Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: “Marginal” regressa ao Jardim Público e ao Jardim da Marina de 4 a 14 de julho

Publicado

on

De 4 a 14 de julho, Viana do Castelo volta a receber o festival “Marginal”, evento que acontece ao ar livre, entre o Jardim Público e o Jardim da Marina, numa iniciativa que promove uma aliança entre o lazer, a cultura e a natureza. Apresenta-se com um abrangente programa de atividades onde se incluem concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids para o público infanto-infantil, Viana Beer Fest, entre muito mais, sempre de acesso livre.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, referiu que o Marginal “desenvolve-se no jardim e na marina e tenta tirar partido da natureza, unindo-se ao lazer e à cultura nesta época de Verão”.

O Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal acontece de 4 a 7 de julho e pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais. Nesta primeira edição estarão presentes doze marcas nacionais representativas de boa parte das regiões do país, duas marcas de Espanha – o país convidado desta primeira edição –, sidras artesanais, entre outras propostas que trarão para prova mais de 150 cervejas artesanais e bebidas fermentadas, no Jardim da Marina. O copo oficial, com um custo de 3 euros, poderá ser adquirido em todos os espaços do Marginal e será de utilização não só neste evento, mas também no Viana Bate Forte, numa prática de sustentabilidade e economia circular.

Decorrerão um conjunto de atividades cervejeiras, workshops/showcookings conduzidos pelo Chef Thiago Moura direcionados ao tema da regeneração, reaproveitamento e economia circular na cozinha, sempre em harmonização com cerveja.

O programa do Marginal, que integra mais de duas dezenas de stands arranca a 4 de julho, quinta-feira, às 18h00, com animação itinerante. Das 18h00 às 22h00, animação de rua com Censuras Marginais e Praça Kids na fonte do Jardim Público, numa proposta para os mais novos. Nesse dia, das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest. Pelas 20h00, música no Palco Jardim, com Lia Beat. A Academia Gastronómica promove um showcooking pelas 20h30, encerrando o programa com L-Blues, no Palco Marina, às 22h30.

A 5 de julho, sexta-feira, Murmuyo na Praça Eixo Atlântico, com animação de rua, a partir das 18h00. Das 18h00 às 22h00, Viana Beer Fest, Censuras Marginais com animação itinerante das 18h00 às 22h00, Praça Kids no mesmo horário. O Palco do Jardim acolhe Skinny Wolf a partir das 19h00. Novo showcooking da Academia Gastronómica pelas 20h30, Galandum Galundaina no Palco Marina às 22h30, com animação de rua também ao longo da noite.

No sábado, dia 6 de julho, durante a manhã, das 9h00 às 13h00, Feira de Velharias no Jardim Público. Animação itinerante, Praça Kids e Viana Beer Fest marcam o dia, com o festival a abrir pelas 18h00, Os A28 a atuar no Palco Jardim às 19h00, showcooking às 20h30, Banda Davi Days às 22h30, DJ Tony Brito à 00h00, ambos no Palco da Marina.

A 7 de julho, domingo, o programa arranca às 15h00 com animação itinerante e Praça Kids, Viana Beer Fest das 16h00 às 20h00, Conversas Marginais às 17h00 no Coreto do jardim, com apresentação dos vencedores Prémio Jovens com Talento e música com The Invisible Tuba no palco jardim às 19h00.

Segunda-feira, dia 8, o festival começa às 17h00 e acontece até pelas 20h00, com o destaque para o Viana Starts (18h00), workshop de Raku (18h30) e Utopias Sonoras com João Ricardo, às 19h00, com escultura sonora.

Terça-feira, dia 9, o Marginal começa pelas 17h00, com Praça Kids, Viana Starts, novamente workshop de Raku, começando a construir-se um tapete de sal dedicado ao Starts pelas 19h00. O Sunset Marginal acontece pelas 19h00, com Kakau Positivo e Alexandre Minas.

A 10 de julho, quarta-feira, o evento inclui o lançamento do Viana Starts, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pelas 10h00. A criação artística “Matadouro a Criadouro” está agendada para as 14h00, no Antigo Matadouro Municipal. O Marginal arranca pelas 17h00, incluindo o Sunset Marginal às 19h00, com a Associação Teatro à Sexta.

A 11 de julho, quinta-feira, o Marginal arranca às 18h00, incluindo animação itinerante e de rua, Praça Kids, animação noturna na Praça Marina das 18h00 às 02h00, Ricky Cross no Palco Jardim às 19h00, Teatro Tapa Furos com artes circenses às 21h00 no Palco Jardim e Them Fantasys às 22h30 no Palco da Marina.

Dia 12 de julho, sexta-feira, o programa arranca às 18h00, com Ensemble de Sopros pela Escola de Música de Perre. Luzes do Tempo – animação de rua e Censuras Marginais – animação itinerante prometem dinamizar o evento, que integra ainda Praça Kids (18h00 às 22h00), arruada pela Escola de Música de Perre (19h00), Micomaníacos (19h00), dança pela EVIC (20h00), animação de rua com Luzes do Tempo (21h30) e música com Pica & Trilha (22h30).

Sábado, dia 13 de julho, o Marginal arranca às 18h00, integra animação de rua e itinerante, animação infanto-juvenil, arruada pela Banda de Gaitas de Cardielos (19h00), música com Di Ponti (19h00), Phil Collins Legacy – Tribute (22h30) e DJ Pedrinho K (00h00).

O último dia de festival, domingo, 14 de julho, começa às 15h00, com animação e Praça Kids, atuação de teatro d’O Bicho Papelão às 17h00 e música com Ús Sais de Gatas às 19h00, fechando o evento pelas 20h00.

O Marginal conta com design da ilustradora Rita Montes.

Imagem: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Petiscos de “comer e chorar por mais”

Fim de Semana dos Petiscos, de 19 a 21 de julho

Publicado

on

Está de volta a iniciativa “Fim de Semana dos Petiscos”. Este ano, a iniciativa promovida pelo Município e operacionalizada pelos Serviços de Turismo, decorre de 19 a 21 de julho e conta com a adesão de 21 restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

São petiscos de comer e chorar por mais, num fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais irresistíveis. Para abrir o apetite, conheça as iguarias de que pode degustar: rojões, pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outros deliciosos petiscos que fundem tradição com inovação.

Restaurantes aderentes:

Adega Costa (Várzea); A Petisqueira Vilaça (Barcelos); Café Dias (Tamel S. Veríssimo); Café Paulista (Barcelos); Café Restaurante Luar (Gilmonde); Casa das Bifanas (Barcelos); Casa Sêmea (Arcozelo); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Faty-Ferros (Arcozelo); Galo Wine & Tapas (Barcelinhos); Historial Caffé (Barcelos); Lounge Bar Xano (Barcelos); Restaurante Pérola (Barcelos); O Ás Restaurante (Barcelos); Taberna do Armindo (Remelhe); Tasca Sem Riscos (Rio Covo Santa Eulália); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tino Socorro (Alvelos); Três Marias (Barcelos), e Vera Cruz (Barcelos).

A par do Fim de Semana dos Petiscos, há um programa de animação que contempla o Trilho das Fontes, no sábado, dia 20 de julho, das 8h30 às 13h00. E entre as 14h e as 18h tem lugar a Prova Cega de Vinhos de Barcelos, no Solar de Vila Meã, em Silveiros.

As inscrições são obrigatórias e limitadas e podem ser efetuadas para turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário” na Biblioteca Municipal

Publicado

on

A exposição “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário”, após itinerância pelas escolas do concelho de Anadia, encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal até ao próximo dia 28 de setembro.

A mostra, dirigida ao público em geral, é constituída por um conjunto de 11 painéis, complementados por um repositório digital ao qual se acede através da ativação de códigos QR.

Foi concebida com a coordenação científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra, com o design gráfico da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra e com o apoio da Comissão das Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

São João das Lampas recebe mais uma edição das Exposições Caninas

Publicado

on

Sintra recebe a 41 ͣ Exposição Canina Nacional e a 39. ͣ Exposição Canina Internacional, no Largo 9 de Setembro, em São João das Lampas, de 26 a 28 de julho, com entrada livre.

Durante três dias poderá conhecer os melhores exemplares de raças oficialmente reconhecidas que serão avaliados por júris portugueses e internacionais. As exposições contarão, também, com a presença de canicultores oriundos de vários países da Europa.

Realizada desde 1982, a iniciativa conta com várias exposições monográficas e especializadas, cujo teor técnico e qualidade das edições anteriores, as definem já como um marco no domínio da Canicultura.

As Exposições Caninas regidas pelos regulamentos da Fédération Cynologique Internacionale (FCI) e do Clube Português de Canicultura, estão abertas à participação de exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registadas nos Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela FCI.    

Este evento é organizado pela Comissão de Festas da Vila Velha, com supervisão técnica do Clube Português de Canicultura e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, União de Freguesias de Sintra e da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas