Connect with us

Atualidade

2ª edição do Ciclo de Órgão de Viana do Castelo com concertos, masterclasses e conferências

De 1 a 9 de outubro

Publicado

on

A segunda edição do Ciclo de Órgão de Viana do Castelo acontece de 1 a 9 de outubro e inclui concertos, masterclasses e conferências. O evento, promovido pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, e visa valorizar este instrumento e o património construído. Este ciclo pretende, igualmente, sensibilizar para a importância do restauro e manutenção dos órgãos, assim como para a sua regular e criteriosa utilização.

O Bispo da Diocese, D. João Lavrador, referiu que “valorizar o órgão, sobretudo o órgão clássico, é muito importante”. “É uma obrigação fazer a devida recuperação dos órgãos, até porque serve de estímulo para o presente. A cultura é para todos e os órgãos devem ser usufruídos por todos”, indicou na conferência de imprensa de apresentação do evento.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que este é um projeto diferente, “que marca de forma muito positiva o concelho”, assegurando que este evento “valoriza o restauro e o trabalho de dinamização do património religioso de Viana do Castelo, que traz vida a estes equipamentos”.

O pároco Tiago Rodrigues, do Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo, referiu que “hoje, a consciência do órgão e do restauro é diferente e mais consciente, procurando preservar as caraterísticas originais de cada instrumento”.

“Viana do Castelo tem 22 preciosidades, estando 16 delas silenciadas há talvez mais de meio século. Seis destas preciosidades serão utilizadas nesta segunda edição deste ciclo”, declarou, assegurando que este evento quer valorizar estes instrumentos “na dimensão cultural, pedagógica e pastoral”.

O Ciclo arranca dia 01 de outubro, na Igreja da Misericórdia, às 21h00, com Órgão Solo, por Fernando Miguel Jalôto. Dia 02 de outubro, a Igreja de Serreleis acolhe, às 16h00, Órgão e Trompete Barroco, por António Pedrosa (órgão) e João Milheiro.

No dia 05 de outubro, a Igreja de São Domingos recebe, às 16h00, Órgão e Coro, com Diogo Zão (órgão) e Coro de Pequenos Cantores de Esposende. Dia 07 de outubro, às 21h00, a Igreja da Areosa é palco de um concerto de Órgão e Soprano, por Bruno Teixeira (órgão) e Daniela Matos.

A 08 de outubro, a Igreja da Senhora da Agonia acolhe, às 21h00, Órgão e Flauta Transversal, por André Bandeira (órgão) e Olavo Barros. A encerrar o ciclo de concertos, a Sé Catedral recebe, às 15h30 de 09 de outubro, Órgão e Coro, com Ricardo Toste (órgão) e Moços do Coro.

O Ciclo de Órgão integra, ainda, masterclasses e formação. Dias 01 e 08 de outubro, a Academia de Música de Viana do Castelo promove, entre as 14h00 e as 17h00, Improvisação ao Teclado, com Samuel Pinto.

Na formação, dia 05, a Igreja da Misericórdia recebe a iniciativa “Conhecer o interior do órgão de tubos”, visita guiada por Dinarte Machado, entre as 10h00 e as 12h30. A 08 de outubro, a Igreja de Serreleis promove um Encontro de Organistas Paroquiais, entre as 10h00 e as 12h30, com a presença de Samuel Pinto.

Neste evento poderão, assim, ser escutados seis órgãos: da Igreja da Misericórdia, datado de 1721; da Sé Catedral, de 1790; da Igreja Paroquial da Areosa, de 1806; da Igreja de São Domingos, do início do século XIX; da Igreja Paroquial de Serreleis, de 1793; e na Igreja da Senhora da Agonia, que tem um órgão a necessitar de restauro, será possível ouvir um órgão positivo.

Foto: CMVC.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas