Connect with us

Atualidade

Voleibol: Portugal conhece adversários nas Ligas Europeias

Publicado

on

Os sorteios das European Golden League e da European Silver League, em masculinos e femininos, realizaram-se hoje, no Luxemburgo, sob a égide da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, conheceu os seus adversários na European Golden League 2023, competição disputada por algumas das principais seleções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL).

Na Golden League 2023, Portugal vai defrontar, na Pool A, novamente a sua congénere da Turquia (vencedora em 2019 e 2021 e finalista vencida em 2022) e da Dinamarca, bem como a Roménia, vencedora da European Silver League em 2022.

Em 2022, a Seleção Nacional terminou na 2ª posição a participação na Pool A da European Golden League, atrás da Turquia e à frente da Eslováquia, adversário que os portugueses superaram, em Propad, em jogo da 4ª e última jornada da Pool A.

Portugal disputou, pela primeira vez, a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Tal como em 2020, 2021 e 2022, a Seleção Nacional vai disputar a European Golden League, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a Final Four da prova.

Sobre os adversários na EGL 2023, o Selecionador João José refere: “É um grupo muito competitivo e iremos defrontar novamente a Turquia, que podemos considerar uma das favoritas. A Roménia e a Dinamarca são duas equipas ambiciosas, em ascensão, e não podemos esquecer que os romenos foram os vencedores da Silver League no ano passado“.

A Pool A da EGL arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até ao dia 25 de junho.

A European Golden League compreende três pools:

Pool A – Turquia, PORTUGAL, Roménia e Dinamarca

Pool B – Ucrânia, Bélgica, Croácia e Macedónia

Pool C – Finlândia, Chéquia, Eslováquia e Estónia

Os melhores classificados de cada pool e o organizador apuram-se para a Final Four, que, em 2023, será disputada na Croácia, nos dias 24 e 25 de junho.

Se o organizador for o 1º classificado na sua pool, apura-se o 2º melhor classificado entre todas as pools.

Os dois primeiros classificados desta Final Four europeia irão disputar a Challenger Cup, onde irão encontrar os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do play-off entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase, num total de seis seleções.

O vencedor da Challenger Cup 2023 (em país ainda por definir) apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2024.

Na European Silver League de femininos, a Seleção Nacional, orientada por Hugo Silva, vai defrontar, na Pool B, as seleções de Montenegro, Geórgia e Ilhas Faroé.

A Pool A será formada por Áustria, Estónia, Letónia e Macedónia.

Embora respeite os adversários, o Selecionador Hugo Silva prefere focar-se em Portugal: “Sejam quais forem as equipas do grupo, a nossa Seleção precisa sempre de jogar e, como é óbvio, quer ganhar esses mesmos jogos para voltar a chegar às finais da competição. Temos obrigatoriamente de lá chegar! Ao mesmo tempo, lamentamos o facto de não podermos estar a jogar a outro nível para assim elevarmos mais rapidamente a nossa qualidade competitiva. É urgente chegar a uma Golden League, pois parece-me que jogando neste contexto vamos continuar a sentir dificuldades em resolver os problemas em competições com equipas mais difíceis, tal como aconteceu no ano passado na qualificação europeia. Mas a Silver é o nível em que estamos inseridos e tudo vamos fazer para tirar o máximo proveito da competição e assim dar mais um passo em frente na nossa evolução.”

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas