Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Município lança “Romaria n’Algibeira” para facilitar mobilidade durante os 9 dias de Romaria d’Agonia

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou, ontem, a aplicação para dispositivos móveis “Romaria n’Algibeira”, criada pela autarquia para proporcionar informação útil a vianenses e visitantes, destacando-se os condicionamentos de trânsito previstos para os nove dias de festa.

O Município uniu esforços com a Vianafestas, a Diocese de Viana do Castelo e a Polícia de Segurança Pública com foco na mobilidade dos residentes e de quem visita a cidade nos dias das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

A aplicação “Romaria n´Algibeira” permitirá aos munícipes, visitantes e turistas a consulta de todos os eventos festivos e religiosos da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que decorrem com mais intensidade entre os dias 14 e 22 de agosto. Além dos eventos obterá informação variada sobre condicionamentos de trânsito associados a cada um, parques de estacionamento com informação sobre tarifário aplicado, transportes, proteção civil e informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, etc.

A aplicação foi desenvolvida pelo Município de Viana do Castelo, pelas suas equipas de SIG, Mobilidade e Proteção Civil, sendo o acesso feito através de código QR.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que sendo esta “a maior romaria de todas as romarias” temos “a obrigação de planear cada vez mais e melhor”. “São dias de muita exigência e de muitos constrangimentos que podem ser mitigados para que a nossa mobilidade seja facilitada”, referiu.

Por isso mesmo, o autarca apresentou a aplicação como uma “verdadeira desmaterialização da Romaria, de forma plena e em toda a dimensão”. “Teremos, este ano, um reforço significativo dos meios disponíveis, com aumento dos meios de transporte e também com o aumento dos lugares disponíveis para estacionamento”, realçou. “Queremos garantir melhores condições de mobilidade, de segurança e de comodidade para que todos posam viver a romaria”, frisou ainda.

Já o Vereador da Cultura e Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, apelou ao “envolvimento cívico” que deve implicar “um planeamento das nossas rotas, da nossa deslocação”, sensibilizando para o civismo de todos na hora do estacionamento “para que esta seja sempre uma festa inclusiva e vivida em plenitude, por todos e para todos”.

Por fim, a Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, admitiu estar “bastante orgulhosa” de um trabalho interno que resultou numa aplicação “que agrega diversa informação útil”.

Assim, a aplicação é dividida em categorias, entre Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contatos de Emergência.

Dentro da mesma, pode encontrar-se uma lista dos eventos do dia, os percursos dos cortejos e procissões e respetivos condicionamentos de trânsito, para que os visitantes possam tomar decisões conscientes e antecipadas.

Na “Romaria n’Algibeira”, na área dedicada ao Estacionamento,  o visitante tem informações sobre parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas (total 444 lugares, aumento de 1750%), parques para autocarros (total 110, representando um acréscimo de 450%), estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.

A cidade deverá contar, nestes dias, com 4.505 lugares gratuitos em parques de estacionamento de livre acesso e bolsas de estacionamento. Estão ainda disponíveis 4.399 lugares de acesso pago. Totaliza, assim, 8.904 lugares de estacionamento, o que representa um acréscimo de 30 % dos lugares disponíveis relativamente aos números habituais.

Nesta aplicação será, ainda, disponibilizada informação sobre o Autocarro Municipal que irá circular gratuitamente em circuito pré-definido de 17 a 20 de agosto.O autocarro da linha de Monserrate circulará das 14h00 às 1h30, repetindo circuito de meia em meia hora. Já o autocarro da linha de Santa Maria Maior irá circular igualmente de trinta em trinta minutos, das 20h00 à 1h30.

Na categoria Como Chegar são apresentadas as praças de táxis (34 lugares disponíveis), paragens de autocarro, rotas e horários do transporte rodoviário, ferroviário e transporte fluvial (ferryboat), Elevador de Santa Luzia (com horário alargado para que possa assistir desde Santa Luzia ao Fogo do Campo e à Serenata).

Na Informação Útil, o visitante tem ainda acesso a informações sobre quiosques de informação, farmácias, Proteção Civil, bebedouros (6), sanitários (30), ecopontos extra (29) e praças de táxis.

Já na área da Proteção Civil são indicados os corredores de emergência, farmácias e outras informações úteis. A aplicação disponibiliza também Contatos de Emergência variados.

Toda a informação disponível em:

Foto: CMVC.

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas