Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Mediadores municipais e interculturais promovem inclusão social e combatem discriminação

Publicado

on

Foi apresentado, ontem, o projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, que visa promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação. A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com financiamento do Fundo Social Europeu, é constituída por uma equipa de 5 mediadoras que está a atuar em dois níveis, junto da população migrante e da população de etnia cigana, em parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e a Cáritas Diocesana.

Na apresentação do projeto às entidades parceiras, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destacou a necessidade de “articulação” e “partilha” entre todas as entidades envolvidas neste projeto. “Este será sempre um trabalho contínuo, sem final definido, numa verdadeira convergência de esforços”, declarou o edil.

“A integração e coesão social só existe quando há um acesso universal pleno”, reforçou o autarca, considerando que as cinco mediadoras municipais serão “o cimento que irá unir e interligar todas as entidades envolvidas e os mais vulneráveis, incluindo todos os migrantes que acolhemos”.

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, referiu que este projeto surgiu de “uma necessidade identificada” e explicou que as cinco mediadoras intervêm a nível da Educação, Intervenção familiar, Saúde, Emprego, Segurança e Solidariedade.

Tendo como públicos-alvo as minorias étnicas e a comunidade migrante do concelho vianense, as ações no terreno incluem conversas “A Família/Escola”, Teatro com vida, apoio ao acesso aos serviços públicos, apoio à autonomia e integração social.

O projeto surgiu de uma candidatura POISE-03-4233-FSE-000101 aprovada no final de 2021 e tem como objetivos a criação de um Espaço (Inter)culturas e a promoção de sinergias para o desenvolvimento das atividades; divulgação e disseminação do projeto; dinamização de conversas “A Família/Escola” promovendo um maior envolvimento escolar por parte dos encarregados de educação; acompanhamento personalizado aos serviços públicos, de modo a facilitar a relação, o acesso e a comunicação na resolução de situações/problemas existentes; dinamização da atividade “Teatro com Vida”, fomentando a participação comunitária e o desenvolvimento de competências sociais, relacionais e cívicas, com a finalidade preventiva de regulação de conflitos.

Os mediadores são intermediários para as situações sociais, interindividuais ou intergrupais, de multiculturalidade significativa, tendo em vista o reconhecimento do outro e da aproximação das partes, a comunicação e a compreensão mútua, a aprendizagem e o desenvolvimento da convivência, a regulação de conflitos e adequação institucional, entre os atores sociais ou institucionais etnoculturalmente diferenciados.

A equipa tem como missão facilitar a relação e a comunicação entre os diferentes protagonistas da comunidade (instituições, profissionais e cidadãos/ãs); aumentar a participação dos protagonistas para fortalecer e desenvolver a comunidade; adequar as instituições e os serviços às caraterísticas da comunidade e às suas necessidades; e promover a prevenção e a regulação da conflitualidade manifesta e latente da comunidade local.

Foto: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas