Connect with us

Atualidade

Workshop do MARE selecionado entre 137 candidaturas internacionais

European Maritime Day, Brest – França

Publicado

on

O MARE foi selecionado para dinamizar um workshop por ocasião da celebração do European Maritime Day, em Brest (França), hoje, dia 24 de maio. Intitulado “Aquacultura de Invertebrados: em direção a um modelo circular”, o workshop do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente foi apurado entre 137 candidaturas internacionais. 

O European Maritime Day é um evento anual realizado em cidades europeias de forte tradição marítima. Em todas as edições, a Comissão Europeia lança o desafio de organização de um workshop temático numa das áreas trabalhadas pelos diferentes grupos de interesse no setor marítimo. Dentro do tema global “Economia azul/aquacultura e pescas/algas”, o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente concorreu com “Aquacultura de Invertebrados: em direção a um modelo circular”. Foi selecionado entre os 137 projetos concorrentes. 

Com organização dos investigadores do MARE Ana Pombo, Sílvia Lourenço, Pedro Félix e David Jacinto, o workshop terá como oradores Laura Ciriminna (University of Palermo, Itália), Colin Hannon (Atlantic Technological University, Irlanda), Laurent Barille (University of Nantes, França) e David Jacinto (Universidade de Évora, Portugal). Será moderado por Ana Pombo e Sílvia Lourenço 

Entre outros temas, falar-se-á de algumas das espécies de invertebrados marinhos comuns nas nossas águas costeiras, tais como os bivalves, os percebes, os ouriços-do-mar e os pepinos-do-mar, importantes recursos marinhos cujas populações naturais são exploradas pelo seu elevado valor comercial em muitas regiões do mundo. Debater-se-á, também, o seu valor comercial como motor para a sua produção aquícola, em alguns casos já implementada, noutros ainda a dar os primeiros passos.

Outro dos pontos de discussão será a exaltação do baixo impacto ambiental destas espécies na economia circular: a maioria destas espécies são de baixo nível trófico, filtradoras de microalgas, ou herbívoras e detritívoras com baixos requisitos proteicos que em contexto intensivo podem ser alimentadas com subprodutos da indústria agrícola com reduzidos impactos ambientais aplicando conceitos de economia circular. Podem, ainda, integrar sistemas de produção multi-tróficos em que um componente se pode alimentar e produzir biomassa edível reciclando os resíduos produzida por outra. A produção aquícola de invertebrados marinhos fornece, ainda, diversos serviços de ecossistemas que passam pelo sequestro de carbono, controlo de blooms de microalgas e restauro de habitats. 

Estes e outros tópicos em debate hoje, 24 de maio, em Brest, França.

Sobre o MARE

O MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação com competências para o estudo de todos os ecossistemas aquáticos, em terra e no mar. Promove o uso sustentável de recursos e a literacia do oceano disseminando o conhecimento científico e apoiando políticas de desenvolvimento sustentável. Criado em 2015, integra 7 Unidades Regionais de Investigação associadas às seguintes instituições: Universidade de Coimbra (MARE-UCoimbra), Politécnico de Leiria (MARE-Politécnico de Leiria), Universidade de Lisboa (MARE-ULisboa), Universidade Nova de Lisboa (MARE-NOVA), ISPA – Instituto Universitário (MARE-ISPA), Universidade de Évora (MARE-UÉvora) e ARDITI (MARE-Madeira).

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas