Connect with us

Atualidade

Algarve: Alterações climáticas obrigam a mudar paradigma e a encontrar soluções de futuro

Publicado

on

No âmbito do Dia da Europa 2022, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Europe Direct Algarve promoveram uma conferência-debate sobre o tema das alterações climáticas, na qual participaram Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Luis Filipe Dias, coordenador do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC – AMAL), António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e Pedro Coelho, Diretor Regional da Agência Portuguesa do Ambiente.

Moderada pelo jornalista Duarte Baltazar (RTP), ele próprio galardoado com o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, a Conferência-Debate contou com a participação de dezenas de representantes das instituições e entidades regionais púbicas e privadas e de jovens das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, seguindo-se um concerto musical pela União, com a participação da Associação Filarmónica de Faro e do Grupo Coral Ossónoba.

Na intervenção de abertura, o Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, evocou o legado de “Jean Monet e Robert Schuman, pais fundadores da União Europeia, assim como todas e todos os que foram construindo o projeto europeu, de uma União que tem entre os seus objetivos a promoção da Paz, dos seus valores e o bem-estar dos seus Povos, defendendo a urgência de se restabelecer a Paz na Ucrânia, de terminar uma invasão e uma guerra em violação do direito internacional.”

Sobre a temática das Alterações Climáticas, o Presidente da CCDR Algarve destacou “o pioneirismo da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), ao adotar um Plano intermunicipal de ação no domínio das alterações climáticas”, sublinhando a necessidade de “planear, articular e atuar a nível regional e supramunicipal, ao nível intermunicipal, ao nível do Município e da Freguesia “.

Segundo José Apolinário, o PIAAC-AMAL “constituiu um passo em frente, um passo pioneiro de cooperação e concertação intermunicipal, neste pensar global e agir local”, destacando igualmente “o ambicioso trabalho em curso no Município de Loulé, com o Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, que esteve em consulta pública ao longo do ano de 2021, bem como os trabalhos em curso e os documentos já aprovados por Municípios como Lagos, em fase de intensa participação, de Faro, entre outros que mais recentemente  iniciaram este percurso”.

“Aqui chegados, importa deixar claro que em matéria de alterações climáticas, ao nível global como na nossa região, não basta fazer mais do mesmo, ainda que um pouco mais eficiente ou até um pouco mais inovador”, concluiu José Apolinário, salientando que “as alterações climáticas exigem uma mudança de paradigma, colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar, à nossa escala contribuir para Salvar o Planeta, cumprindo os compromissos dos Acordos de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “.

Nas suas apresentações, Filipe Duarte Santos, Luis Filipe Dias, António Miguel Pina e Pedro Coelho focaram-se nos resultados dos trabalhos desenvolvidos no aprofundamento e monitorização dos estudos e opções incluídos no PIAAC-AMAL e no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA-Alg), tendo o presidente da AMAL sublinhado a determinação dos Autarcas no desenvolvimento das soluções mais adequadas para resolver os problemas da falta de água, em parceria com o Governo e a sociedade civil, e a importância do envolvimento das gerações mais jovens nesta temática, considerando que grande parte dos impactos acontecerão no médio-longo prazo.

O Dia da Europa 2022 no Algarve é uma iniciativa conjunta da CCDR Algarve, Europe Direct Algarve, Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, em parceria com AMAL, Universidade do Algarve, Municípios de Faro e Monchique, Associação Vicentina, Associação Filarmónica de Faro e Grupo Coral Ossónoba.

Foto: CCDR-A.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas