Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Maratona Cultural de Apoio ao Povo Ucraniano leva centenas de artistas ao Centro Cultural e Praça da Liberdade

Publicado

on

É já este sábado, dia 9 de abril, que Viana do Castelo recebe cerca de cinquenta participações, integrando centenas de artistas, para participar na Maratona Cultural de Apoio ao Povo Ucraniano, que acontece no Centro Cultural e numa mega tenda instalada na Praça da Liberdade. Entre as 16h00 e as 00h30, os cantores, bandas de música, grupos folclóricos, poetas, entre muito mais, vão subir ao palco, com os 5 euros da bilheteira a reverterem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará o devido encaminhamento para a causa ucraniana.

O evento é organizado por Augusto Canário, Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentando um leque de artistas vindos de todo o país para apresentar música tradicional e clássica, DJ’s, folclore, cantares ao desafio, poesia, fado e stand up comedy.

Augusto Canário assegura que quando as imagens da Ucrânia lhe começaram a entrar “pelos olhos dentro através da televisão”, começou a pensar na ideia de promover um concerto de angariação de verbas. Lançou o repto através das suas redes sociais e, após receber centenas de mensagens de artistas e grupos a disponibilizarem-se para ajudar, a ideia teve de ser adaptada e surgiu a Maratona Cultural, que decorre ao longo de várias horas por envolver meia centena de participações.

“Cada participação terá um tempo máximo de dez minutos, com 7 a 8 minutos de tempo útil de palco, o que dá para duas cantigas, uma peça, um poema, o que quer que seja. Começamos por dar prioridade aos artistas do concelho e depois encaixamos gente de muitas outras zonas do país”, realçou Canário.

“Logo na abertura, temos uma banda de música e um grupo coral que reúne em palco à volta de 100 pessoas. Temos também grupos de folclore, música clássica, fado, poemas, desgarradas, cantigas ao desafio, deixando pelo menos dois DJ’s para o final da maratona porque, se houver quem queira ficar por cá, poderemos prolongar um pouco o evento, a pensar na gente mais jovem que gosta de se divertir”, assegurou o responsável.

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, recordou que Viana do Castelo tem sido “muito solidária” desde que iniciou o movimento de apoio ao povo ucraniano. “Esta solidariedade já se refletiu em resultados muito positivos e concretos. Já enviámos dois camiões com mais de 40 toneladas de bens essenciais para apoiar os refugiados ucranianos. Estes números só foram possíveis com a ajuda da população de Viana do Castelo, dos mais de 50 voluntários que estiveram presentes, das empresas locais que desde a primeira hora nos ajudaram”, esclareceu.

A vereadora referiu que, numa segunda fase, “começamos a preparar a receção do povo ucraniano”, assumindo que Viana do Castelo “já tem recebido bastantes pessoas”. “Estamos a apoiar as pessoas que vêm mais sozinhas ou encaminhadas por associações. Temos planeado tudo o que respeita a alojamento, receção, acolhimento e integração, com o apoio de todas as pessoas que têm disponibilizado apartamentos, casas, alimentação, também em colaboração com as associações, o SEF, a Segurança Social, a ULSAM, entre outros”, indicou ainda.

Já o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, explicou que este evento “derivou um pouco de uma iniciativa que iniciamos no ano passado, com o Festival Augusto Canário, que se realiza por ocasião do seu aniversário, a 7 de abril”. “Estávamos em conversações para saber como poderíamos promover o festival este ano quando fomos surpreendidos com imagens que começaram a chegar-nos através das televisões. O Augusto ficou desassossegado com essas imagens e começamos a pensar em como poderíamos ajudar o povo ucraniano”, explicou o autarca da freguesia de onde o artista popular é natural.

Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, conforme horário de funcionamento, e na plataforma www.BOL.pt. No dia do espetáculo, a bilheteira funciona a partir das 14h00 no Centro Cultural.

Os bilhetes são válidos para todo o dia, no entanto a saída dos recintos obriga a ler o bilhete, junto do segurança, para que se possa voltar a entrar, caso contrário terá que ser adquirido um novo bilhete.

MARATONA CULTURAL DE APOIO AOS REFUGIADOS DA UCRÂNIA

LISTA DE PARTICIPANTES

FUNDAÇÃO ‘ZÉ PEDRO’

JÚLIO VIANA

UCRANIANA

ORQUESTRA SOPRO DE CORDAS

BANDA ASSOCIAÇÃO MUSICAL DE VILA NOVA DE ANHA

CORO ESCOLA DE MÚSICA DE PERRE

DARIO

MARLENE

JAIME PARENTE – JAROJUPE

BANDA ALMANOVA

CARLA MARIA

PALHAÇO MIX

MARIA DO SAMEIRO

ABÓBRIGA – GALIZA

FERNANDO CORREIA MARQUES

RUI CUNHA – FADISTA

COSTA PEREIRA – VIOLA DE FADO

JOSÉ MANUEL – GUITARRA

VIANA BRASS QUINTET JUNIOR

JOSÉ SOUSA

TELMO LIMA

ESTEVÃO NEVES

DANIEL LOPES

AFONSO ARAÚJO

VERDE CANTO

GRUPO ETNOGRÁFICO DE AREOSA

HINOPORTUNA

TRADIÇÃO D’OURO

DANIEL SOUSA

 NATY VIEIRA

FILIPE GACHINEIRO

JOCA ARAÚJO

EDUARDO KOSTA – AMARANTINA

XORNAS – FÉLIX

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DA CASA DO POVO DE VILA NOVA DE ANHA

MICAEL SIMÕES – ARTISTA ARRAIANO

MAROTOS DA CONCERTINA

GRUPO ASSOCIATIVO DE DIVULGAÇÃO TRADICIONAL DE FORJÃES

FILIPE NUNES

GAITEIROS DE BRAVÃES

GRUPO FOLCLÓRICO DE SANTA MARTA DE PORTUZELO

SIGA A FARRA

AUGUSTO CANÁRIO

CÂNDIDO MIRANDA

RUI JACO

VÍTOR COSTA

RÚBEN PINTO

PORFÍRIO BARBOSA

SÉRGIO MIRRA TRIO

OS PÊGAS

GRUPO TOADAS DO LIMA

MIKE DA GAITA

DAVID GARCIA

TUNA DE VETERANOS DE VIANA DO CASTELO

AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS

CHICO MALHEIRO / RAÍZES

VÍTOR RODRIGUES

JOSÉ FILGUEIRAS

PEDRO CORREIA

TUKANOS

NELSON COSTA

BANDA MEGA STAR

GRUPO KALHAMBEKE

MARIA LEAL

FÁBIO GONÇALVES DJ

ZÉZÉ DJ

Imagem: DR.

Fotos: CMVC.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas