Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo forma cerca de 220 profissionais para resposta a catástrofes com curso MRMI

Publicado

on

O Pavilhão Nicolau Veríssimo, situado na Meadela, acolhe, ao longo desta semana, dois cursos de larga escala Major Response to Major Incidents (MRMI) que pretendem preparar profissionais para resposta a catástrofes, correspondendo ao único curso no país com certificação internacional para este tipo de formação. Nas duas formações, serão cerca de 220 os profissionais formados para situações de catástrofe.

Ontem, no arranque do primeiro curso, o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, reconheceu que “esta formação é absolutamente determinante no que pode ser o sucesso da resposta a um evento”. “Temos sempre duas formas de atuar: acreditar que todas as estruturas que aqui estão têm, de facto, as suas competências e vão conseguir dar resposta correta e condizente com o evento ou temos a segunda hipótese que é termos a certeza que, em cada quadro, todos os intervenientes estão perfeitamente conscientes e sabem qual a sua peça do puzzle para que tudo encaixe e flua com naturalidade. Não tenho dúvidas que esta formação vai cumprir esse desígnio”, declarou.

“Estamos num espaço territorial com especificidades muito grandes, que sofreu evolução, em que essa evolução implica naturalmente reformulação, contextualização e, no fundo, evolução para que possamos, em cada um dos diferentes cenários, dar a resposta acertada. Temos frente atlântica, temos áreas fluviais significativa, temos serra, temos vias, temos contextos industriais totalmente distintos, temos uma condição cada vez cada vez mais exigente em termos de eventos naturais”, afirmou o edil, considerando este curso “fundamental” para que os profissionais estejam devidamente preparados para todos os cenários.

O Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos, indicou que “a correta planificação destas atividades não servirá certamente para responder a todas as exigências que uma situação destas implica, mas será, sem dúvida, de vital importância para minimizar as repercussões devastadoras da instalação de catástrofes dentro do próprio hospital”.

“O curso MRMI tem como principal objetivo promover a resposta à catástrofe de uma forma integrada por todos quantos desempenham funções de proteção e socorro às populações”, declarou, “desde agentes de proteção civil, bombeiros, polícias, GNR, exército, marinha, médicos, enfermeiros e demais colaboradores na área da saúde, bem como todos os profissionais com responsabilidades de gestão, de comando e de controlo”.

O Diretor do Curso MRMI, António Marques, indicou que o principal objetivo destes cursos é “evitar a morte evitável”, rentabilizando os recursos existentes. “Na Hora H, se acontecer alguma coisa amanhã, vamos ter de responder com o que temos, por isso o desafio é sermos pragmáticos”, declarou.

Já o Coordenador do Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), Luís Vale, explicou que “algo” pode “acontecer em qualquer momento, em qualquer altura, e temos de estar preparados sem entrar em stress”. “Temos de procurar a acalmia para que, quando acontece o caos, consigamos sentar numa mesa, projetar, pensar, coordenar, comandar e ter disponíveis onde é preciso os meios humanos e físicos para dar a melhor das respostas”, reforçou.

O Diretor Regional de Saúde do Governo Regional da Madeira, Herberto Jesus, em representação do Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, afirmou que, neste curso, “promovemos cidadania e coesão social, dando alguma experiência do que é trabalhar em conjunto, independentemente das particularidades de cada um”. “As catástrofes vão fazer parte do nosso dia a dia e temos de preparar o cidadão. Cada um de nós pode ser uma parte fulcral na resolução das situações”, referiu o responsável.

Também Miguel Garcia, coorganizador destes 23º e 24º curso de MRMI e Chefe da Formação na ULSAM, indicou, no arranque do primeiro curso, que, com esta formação “pretende-se qualificar e promover a diferenciação dos profissionais nesta área de gestão e comando num cenário de catástrofe”.

No âmbito do plano de formação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Comando Distrital da Proteção Civil, serão promovidos dois momentos de avaliação, entre 30 de maio a 1 de junho e de 2 a 4 de junho, contando com o envolvimento de 25 formadores.

O Madeira International Disaster Training Center (MIDTC), com o apoio da Secretaria Regional da Saúde da Madeira, são os promotores deste curso que pretende treinar todas as unidades envolvidas, nomeadamente ULSAM, Bombeiros, INEM, PSP, GNR, Exército, Marinha, Força Aérea, Cruz Vermelha, Proteção Civil, entre outros. Esta formação pretende formar estes profissionais para a tomada de decisões a todos os níveis, de modo a tornar mais eficaz a coordenação e comunicação entre as mesmas, preparando-as para uma eventual situação de catástrofe.

O processo de formação procura a interação entre todos os formandos no desempenho das suas funções normais e baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a um cenário de catástrofe, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possam ser utilizadas na resposta a um grande incidente.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos comemora o 25 de Abril

Publicado

on

Depois da grande Marcha pela Liberdade, que mobilizou quatro mil alunos do concelho, amanhã é dia das comemorações solenes dos 50 anos do 25 de Abril. O feriado comemorativo da Revolução dos Cravos tem uma intensa programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10h00, acontece o Hastear da Bandeira, no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se, às 10h30, na Avenida Dr. Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11h30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte da tarde, pelas 15h30, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18h00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes a Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai decorrer, no dia 27 de abril, das 16h00 às 18h00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso, com moderação de Sebastião Bugalho.

A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21h30 e tem entrada gratuita.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

PSP de Coimbra apreende 518 doses de droga e mais de 9 mil euros em operação de buscas

Publicado

on

A PSP de Coimbra, através da Divisão Policial da Figueira da Foz, apreendeu 518 doses de estupefacientes (391 doses de cocaína, 112 de haxixe e 15 de liamba) e 9.485 euros em notas e procedeu à detenção de uma mulher, de 41 anos de idade, no decurso de duas buscas domiciliárias efetuadas, ao final da tarde de ontem, 23 de abril, nos concelhos de Montemor-o-Velho e Soure.

Durante as buscas, realizadas no âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes na cidade da Figueira da Foz, a polícia apreendeu ainda uma pistola de calibre 6,35 milímetros, com carregador e seis munições do mesmo calibre; um aerossol de defesa (gás); uma faca de abertura automática; e um telemóvel.

A mulher detida foi presente a 1º interrogatório judicial, no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, esta tarde, desconhecendo-se até ao momento as medidas de coação aplicadas.

Também ontem, mas em Coimbra, foi detido um homem, de 43 anos de idade, por conduzir sem habilitação legal.

O indivíduo foi abordado, pelas 21 horas, na avenida Mendes Silva, no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária. Quando a polícia solicitou os documentos de identificação e os da viatura, o suspeito declarou de imediato não ser titular de carta de condução.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Casal detido por Tráfico de Estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 19 de abril, na freguesia de São Vicente, procedeu à detenção de um homem, de 32 anos, e uma mulher, de 25 anos, por serem suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Estando providos da informação criminal necessária para o combate a situações que têm afligido o sentimento de segurança das populações na zona oriental de Lisboa, os investigadores dedicaram-se à interceção de indivíduos que se encontravam a fazer entregas de produto estupefaciente nas artérias.

Nesta ação desenvolvida foi possível aos investigadores detetar um casal com movimentações suspeitas de acordo com a informação recolhida, sendo abordados e consequentemente detidos em flagrante delito.

Nesta abordagem, os investigadores viriam a apreender 888,946 doses individuais de haxixe; 36,784 doses individuais de liamba; e 1 balança com resíduos.

Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência, tendo recolhido às salas de retenção desta Polícia, até ser presente a Tribunal para 1º Interrogatório Judicial, onde lhes foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas