveram durante a época nos clubes“, salienta João Santos, acrescentando: “Julgo que este grupo é bastante heterogéneo em relação à experiência das atletas, e foi um fator a ter em conta na escolha das 12 que vão à competição. Algumas das atletas, como é o caso da Amanda Cavalcanti, da Alice Clemente e da Maria Reis Lopes, já têm bastante experiência, quer em equipas seniores na Liga Lidl, quer nos trabalhos da Seleção Sénior em anos transatos, contudo, tentámos também integrar algumas atletas que não têm tanta experiência e que acreditamos que possam fazer parte das próximas gerações“.

Quanto a expectativas relativamente à fase de qualificação para o Europeu, o primeiro na categoria de Sub-21 Femininos, “o objetivo é conseguir uma das sete vagas que dão acesso à fase final do Europeu. O primeiro lugar do grupo assegura a qualificação, os três melhores segundos também se qualificam. Portugal nunca conseguiu estar presente numa fase final do Europeu em escalões de formação femininos, e isso só por si revela a dificuldade da missão, mas o grupo acredita que é possível e iremos, jogo a jogo, lutar pelo nosso objetivo. A Turquia é a favorita ao primeiro lugar do grupo, pois grande parte das atletas foram campeãs da Europa de Sub-19 em 2020 e é um país com bastante tradição no Voleibol mundial. Montenegro, ao ser organizador de uma das pools, seguramente também acredita na qualificação para a fase seguinte. Não conseguimos reunir as informações que pretendíamos acerca das seleções que vamos defrontar, pelo que tentaremos conhecer e estudar os adversários com o decorrer da competição“, conclui João Santos.

A comitiva para Podgorica

Boavista FC

Rita Benídio

Castêlo da Maia GC

Matilde Mouta

GC Vilacondense

Bruna Guedes

Marlene Pereira

Leixões SC

Beatriz Cerveira

Lusófona VC

Raissa Cassamá

PV2014 – Ac. Vol. Colégio Efanor

Ana Monteiro

Bruna Correia

Maria Reis Lopes

SL Benfica

Alice Clemente

Marisa Pardal

Sporting CP

Amanda Cavalcanti

…………………

Team Manager – Arnaldo Rocha

Treinador Principal – João Santos

Treinadora Adjunta – Beatriz Santos

Fisioterapeuta – Jhony Gomes

A Seleção Nacional de Sub-21 vai defrontar as suas congéneres de Montenegro, Islândia e Turquia, na Pool E, a disputar em Montenegro, de 19 a 22 de maio.

Pool A (Sérvia) – Dinamarca, Letónia e Sérvia

Pool B (Polónia) – República Checa, Hungria, Polónia e Ucrânia

Pool D (Áustria) – Áustria, Bulgária, Ilhas Faroé e Israel

Pool E (Montenegro) – Islândia, Montenegro, PORTUGAL e Turquia

A fase final será realizada em Cerignola e Andria, na Itália, de 12 a 17 de julho de 2022.

Imagem: FPV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Junior Tour de Surf: Martim Nunes e Erica Máximo vencem em Viana do Castelo

Publicado

on

Martim Nunes e Erica Máximo conquistaram, este domingo, o triunfo no Projunior Viana do Castelo, segunda etapa do Junior Tour 2024, circuito que define os títulos nacionais Sub-20. Esta foi a segunda vitória em outras tantas etapas para Martim, enquanto Erica estreou-se a vencer na temporada, depois de uma etapa que contou com ondas na casa de 1 metro na praia da Arda, em Viana do Castelo.

O atual bicampeão nacional Pro Junior esteve em grande plano ao longo de todo o evento, conseguindo notas altas nas várias rondas disputadas. Prova disso foram os 15,25 pontos conquistados na ronda 2, que foi o melhor score do evento. Para garantir a vitória, Nunes superou na final Francisco Ordonhas, depois de somar 13,75 pontos, contra 11,65 do adversário.

“Estou muito feliz por ter vencido em Viana do Castelo, sobretudo por este triunfo anteceder a temporada do Pro Junior Europeu, que tem início dentro de dias, em Marrocos”, começou por afirmar Martim Nunes. “Foi um campeonato importante, em que consegui mostrar bom surf, o que me deixa motivado para o que aí vem. Também estou muito contente por ter disputado a final com o Francisco Ordonhas, que é um grande amigo e também surfou muito bem neste evento”, rematou.

Salvador Vala e Francisco Mittermayer fecharam a etapa, ambos, no 3º posto, depois de terem sido derrotados nas meias-finais por Martim Nunes e Francisco Ordonhas, respetivamente.

Na prova feminina, houve equilíbrio até ao final, com Erica Máximo a sobressair face à concorrência na reta final desta etapa. Nas meias-finais registaram-se as grandes surpresas do campeonato, com Maria Dias a eliminar a líder do ranking Maria Salgado e Erica Máximo a derrotar a campeã nacional Sub-20 em título Gabriela Dinis. Na grande final, Erica Máximo somou 11,75 pontos para superar Maria Dias.

“Estou muito feliz com a vitória”, começou por dizer Erica Máximo, após a final em Viana do Castelo. “Tinha começado o ano com um 3º lugar e, agora, este resultado dá-me um reforço de confiança para o resto da época. Foi um campeonato com condições um pouco difíceis, mas na final consegui encontrar uma boa onda, que me permitiu gerir o resto do heat. Fiquei mesmo muito feliz pelo triunfo e espero que o sucesso se repita nas próximas provas”, frisou.

Com este triunfo, Martim Nunes isolou-se ainda mais na liderança do ranking masculino, colocando-se em boa posição para conquistar o título nacional Sub-20 pelo terceiro ano consecutivo, tendo já uma vantagem de 530 pontos para o vice-líder Francisco Ordonhas. Já no lado feminino, Erica Máximo alcançou Maria Salgado na liderança, com campeã em título, Gabriela Dinis, a ocupar a 3ª posição do ranking, a 140 pontos da dupla da frente.

São Jacinto, em Aveiro, recebe a terceira e penúltima etapa do Junior Tour, que acontece a 13 e 14 de julho e poderá ser determinante para as contas dos títulos nacionais de Sub-20.

Resultados Projunior Via do Castelo:

Final masculina: Martim Nunes 13,75 vs. Francisco Ordonhas 11,65 pontos

Final feminina: Erica Máximo 11,75 vs. Maria Dias 8,25 pontos

Melhor onda masculina: Martim Nunes e Francisco Ordonhas 8,00 pontos

Melhor onda feminina: Gabriela Dinis 8,50 pontos

A segunda etapa do Junior Tour foi uma prova organizada pelo Surf Clube de Viana e pela Associação Nacional de Surfistas, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Instituto Português da Juventude, Fundação do Desporto e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf. Esta prova tem o patrocínio da Quiksilver e da Roxy e conta com os media partners Surftotal, Beachcam e ONFIRE Surf Mag.

Foto: ANS.

Continuar a ler

Atualidade

Valença Sangria Spring Fest

Publicado

on

Valença recebe a primeira edição da “Sangria Spring Fest”, no fim de semana de 25 e 26 de maio, no jardim do Antigo Colégio Português.

Dois dias com muita música, sangria e uma grande diversidade de pizzas prometem proporcionar duas tardes e inícios de noite verdadeiramente únicas em Valença.

A sangria é o motivo do encontro e a oferta vai ser variada. A praça da alimentação, nesta primeira edição, estará localizada no centro do recinto e disponibilizará uma ampla diversidade de pizzas.

No sábado, 25 de maio, o recinto estará aberto das 11h00 às 02h00 e no domingo, 26 de maio, entre as 11h00 e as 21h00.

Este é o primeiro evento a ser dinamizado nas instalações do Antigo Colégio Português, um edifício icónico da cidade, recentemente adquirido pela Câmara Municipal.

Seis concertos com uma ampla diversidade estilística prometem animar o recinto.

Programa de Concertos

25 de maio

15h30 – Eliseu Matos (world music)

22h00 – 80&tais (anos 80)

00h00 – Dj Emanuel (Remember Indústria Agrícola)

26 de maio

13h00 Savio (Sons do Brasil)

16h00 Dario e Marlene – convidado especial David Pereira (world music)

19h00 – Non Talkers

Imagem: CMV.

Continuar a ler

Mais lidas