Atualidade
Viana do Castelo: Exposição nos Claustros do Convento de São Domingos integra Festa de São Bartolomeu dos Mártires
No âmbito da Festa de São Bartolomeu dos Mártires, o Presidente da Câmara, Luís Nobre, e o Vice-Presidente, Manuel Vitorino, marcaram, ontem, presença na abertura da exposição patente nos Claustros do Convento de São Domingos, que ficará exposta até à Romaria d’Agonia.
Esta Animação dos Claustros integra um pequeno tapete de sal, mostra parcial de autores de Viana ou ligados a Viana, exposição de pintura de Zaneta Jasaityté (Lituânia) e Paulo Moreira (Porto), bem como a exposição de fotografia “Um tempo, Um Espaço e Um Olhar”, de José Pastor. Contou ainda com a violinista Laura Lourenço na abertura da mostra.
Vasco Gonçalves, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, destacou o “diálogo entre a fé e a cultura, a fé e a arte” que regressa após um interregno forçado pela pandemia. Realçou a exposição que reúne “pintura, fotografia e arte da escrita” que pretende que “escritores de Viana e ligados a Viana não fiquem no esquecimento”. “Os Claustros ficam abertos para que muitos possam ver, visitar e apreciar esta beleza”, considerou.
Também José Pastor, da organização desta exposição, realçou o facto de a música, a pintura e a literatura que integra a Animação dos Claustros contar com o talento de “valores” de Viana do Castelo ou ligados à ‘Princesa do Lima’.
A Festa de São Bartolomeu dos Mártires é uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate e acontece inserida no 2º Encontro da Editora Oficina das Edições / Animação dos Claustros / Paróquia de Monserrate.
O Papa Francisco canonizou Bartolomeu dos Mártires em 2019 através de um Decreto, proclamado solenemente em 10 de novembro. Desde então, a 18 de julho S. Bartolomeu dos Mártires é celebrado e evocado como santo, colocado diante da Igreja universal como exemplo de vida cristã e de pastor.
Frei Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa a 3 de maio de 1514 e é recordado como um modelo de dedicação à Igreja Católica e aos mais carenciados. A nível internacional, afirmou-se como uma das vozes de referência no Concílio de Trento, num momento em que a Igreja Católica estava confrontada com a Reforma Protestante.
A 23 de fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se ao convento dominicano da Santa Cruz, também conhecido por Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho em 1561 para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.
A 16 de julho de 1590 morreu no convento que ajudara a fundar. O seu túmulo situado no altar da Igreja de S. Domingos é, ainda hoje, venerado e respeitado por uma população que não esquece o homem que foi um pregador, teólogo e pastor exemplar, passando uma grande parte da sua vida em visitas pastorais, sem esquecer os mais desfavorecidos.
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: Duas detenções por tráfico de droga
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito do combate ao crime de tráfico de estupefacientes, efetuou a detenção de 02 suspeitos de autoria da referida prática ilícita e a apreensão de cerca de 175 doses individuais de Heroína, Cocaína e Haxixe.
No dia 14 de janeiro, pelas 11h25, no Bairro de Ramalde, elementos da 3ª Esquadra de Investigação Criminal detiveram 01 homem, de 38 anos de idade, empregado fabril e residente no Porto, por tráfico de produto estupefaciente suficiente para 23 doses individuais de Heroína e Cocaína (13 e 10, respetivamente), que lhe foi apreendido, bem como cerca de 25 euros.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias
No mesmo dia, mas pelas 13h00, Rua de Camões, Equipas de Intervenção e Fiscalização da 1ª Divisão Policial detiveram 01 homem, de 18 anos de idade, estudante e residente em Valongo, por tráfico de produto estupefaciente denominado Haxixe suficiente para cerca de 152 doses individuais, que lhe foi apreendido [ndr: foto de destaque].
O detido foi presente no mesmo dia perante as Autoridades Judiciárias, sendo-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias, na Esquadra da área da sua residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Aveiro: Homem de 56 anos detido por suspeita de tráfico de estupefacientes
A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 14h35, em Aveiro, deteve um homem, de 56 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.
Foram-lhe apreendidas 19 doses de cocaína, bem como 1 telemóvel, 100 euros, 1 nota estrangeira, 1 powerbank (bateria portátil para telemóvel), recibos de pagamentos de portagens, 1 bilhete de comboio e 1 chave de um automóvel.
No decorrer da diligência, foi ainda identificado um homem, de 35 anos, por suspeita de envolvimento no ilícito.
O detido irá ser presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Aveiro, amanhã, pelas 14h00, para primeiro interrogatório judicial e possível conhecimento de medida de coação.
Foto: PSP.
Atualidade
Loures: Três detidos em operação de fiscalização
O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.
A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação