Connect with us

Atualidade

Algarve: Alterações climáticas obrigam a mudar paradigma e a encontrar soluções de futuro

Publicado

on

No âmbito do Dia da Europa 2022, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e o Europe Direct Algarve promoveram uma conferência-debate sobre o tema das alterações climáticas, na qual participaram Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Luis Filipe Dias, coordenador do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC – AMAL), António Miguel Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), e Pedro Coelho, Diretor Regional da Agência Portuguesa do Ambiente.

Moderada pelo jornalista Duarte Baltazar (RTP), ele próprio galardoado com o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, a Conferência-Debate contou com a participação de dezenas de representantes das instituições e entidades regionais púbicas e privadas e de jovens das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, seguindo-se um concerto musical pela União, com a participação da Associação Filarmónica de Faro e do Grupo Coral Ossónoba.

Na intervenção de abertura, o Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, evocou o legado de “Jean Monet e Robert Schuman, pais fundadores da União Europeia, assim como todas e todos os que foram construindo o projeto europeu, de uma União que tem entre os seus objetivos a promoção da Paz, dos seus valores e o bem-estar dos seus Povos, defendendo a urgência de se restabelecer a Paz na Ucrânia, de terminar uma invasão e uma guerra em violação do direito internacional.”

Sobre a temática das Alterações Climáticas, o Presidente da CCDR Algarve destacou “o pioneirismo da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), ao adotar um Plano intermunicipal de ação no domínio das alterações climáticas”, sublinhando a necessidade de “planear, articular e atuar a nível regional e supramunicipal, ao nível intermunicipal, ao nível do Município e da Freguesia “.

Segundo José Apolinário, o PIAAC-AMAL “constituiu um passo em frente, um passo pioneiro de cooperação e concertação intermunicipal, neste pensar global e agir local”, destacando igualmente “o ambicioso trabalho em curso no Município de Loulé, com o Plano Municipal de Ação Climática de Loulé, que esteve em consulta pública ao longo do ano de 2021, bem como os trabalhos em curso e os documentos já aprovados por Municípios como Lagos, em fase de intensa participação, de Faro, entre outros que mais recentemente  iniciaram este percurso”.

“Aqui chegados, importa deixar claro que em matéria de alterações climáticas, ao nível global como na nossa região, não basta fazer mais do mesmo, ainda que um pouco mais eficiente ou até um pouco mais inovador”, concluiu José Apolinário, salientando que “as alterações climáticas exigem uma mudança de paradigma, colocando as pessoas e o planeta em primeiro lugar, à nossa escala contribuir para Salvar o Planeta, cumprindo os compromissos dos Acordos de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 “.

Nas suas apresentações, Filipe Duarte Santos, Luis Filipe Dias, António Miguel Pina e Pedro Coelho focaram-se nos resultados dos trabalhos desenvolvidos no aprofundamento e monitorização dos estudos e opções incluídos no PIAAC-AMAL e no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA-Alg), tendo o presidente da AMAL sublinhado a determinação dos Autarcas no desenvolvimento das soluções mais adequadas para resolver os problemas da falta de água, em parceria com o Governo e a sociedade civil, e a importância do envolvimento das gerações mais jovens nesta temática, considerando que grande parte dos impactos acontecerão no médio-longo prazo.

O Dia da Europa 2022 no Algarve é uma iniciativa conjunta da CCDR Algarve, Europe Direct Algarve, Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, em parceria com AMAL, Universidade do Algarve, Municípios de Faro e Monchique, Associação Vicentina, Associação Filarmónica de Faro e Grupo Coral Ossónoba.

Foto: CCDR-A.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas