Connect with us

Atualidade

XXIII Edição dos Dias Medievais em Castro Marim

Publicado

on

Os Dias Medievais estão de regresso, naquela que será a sua 23ª edição, de 24 a 28 de agosto, depois de dois anos de ausência devido à pandemia. Cabe agora retomar, com a devida cautela, aquele que é o maior evento de Castro Marim, com todo o rigor histórico a que habituou quem o visita.

Durante cinco animados dias e cinco misteriosas noites, as pessoas são convidadas a regressar à época mais intrigante da história, num evento que se distingue pela preocupação com o rigor histórico e pela participação de mais de 30 grupos de animação, nacionais e internacionais, alguns só com presença em Castro Marim. Por palcos distintos da vila, desde o mercado medieval até ao Castelo, poderão conhecer a diversidade de artes e performances, desde teatros de rua, grupos “pasa calles”, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, música medieval, música e dança árabe-oriental, música sacra, danças medievais, encantadores de serpentes, arruadas e, ainda, demonstrações de falcoaria.

Embora a animação circule por todo o recinto, o Castelo é o palco principal dos Dias Medievais em Castro Marim. Sendo este o cenário mais leal possível à Idade Média, lá estarão representadas mais de 45 artes e ofícios e é também lá que decorrerão os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. Outra das grandes atrações são os banquetes (apenas mediante reserva), que decorrem num espaço exclusivo e à luz misteriosa das tochas. A ementa reúne as melhores iguarias da época medieval e durante a ceia os comensais são entretidos pelas performances dos grupos de animação. Uma experiência diferente será a mesa real, com 10 convivas por noite, com a pompa e circunstância das cortes da Idade Média – “Seja Rei por uma Noite”.

Ainda no Castelo, a exposição de Instrumentos de Tortura e Punição (cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS), que recorda algumas das razões pelas quais a Idade Média foi a Idade das Trevas.

Os Dias Medievais são um evento pensado para as famílias, não faltando espaços destinados às crianças no castelo (junto á loja medieval) e na vila (junto à Igreja Matriz e na Rua dos Combatentes da Grande Guerra), que contam com oficinas, jogos, carrocéis e contadores de histórias.

A Recriação Histórica no Forte de S. Sebastião é outro dos palcos deste evento. Pela Associação Companhia Livre, a “Guarnição Militar Século XVII – A Restauração”, com exposições temáticas e demonstrações de esgrima e de equitação.

Além da animação, participam nos Dias Medievais centenas de pessoas trajadas, que colaboram para que esta seja uma viagem verdadeiramente inesquecível, de onde difícil será regressar. Pelas ruas e ruelas vai encontrar reis e rainhas, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres, mas também criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que ainda era vago e impreciso. O desfile medieval é sempre uma das melhores oportunidades para absorver este universo de fantástico, acontecendo no primeiro e no último dia: 24 de agosto – 19h00 e 28 de agosto – 17h30.

Como Eco Evento, o objetivo passa por conseguir uma redução drástica de resíduos e uma reutilização máxima dos bens e cenários de cada edição. A registar já uma efetiva redução de gasto em papel na produção de todos os materiais gráficos e de um novo regulamento para os estabelecimentos aderentes, que terão a obrigatoriedade de usarem todo o material reciclável. Foi, ainda, reforçado o investimento na prevenção e intervenção, quer na área da segurança quer do socorro.

As bilheteiras dos Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 15h00, enquanto as atividades e animação do evento arrancam às 18h00 e encerram às 00h00. Durante o evento, organizado pela Câmara Municipal de Castro Marim, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de informações e de apoio.

Bilhetes à venda na bilheteira online na BOL (https://diasmedievaiscastromarim.bol.pt) e nos diversos pontos de venda associados.

Imagem: CMCM.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas