Connect with us

Atualidade

Vila Franca de Xira: Presidente da Câmara e Ministro da Educação inauguram Escola Básica do Cabo de Vialonga no arranque do ano letivo

Governo deixa garantia para avançar com as obras na Escola Básica e Secundária de Vialonga

Publicado

on

As obras de requalificação e ampliação da Escola Básica do Cabo de Vialonga foram inauguradas esta terça-feira, 12 de setembro, no âmbito do arranque oficial do novo ano letivo 2023/2024. Após uma profunda intervenção e um investimento de 2,5 milhões de euros, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira afirmou na ocasião que esta “é uma escola praticamente nova, com mais valências, espaços desportivos e mais qualidade”. Presentes estiveram, também, o Ministro da Educação, João Costa, e o Secretário de Estado da Educação, António Leite.

O líder do Executivo Vila-Franquense, reiterou, ainda, que a Autarquia “está fortemente empenhada nesta área da Educação com investimentos significativos nas infraestruturas quer do pré-escolar, quer do 1º ciclo, que são as suas responsabilidades e competências diretas”.

No seguimento deste compromisso, em especial, e de dotar a comunidade escolar das melhores condições de ensino e de aprendizagem, o Presidente da Câmara promoveu, após o momento inaugural, uma visita de trabalho à Escola Básica e Secundária de Vialonga, para a qual se juntaram o Ministro da Educação e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O Presidente da Câmara Municipal recordou o acordo de cooperação técnica, estabelecido em 2018 com o Ministério da Educação, para o desenvolvimento das diversas fases do projeto de execução da requalificação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Vialonga. Sublinhou ainda que a Autarquia deu seguimento ao acordado e que “temos neste momento o projeto absolutamente feito, havendo todas as condições para poder lançar o concurso para a obra, estando a aguardar que abram os avisos de financiamento para que possamos avançar”.

O responsável pela pasta da Educação no Governo afirmou que a intervenção “vai mesmo acontecer”, relevando o trabalho já realizado pela Autarquia, adiantando ainda que a obra se enquadra numa intervenção muito urgente, incluída na lista de prioridade no âmbito do acordo entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo. A intervenção envolve um investimento de perto de 12 milhões de euros.

A ampliação e requalificação melhorou as condições de ensino/aprendizagem, aumentou a capacidade em cerca de 90 alunos do 1º ciclo e em cerca de 50 alunos do pré-escolar, permitindo assim dar uma resposta a cerca de 350 estudantes.

Foram garantidas as condições de acesso a pessoas de mobilidade reduzida e aquelas referentes ao conforto térmico. No exterior, foi criado um recreio/parque infantil para o ensino Pré-Escolar e um campo de jogos, para os alunos do 1º ciclo.

Foto: CMVFX.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas