Connect with us

Atualidade

“Vinhos do Alentejo em Lisboa” regressa em grande com 450 vinhos em prova

12ª edição, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no CCB, conta com mais de 70 produtores alentejanos promovem vinhos da região num evento que vai ainda debater a sustentabilidade no setor vitivinícola

Publicado

on

Com mais de uma dezena de edições, os “Vinhos do Alentejo em Lisboa” estão de regresso à capital num evento marcado para os dias 18 e 19 de novembro no CCB – Centro Cultural de Belém. A 12ª edição promete mostrar as características singulares das castas alentejanas, com cerca de 450 vinhos em prova e a presença de mais de meia centena de produtores e enólogos da região.

O evento tem início às 16h00 de sexta-feira, 18 de novembro, e até às 21h00, os fãs de uma boa experiência de degustação vão poder apreciar brancos, tintos e rosés de mais de 60 produtores alentejanos. Já no sábado, 19 de novembro, o CCB abre as portas para os Vinhos do Alentejo às 15h00, numa iniciativa que se estende até às 21h00.

Nos dois dias do evento, pelas 18h00, os amantes de vinho vão ter, ainda, a oportunidade de conhecer o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), uma iniciativa pioneira em Portugal. O workshop, liderado por João Barroso, coordenador do PSVA, vai juntar os produtores com Certificação de Produção Sustentável.

Durante os dois dias de evento, os participantes vão, também, contar com provas temáticas com direito a debates relacionados com as castas e as particularidades dos vinhos da região.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela iniciativa, estima contar com a presença de mais de 3500 visitantes num evento que conta já com mais de uma dezena de edições fortemente participadas e que pretende dar a conhecer as novidades e novas colheitas dos produtores do Alentejo.

Todos os que pretenderem aceder às provas dos mais de 450 vinhos, com castas e aromas singulares, podem adquirir o copo reutilizável pelo valor de 10 euros.

Produtores presentes:

Tiago Cabaço Winery; Monte das Bagas de Ouro; Mouchão; Tapada de Coelheiros; Adega Herdade das Aldeias de Juromenha; Herdade Paço do Conde; Torre de Palma; Monte da Raposinha; Elite Vinhos; Adega de Borba; Herdade dos Grous; Aromas do Sul, Lda.; Herdade dos Machados; Herdade das Servas; Morais Rocha Wines; Figueirinha; Monte do Pintor; Herdade do Perdigão e Monte do Pintor; Monte do Álamo; Quinta do Quetzal; RG Rovisco Garcia; Herdade Grande; Volteface; Casa Clara; Azamor; Fundação Eugénio de Almeida; Herdade da Ajuda; Fundação Abreu Callado; Mainova; Sovibor; Adega de Redondo; Adega Mayor; Herdade da Cabeceira; Família Margaça; Casa Relvas; Paulo Laurenao; Herdade da Candeeira; Reynolds Wine Growers; Guadelim; Casa Agrícola HMR; Pousio Vidigueira; Lima Mayer; Ervideira; Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito; Casa de Sabicos; Adega de Portalegre Winery; Comenda Grande; João Portugal Ramos; Rocim Wines; Herdade do Peso; Quinta do Paral; Herdade do Pombal; Herdade dos Coteis; Luís Duarte Vinhos; Herdade da Rocha; Casa de Sabicos; Herdade Penedo Gordo; Herdade do Esporão; Carmim; António Maçanita; Bacalhôa Vinhos de Portugal; Nunes Barata Vinhos; Herdade do Freixo; Monte da Bonança; Torre do Frade & Virgo; J Costa Vargas – Ovelha Negra Wines; Herdade da Malhadinha Nova; Abegoaria; Herdade dos Lagos; Ímpar vinhos, Quinta da Plansel, Encosta das Perdizes e Herdade da Lisboa.

Foto: CVRA.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas