Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo promove campanha de recolha de roupa e calçado em bom estado até 27 de novembro

Publicado

on

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2022, até 27 de novembro, decorre, em Viana do Castelo, uma campanha de recolha de roupa e calçado em bom estado para reutilização. Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Estação Viana Shopping, o Núcleo de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e três empresas gestoras de têxteis (ULTRIPLO, WIPPYTEX e SARAH TRADING) uniram-se para promover esta iniciativa solidária.

Assim, estão disponíveis no centro comercial, no piso 2, dois contentores produzidos em madeira, com a colaboração do núcleo de design e dos funcionários dos armazéns da Câmara Municipal de Viana do Castelo, devidamente identificados, para colocação de roupas e calçado em bom estado de conservação para reutilização.

Esta iniciativa representa o início de um grande projeto a ser implementado nas escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o principal objetivo de consciencializar a camada mais jovem sobre a existência de locais adequados em todo o concelho para colocação de material têxtil.

Os responsáveis alertam que separar papel/cartão, plástico e vidro é fundamental, mas separar resíduos têxteis, biorresíduos e outros é também crucial. Neste âmbito, as empresas gestoras de têxteis irão recolher os bens depositados pelos munícipes nos contentores e farão a devida triagem, para que as roupas e calçados sejam posteriormente doados a instituições locais.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) encoraja todos os Europeus e não só a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos, durante uma mesma semana em novembro.

Conduzida por autoridades publicas locais e regionais, reunimos todos os tipos de públicos – cidadãos, escolas, empresas, ONG’s, associações – que organizam atividades de sensibilização sobre prevenção de resíduos.

Foto: CMVC.

Atualidade

Famalicão: Detenção por condução ilegal na passada madrugada

Publicado

on

Hoje, pelas 01h00, na Avenida Revelo Mesquita, na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve um cidadão, com 41 anos de idade, por ter sido intercetado a conduzir um veículo sem habilitação legal para o efeito.

O detido foi notificado para comparecer junto do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão. 

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães: Detenção por condução sob o efeito do álcool no passado feriado

Publicado

on

Ontem, pelas 21h40, na cidade de Guimarães, a PSP deteve um cidadão, com 60 anos de idade, por, na sequência de um acidente de viação em que foi interveniente, ser submetido ao teste de alcoolemia, tendo acusado uma TAS (Taxa da Álcool no Sangue) de 1,69 g/l.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Guimarães.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alerta os condutores para os riscos da condução automóvel sob o efeito do álcool:

  • O álcool reduz o campo visual. Se beber deixe que o conduzam!
  • O álcool em excesso pode causar fadiga. Seja um condutor consciente.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viseu: PSP faz uma detenção por condução sob efeito do álcool no passado feriado

Publicado

on

No âmbito da prevenção rodoviária, através do patrulhamento auto e apeado, o Comando Distrital de Viseu da Polícia de Segurança Pública, através dos Polícias da Esquadra de Trânsito, no dia 1 de dezembro, pelas 5h13, na Av. Doutor Alexandre Alves deteve 1 cidadão, de 26 anos de idade, por condução sob influência do álcool.

Submetido ao teste de alcoolemia, o mesmo acusou uma TAS (taxa de álcool no sangue), de 2,41g/l.

O detido foi notificado para comparecer, hoje, no Tribunal Judicial da cidade de Viseu.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas