Connect with us

Atualidade

“Vinhos do Alentejo em Lisboa” regressa em grande com 450 vinhos em prova

12ª edição, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no CCB, conta com mais de 70 produtores alentejanos promovem vinhos da região num evento que vai ainda debater a sustentabilidade no setor vitivinícola

Publicado

on

Com mais de uma dezena de edições, os “Vinhos do Alentejo em Lisboa” estão de regresso à capital num evento marcado para os dias 18 e 19 de novembro no CCB – Centro Cultural de Belém. A 12ª edição promete mostrar as características singulares das castas alentejanas, com cerca de 450 vinhos em prova e a presença de mais de meia centena de produtores e enólogos da região.

O evento tem início às 16h00 de sexta-feira, 18 de novembro, e até às 21h00, os fãs de uma boa experiência de degustação vão poder apreciar brancos, tintos e rosés de mais de 60 produtores alentejanos. Já no sábado, 19 de novembro, o CCB abre as portas para os Vinhos do Alentejo às 15h00, numa iniciativa que se estende até às 21h00.

Nos dois dias do evento, pelas 18h00, os amantes de vinho vão ter, ainda, a oportunidade de conhecer o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal. O workshop, liderado por João Barroso, coordenador do PSVA, vai juntar os produtores com Certificação de Produção Sustentável.

Durante os dois dias de evento, os participantes vão, também, contar com provas temáticas com direito a debates relacionados com as castas e as particularidades dos vinhos da região.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela iniciativa, estima contar com a presença de mais de 3500 visitantes num evento que conta já com mais de uma dezena de edições fortemente participadas e que pretende dar a conhecer as novidades e novas colheitas dos produtores do Alentejo.

Todos os que pretenderem aceder às provas dos mais de 450 vinhos, com castas e aromas singulares, podem adquirir o copo reutilizável pelo valor de 10 euros.

Produtores presentes:

Tiago Cabaço Winery; Monte das Bagas de Ouro; Mouchão; Tapada de Coelheiros; Adega Herdade das Aldeias de Juromenha; Herdade Paço do Conde; Torre de Palma; Monte da Raposinha; Elite Vinhos; Adega de Borba; Herdade dos Grous; Aromas do Sul, Lda.; Herdade dos Machados; Herdade das Servas; Morais Rocha Wines; Figueirinha; Monte do Pintor; Herdade do Perdigão e Monte do Pintor; Monte do Álamo; Quinta do Quetzal; RG Rovisco Garcia; Herdade Grande; Volteface; Casa Clara; Azamor; Fundação Eugénio de Almeida; Herdade da Ajuda; Fundação Abreu Callado; Mainova; Sovibor; Adega de Redondo; Adega Mayor; Herdade da Cabeceira; Família Margaça; Casa Relvas; Paulo Laurenao; Herdade da Candeeira; Reynolds Wine Growers; Guadelim; Casa Agrícola HMR; Pousio Vidigueira; Lima Mayer; Ervideira; Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito; Casa de Sabicos; Adega de Portalegre Winery; Comenda Grande; João Portugal Ramos; Rocim Wines; Herdade do Peso; Quinta do Paral; Herdade do Pombal; Herdade dos Coteis; Luís Duarte Vinhos; Herdade da Rocha; Casa de Sabicos; Herdade Penedo Gordo; Herdade do Esporão; Carmim; António Maçanita; Bacalhôa Vinhos de Portugal; Nunes Barata Vinhos; Herdade do Freixo; Monte da Bonança; Torre do Frade & Virgo; J Costa Vargas – Ovelha Negra Wines; Herdade da Malhadinha Nova; Abegoaria; Herdade dos Lagos; Ímpar vinhos, Quinta da Plansel, Encosta das Perdizes e Herdade da Lisboa.

Foto: CVRA.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas