Connect with us

Atualidade

“Vinhos do Alentejo em Lisboa” regressa em grande com 450 vinhos em prova

12ª edição, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no CCB, conta com mais de 70 produtores alentejanos promovem vinhos da região num evento que vai ainda debater a sustentabilidade no setor vitivinícola

Publicado

on

Com mais de uma dezena de edições, os “Vinhos do Alentejo em Lisboa” estão de regresso à capital num evento marcado para os dias 18 e 19 de novembro no CCB – Centro Cultural de Belém. A 12ª edição promete mostrar as características singulares das castas alentejanas, com cerca de 450 vinhos em prova e a presença de mais de meia centena de produtores e enólogos da região.

O evento tem início às 16h00 de sexta-feira, 18 de novembro, e até às 21h00, os fãs de uma boa experiência de degustação vão poder apreciar brancos, tintos e rosés de mais de 60 produtores alentejanos. Já no sábado, 19 de novembro, o CCB abre as portas para os Vinhos do Alentejo às 15h00, numa iniciativa que se estende até às 21h00.

Nos dois dias do evento, pelas 18h00, os amantes de vinho vão ter, ainda, a oportunidade de conhecer o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal. O workshop, liderado por João Barroso, coordenador do PSVA, vai juntar os produtores com Certificação de Produção Sustentável.

Durante os dois dias de evento, os participantes vão, também, contar com provas temáticas com direito a debates relacionados com as castas e as particularidades dos vinhos da região.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela iniciativa, estima contar com a presença de mais de 3500 visitantes num evento que conta já com mais de uma dezena de edições fortemente participadas e que pretende dar a conhecer as novidades e novas colheitas dos produtores do Alentejo.

Todos os que pretenderem aceder às provas dos mais de 450 vinhos, com castas e aromas singulares, podem adquirir o copo reutilizável pelo valor de 10 euros.

Produtores presentes:

Tiago Cabaço Winery; Monte das Bagas de Ouro; Mouchão; Tapada de Coelheiros; Adega Herdade das Aldeias de Juromenha; Herdade Paço do Conde; Torre de Palma; Monte da Raposinha; Elite Vinhos; Adega de Borba; Herdade dos Grous; Aromas do Sul, Lda.; Herdade dos Machados; Herdade das Servas; Morais Rocha Wines; Figueirinha; Monte do Pintor; Herdade do Perdigão e Monte do Pintor; Monte do Álamo; Quinta do Quetzal; RG Rovisco Garcia; Herdade Grande; Volteface; Casa Clara; Azamor; Fundação Eugénio de Almeida; Herdade da Ajuda; Fundação Abreu Callado; Mainova; Sovibor; Adega de Redondo; Adega Mayor; Herdade da Cabeceira; Família Margaça; Casa Relvas; Paulo Laurenao; Herdade da Candeeira; Reynolds Wine Growers; Guadelim; Casa Agrícola HMR; Pousio Vidigueira; Lima Mayer; Ervideira; Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito; Casa de Sabicos; Adega de Portalegre Winery; Comenda Grande; João Portugal Ramos; Rocim Wines; Herdade do Peso; Quinta do Paral; Herdade do Pombal; Herdade dos Coteis; Luís Duarte Vinhos; Herdade da Rocha; Casa de Sabicos; Herdade Penedo Gordo; Herdade do Esporão; Carmim; António Maçanita; Bacalhôa Vinhos de Portugal; Nunes Barata Vinhos; Herdade do Freixo; Monte da Bonança; Torre do Frade & Virgo; J Costa Vargas – Ovelha Negra Wines; Herdade da Malhadinha Nova; Abegoaria; Herdade dos Lagos; Ímpar vinhos, Quinta da Plansel, Encosta das Perdizes e Herdade da Lisboa.

Foto: CVRA.

Atualidade

Segunda edição do Torneio Infantil Barcelos Cup apresentada com tertúlia

Publicado

on

Foi apresentada esta quarta-feira, ao final da tarde, na Casa da Juventude de Barcelos, a segunda edição do torneio infantil “Barcelos Cup”, evento que se vai realizar no fim de semana de 17 e 18 de junho, no Complexo Desportivo de Galegos Santa Maria. Este ano, o padrinho do torneio é o futebolista barcelense Hugo Vieira.

A sessão de apresentação do Torneio contou com a realização da Tertúlia “Formar para render…Crescer para vencer…”, com a presença do Metodólogo de Treino com Psicologia Aplicada, o Professor José Neto.

O presidente da Câmara, Mário Constantino, mostrou o seu apreço pelo facto de a organização ter escolhido o prof. José Neto para abordar as questões metodológicas no treino das crianças e jovens, já que se trata de uma “referência nacional e internacional tanto como técnico, como professor e investigador”. O autarca de Barcelos sublinhou, também, a importância da prática desportiva enquanto “escola de virtudes, princípios e valores”.

Mário Constantino acrescentou que o Município apoia os clubes barcelenses através de contratos programa porque “a formação desportiva não só é saudável como potencia o aparecimento de novos valores”.

2ª edição Barcelos Cup

O futebol infantil vai estar em grande destaque no concelho, no fim de semana de 17 e 18 de junho, com a realização do Torneio Internacional Barcelos Cup, iniciativa que se realiza pela segunda vez no concelho de Barcelos, mais concretamente no Complexo Desportivo de Galegos Santa Maria. Este ano, o padrinho do torneio é o futebolista barcelense Hugo Vieira.

A Barcelos Cup é uma competição de futebol infantil, que reúne 32 equipas e mais de meia centena de atletas, treinadores e dirigentes, proporcionando um ambiente de convívio, alegria, experiências fantásticas e extraordinárias oportunidades para competir com algumas das melhores equipas.

No torneio vão competir 22 equipas dos escalões Traquinas Sub-9 e Benjamins Sub-11.

Aproveitando o clima agradável de verão, a Barcelos Cup é mais do que um torneio de futebol, permitindo a todos os visitantes e participantes a possibilidade de interações culturais e desportivas, tanto dentro como fora de campo, nomeadamente pela presença de atletas e acompanhantes do concelho e de todo o país, a que acresce a presença de jovens atletas espanhóis.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos promove desporto para mais de 300 idosos

Campeonato Boccia Sénior de Barcelos

Publicado

on

Terminou, esta quarta-feira, o Campeonato de Boccia Sénior promovido pelo Município de Barcelos, uma iniciativa destinada a proporcionar aos mais idosos momentos de convívio, combatendo o seu isolamento e promovendo a sua inclusão pelo desporto.

Ao longo de 4 meses, cerca de 300 idosos de 23 instituições de apoio à terceira idade e de freguesias do concelho, divididas em duas ligas, envolveram-se em jogos semanais, participando num campeonato cujo desfecho aconteceu hoje, no Pavilhão Municipal de Barcelos, num encontro geral, onde se disputaram o Playoff de Campeão e o Playoff da Amizade.

Como já foi referido, este programa tem como grandes objetivos proporcionar aos idosos momentos de convívio, combater o seu isolamento, promover a sua inclusão pelo desporto e proporcionar um envelhecimento mais ativo. Trata-se de uma forma de os seniores desfrutarem do prazer de jogar e de “competir” e, com isso, romperem hábitos, estigmas e problemas associados à velhice, casos da inatividade, isolamento social e a falta de autonomia.

O Boccia Sénior consiste numa modalidade desportiva adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, enquanto também desenvolve a destreza física e motora dos praticantes. Além das mais-valias a nível físico e psicológico, o Boccia é uma modalidade que promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas e do isolamento muito comum em faixas etárias mais avançadas.

Campeonato de Boccia

Classificação:

Liga 1

Playoff de Campeão

Campeão – Instituto São João de Deus

Vice-campeão – Associação Perelhal Solidário

Liga 2

Playoff de Campeão

Campeão – Centro Zulmira Simões

Vice-campeão – APACI (Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas)

Playoff da Amizade

Campeão – Associação Carapeços Solidário

Vice-campeão – Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa

Instituições participantes:

Liga 1

1. Associação Carapeços Solidário

2. Associação Social Cultural e Recreativa de Chorente

3. Instituto São João de Deus – Barcelos

4. Centro Social da Paróquia de Arcozelo

5. Associação Perelhal Solidário – IPSS

Liga 2

1. Cruz Vermelha Portuguesa Centro Humanitário de Macieira de Rates

2. Centro Social Paroquial de Carreira

3. Centro Social e Paroquial de Areias de Vilar

4. Associação Carapeços Solidário

5. Associação Social Cultural e Recreativa de Chorente

6. Centro Zulmira Pereira Simões

7. Centro de Bem Estar Social de Barqueiros

8. Centro Social da Paróquia de Arcozelo

9. Centro Social de Remelhe

10. Associação Bombeiros Voluntários de Viatodos

11. Casa do Povo de Alvito

12. Associação Humanitária de Rio Covo Santa Eugénia

13. Associação Social de Pereira

14. Centro Social Paroquial Imaculada Conceição de Maria

15. ACRA – Associação Social Cultural e Recreativa de Alheira

16. Centro Social de Cultura e Recreio da Silva

17. Centro SCR Abel Varzim

18. Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa

19. Centro Paroquial de Barcelinhos

20. APACI

21. Instituto São João de Deus – Barcelos

22. Galo Novo

23. Junta Freguesia Carvalhal.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Associação McV debate sobre a Integração dos Imigrantes no Mercado de Trabalho

Publicado

on

A Associação Mobilizar com Valores continua a promover espaços gratuitos de debate, partilha e aprendizagem sobre o mercado de trabalho em Portugal, focados na orientação dos grupos mais vulneráveis, dentre eles os imigrantes e refugiados.

No próximo dia 14 de junho (quarta-feira), às 19h30, em Braga (Rua do Caires, 328/28), o encontro abordará o tema “Integração dos Imigrantes no Mercado de Trabalho em Portugal”, conduzido por Cibelli Almeida, consultora de Recursos Humanos e Presidente da Associação McV.

“Com o aumento do número de imigrantes, esta iniciativa pretende ajudar aqueles que encontram dificuldades para o (re)ingresso no mercado de trabalho português, por não possuir orientação sobre como ter acesso às oportunidades. O objetivo é esclarecer algumas das características do mercado local, bem como, dar algumas dicas sobre como participar dos processos de seleção nas empresas portuguesas nas diferentes áreas de trabalho. Será aberto um espaço para debate e partilha das experiências dos imigrantes”, refere a Associação.

“A (re)integração dos imigrantes no mercado de trabalho deve ser uma prioridade para qualquer profissional, no entanto, há dificuldades a serem enfrentadas pelos recém-chegados ao país, devido às diferenças linguísticas, culturais e à falta de conhecimento dos perfis das vagas e das empresas”, como explica a Presidente da Associação.

Este evento é presencial e totalmente gratuito, mas carece de inscrição neste formulário: https://bit.ly/palestramcv.

Mais informações: 253 073 936.

Imagem: MCV.

Continuar a ler

Mais lidas